segunda-feira, 18 de setembro de 2017

FERNANDO CARIA APRESENTA PROGRAMA ELEITORAL

MANDATO 2017/2021 
Fernando Caria 
à União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro

Realizada terça-feira, dia 5 de setembro 2017, no Jardim da Casa Mora, a apresentação pública da candidatura de Fernando Caria à União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro reuniu centenas de militantes e apoiantes, numa manifestação, inequívoca, de apoio e incentivo ao candidato e ao conjunto de cidadãos que formam a sua lista.

O JARDIM DA CASA MORA FOI PEQUENO PARA TANTA GENTE !!!...







SOMOS TODOS MONTIJO APRESENTA PROGRAMA ELEITORAL

Mandato 2017 / 2021
Programa eleitoral do PS
aposta na proximidade, 
competitividade e direitos sociais


A Quinta do Pátio d’ Água, junto à Ermida de Santo António, foi o cenário da apresentação do Programa Eleitoral do Partido Socialista para o mandato autárquico 2017-2021 no Montijo.

Nuno Canta, candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal do Montijo, apresentou um programa assente em cinco eixos:

1.º um governo aberto e em proximidade com as pessoas;
2.º reforçar a sustentabilidade e o ambiente;
3.º melhorar a competitividade;
4.º mais internacionalização;
5.º assegurar os direitos sociais e a solidariedade.

Um programa eleitoral que é o resultado de um “trabalho feito em equipa, em contacto com as pessoas, fruto dos militantes do Partido Socialista e dos candidatos das nossas listas" afirmou Nuno Canta.


“Queremos um Montijo para os montijenses. Um Montijo de oportunidades, sustentável, inovador, criativo, internacionalizado. Um Montijo com um governo próximo e participado por todos. Um Montijo de todos, para todos e com todos, porque Somos Todos Montijo!”, concluiu.


quinta-feira, 14 de setembro de 2017

terça-feira, 12 de setembro de 2017

SOMOS TODOS MONTIJO


quarta-feira, 6 de setembro de 2017

NUNO CANTA PRESIDENTE

Um bom governo para servir o Montijo
artigo de Nuno Canta

As eleições autárquicas constituem um dos momentos mais relevantes da nossa democracia, porque é aos órgãos municipais e às freguesias que cabe o exercício político de mais proximidade com os cidadãos.
E é com orgulho que vejo cumprido um mandato difícil, com bloqueios e maiorias negativas, pleno de desafios, mas com o sentimento absoluto do dever cumprido perante aquilo que foram os compromissos assumidos com todos os montijenses.
Tivemos a preocupação fundamental de assegurar uma política que foi capaz de equilibrar as contas, fazer obra, atrair investimento, privilegiando sempre a coesão social e partilhando com todos os montijenses o resultado desse esforço.
Isso foi possível porque não fazemos, nem iremos fazer em momento algum, promessas que não podemos cumprir apenas para enganar os montijenses, prometendo novos hospitais ou novos terminais dos barcos, cuja concretização não está, sequer, ao alcance das competências e dos meios financeiros de uma Câmara Municipal.
Aliás, mostrámos que a boa governação do Montijo ao longo deste mandato autárquico, viabilizou a concretização de diversas oportunidades que inspiram, hoje, o nosso futuro coletivo.
Com a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis, a devolução de 1% de IRS e a isenção de derrama em IRC para as pequenas e médias empresas, o Montijo assegurou poupança aos trabalhadores, viabilizou empresas e captou investimento durante a austeridade. Com a ETAR de Canha, as obras da Estrada Nacional n.º 4, a pavimentação de vários caminhos rurais, o Montijo não esqueceu o investimento nas freguesias. Com a Ermida de Santo António, o Cais dos Pescadores, o Museu dos Pescadores, o estacionamento gratuito no Cais do Seixalinho, as Festas Populares de São Pedro, o Carnaval, o Montijo afirmou a Frente Ribeirinha, a cultura e a sua identidade.
Mas porque o passado já lá vai, importa debruçarmo-nos sobre os desafios com que estamos confrontados. O Montijo prepara-se para acolher o novo aeroporto da Região de Lisboa.
É uma infraestrutura que potenciará um forte desenvolvimento do concelho e da região, através da melhoria dos serviços públicos e da captação de mais investimento e mais emprego.
Graças ao bom governo do Montijo, estamos hoje em condições de aproveitar este projeto para requalificar a cidade, porque esta é uma oportunidade única para o concelho ganhar a desejada dimensão económica e social, recentrando a geografia económica da região, permitindo planear o nosso futuro coletivo com base em políticas públicas de desenvolvimento sustentável, de defesa do ambiente, dos recursos naturais e capazes de garantir direitos sociais a todos, sem exceção.
As prioridades já foram apresentadas pela Câmara e incluem um novo acesso à Ponte Vasco da Gama, a conclusão da Circular Externa, a construção da Avenida do Seixalinho com ciclovia, a construção de passadiços em madeira nas salinas, para garantir a conexão da nossa cidade com o aeroporto e, ainda, outras infraestruturas públicas dentro de uma visão de modernização do Montijo.
Mas a dinâmica do Montijo vai estender-se ao desenvolvimento das infraestruturas desportivas de proximidade com o estudo do novo estádio municipal, a construção das piscinas ribeirinhas de água salgada, assim como a requalificação energética das nossas piscinas municipais. Continuaremos a desenvolver a nossa rede de mobilidade suave, nomeadamente com a construção da ciclovia do caminho-de-ferro, com cerca de 5 quilómetros de extensão. Será efetuado mais investimento na educação, com a construção do novo Centro Escolar de Pegões e do Centro Escolar do Afonsoeiro, projetos cujos terrenos estão garantidos e que serão executados nos próximos anos.
Vamos continuar a trabalhar para merecer a confiança dos montijenses e ter esperança no futuro.
O futuro do Montijo está, como sempre esteve, nas mãos dos montijenses, porque “Somos Todos Montijo”.
O Montijo e os montijenses merecem.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

