sexta-feira, 26 de abril de 2019

FESTA DA FLOR MONTIJO 2019 em maio


De 24 a 26 de maio, a Festa da Flor vai trazer mais cor, beleza e animação ao centro da cidade e ao Forum Montijo… porque juntos somos Montijo Capital da Flor!
A apresentação oficial da Festa da Flor terá lugar no Forum Montijo, no dia 23 de maio, às 11h00.

A Câmara Municipal do Montijo, em parceria com a Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais, a marca Flores do Montijo, a Comissão da Baixa e o Forum Montijo, preparou uma nova edição da Festa da Flor, onde não faltam eventos inéditos, animação de rua e animação infantil e espetáculos que prometem surpreender montijenses e visitantes.

Tal como nas edições anteriores, há uma grande aposta na decoração da zona central da cidade.
No coração da Baixa, serão colocadas estruturas florais e os bancos da Praça transformam-se em baloiços de jardim.


A Rua Almirante Cândido dos Reis irá surpreender com uma instalação área intitulada Jardim Suspenso, da autoria do escultor montijense Ricardo Contramestre.

Entre as novidades para este ano está a construção de um Tapetes de Flores, na tarde do dia 24 de maio, num evento aberto à população e que contará com a participação dos seniores dos Projetos de Envelhecimento Ativo da Câmara Municipal do Montijo, da Universidade Sénior e do Cuidar +65 da Junta da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro.

Este ano, Concurso de Montras Em Flor apresenta um formato inédito, com a participação em simultâneo das lojas da Baixa da Cidade e das lojas do Forum Montijo, com o objetivo de eleger a melhor Montra em Flor.

Outra novidade éConcurso A Rota da Gerbera, no dia 25 de maio, durante a tarde, onde os participantes serão desafiados a elaborar um bouquet de flores e simultaneamente a visitar as lojas da Baixa.

No dia 25 de maio, a partir das 22h00, todos os caminhos vão dar à Praça da República e à Flower Power com Tributo aos ABBA. Uma festa que junta a música, as flores e as emoções… vista-se a rigor com roupa florida e junte-se na Festa.

.

segunda-feira, 8 de abril de 2019

25 abril 2019


MONTIJO
COMEMOROU e CELEBROU
25 DE ABRIL 1974-2019

SESSÃO SOLENE DAS COMEMORAÇÕES DO 25 ABRIL 
1974-2019
na GALERIA MUNICIPAL

                                                  Montijo celebrou valores de Abril

A liberdade e democracia do 25 de Abril versus o populismo dos novos tempos marcaram a sessão solene comemorativa do 45.º Aniversário do 25 de Abril, que decorreu na sala da Assembleia Municipal do Montijo.

Foi a presidente da Assembleia, Catarina Marcelino, a abrir a cerimónia, retratando o momento como “demonstrativo da diversidade de pensamento que uma democracia representativa constrói” e apontando o Serviço Nacional de Saúde, a Escola Pública e a Segurança Social como os alicerces do Portugal de Abril.


Catarina Marcelino sublinhou, ainda, o papel do poder local democrático no desenvolvimento de Portugal, em particular no Montijo, dando o exemplo da educação: “através das competências que foram assumidas pelo município, temos um parque escolar bem cuidado e com bom funcionamento. É este caminho que devemos preconizar nesta e noutras áreas de governação para que os munícipes tenham melhor resposta pública e melhor qualidade de vida”.
Preocupada com a “deriva populista na Europa, apelidada de extrema, mas que o deixa de ser se for normalizada”, Catarina Marcelino apontou que este caminho “só nos pode conduzir ao obscurantismo, à perda de liberdade e a um passado que queremos que fique lá atrás. Este combate é nosso, é o combate dos valores de Abril. É este o nosso desafio enquanto autarcas na construção democrática”.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, começou por relembrar quem lutou pela liberdade e afirmou que “45 anos depois, o 25 de Abril tornou-se o dia a dia, mesmo para aqueles que não se identificam, que não gostam ou que, sem o assumirem, tudo fazem para minimizar e deturpar o 25 de Abril. Todos aqueles que contrariam o ideal deste dia, sem o saberem, estão a comemorá-lo”.

A cerimónia contou com as intervenções dos representantes dos e os representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, nomeadamente, João Merino (CDS-PP), António Oliveira (BE), Francisco Salpico (CDU), João Massacote (PSD) e Emanuel Martins (PS).





Para além da sessão solene, as comemorações do 45.º Aniversário do 25 de Abril contaram com outros momentos, nomeadamente o espetáculo “As Canções da Minha Vida”, que juntou Fernando Tordo à Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, no dia 24 de abril, no Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida; a deposição de flores no Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar; e a Corrida e Caminhada da Liberdade.
HASTEAR DAS BANDEIRAS
FRENTE À
GALERIA MUNICIPAL
INAUGURAÇÃO DA PRAÇA PÚBLICA JUNTO À PRAÇA DE TOUROS




quinta-feira, 4 de abril de 2019

Atalaia Alto Estanqueiro Jardia


O executivo da Câmara Municipal do Montijo encerrou, em 2 de abril 2019, o ciclo de visitas às freguesias e uniões de freguesias do concelho, com a deslocação à União das Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia.
A visita teve como momento de destaque a reunião com os munícipes, à noite, na delegação da junta, no Alto Estanqueiro-Jardia. Perante uma plateia composta por cerca de 30 pessoas, os autarcas da câmara e da junta escutaram as principais preocupações e desejos dos seus concidadãos.


Numa freguesia muito dispersa, que apresenta características ainda rurais, a principal questão apresentada pelos munícipes prendeu-se com a pavimentação de estradas e caminhos. Vários moradores do Bairro Miranda, no Alto Estanqueiro, interrogaram o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, sobre a conclusão das obras de infraestruturação daquele bairro, nomeadamente, o saneamento e a pavimentação em algumas ruas.

Nuno Canta assumiu com os munícipes que a obra deverá “começar até ao final do ano, início do próximo. Estamos a desenvolver todos os procedimentos administrativos para isso, temos um compromisso convosco e será cumprido”, relembrando o vasto trabalho realizado pela câmara, em parceria com os moradores, que permitiu a legalização do bairro e a pavimentação de diversas artérias.

Para além de ruas no Bairro Miranda, as pavimentações a executar naquela zona do concelho do Montijo vão incluir, também, a Estrada do Pinheiro, na Jardia, outro local referenciado pelos munícipes durante a reunião com os autarcas.

Durante todo o dia, o presidente da câmara, Nuno Canta, e os vereadores Maria Clara Silva e Sara Ferreira, acompanhados pelo executivo da Junta da União das Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia, liderado por Luís Morais, visitaram diversos locais da freguesia e abordaram as principais intervenções a executar, como sejam o caso do arranjo do Largo da Feira na Atalaia, a construção de Parque Infantil na Jardia ou a criação de um novo espaço para a deposição do lixo grosso.


Estas visitas às freguesias foram realizadas tendo como signo a solidariedade social e, por isso, os autarcas estiveram nas instituições que oferecem respostas sociais na União das Freguesias da Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia, nomeadamente, a Cáritas Diocesana, a Comissão Social e o Centro Social e Paroquial de N.ª Sr.ª da Atalaia.

Nesta última instituição, foi solicitado um espaço para o funcionamento da valência da Componente de Apoio à Família que é utilizada por 37 crianças, tendo a câmara e a junta mostrado disponibilidade para a