UMA FREGUESIA PARA TODOS com FERNANDO CARIA


CICLOVIAS


CICLOVIA
ENTRE MONTIJO E PINHAL NOVO


A Câmara Municipal do Montijo aprovou, na sua reunião ordinária de 30 de agosto, a celebração de um protocolo de colaboração com a GICI – Gestão Imobiliária, LDA para a ocupação de uma faixa de terreno que permite viabilizar a construção da ciclovia entre Montijo e Pinhal Novo.

A proposta, aprovada com os votos a favor do PS e as abstenções da CDU e do PSD, surge na sequência do projeto “Montijo ciclável e a reconversão da linha de caminho-de-ferro”, que a Câmara Municipal do Montijo pretende executar ao abrigo de uma candidatura apresentada aos fundos comunitários no âmbito do Portugal 2020.

Ao longo dos últimos 15 anos, a Câmara Municipal do Montijo tem vindo a concertar um programa concertado para a implementação de estilos de vida saudáveis no concelho, através da construção de vias cicláveis que atingem já os 10,3 quilómetros de extensão e oferecem à população condições para a criação de uma rede de mobilidade suave no território municipal.

30 agosto 2017

Alteração ao Orçamento Municipal
 permite
 investimentos e apoio aos Bombeiros Voluntários do Montijo


Na reunião ordinária de 30 de agosto, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, apresentou uma proposta de alteração ao Orçamento Municipal de 2017 transposto de 2016, que foi viabilizada pelos votos a favor do PS e as abstenções da CDU e do PSD.

A alteração ao Orçamento Municipal, Plano Plurianual de Investimentos e Plano de Atividades Municipal foi necessária para reforçar as despesas com pessoal para as escolas do concelho e para permitir um apoio financeiro, na ordem dos 59 mil euros, aos Bombeiros Voluntários do Montijo para a aquisição de uma ambulância de socorro urgente medicalizada.

Para além destas questões, a alteração ao Orçamento Municipal reforça, ainda, as verbas para a execução de investimentos no concelho, em particular a pavimentação da Rua dos Caçadores e da Rua do Porto da Hortinha, em Sarilhos Grandes, e a instalação de nova iluminação na Frente Ribeirinha da cidade.

MONTIJO E AFONSOEIRO


MONTIJO E AFONSOEIRO
INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURAS RODOVIÁRIAS

A Câmara Municipal do Montijo procedeu, em agosto de 2017, à pavimentação da Rua Cidade da Praia e dos parques de estacionamento na Alameda Zeca Afonso, no Afonsoeiro. Um investimento superior a 25 mil euros, executado no âmbito do plano de pavimentações previsto para o ano de 2017.

Foi, igualmente, colocada a última camada de pavimento betuminoso na Rua Manuel Giraldes da Silva, a denominada camada de desgaste que permite regularizar devidamente o novo pavimento, que foi aplicado na sequência da intervenção na rede de saneamento daquela rua.

A Câmara Municipal do Montijo continua, assim, a executar os investimentos planeados ao nível da melhoria das infraestruturas rodoviárias do concelho.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017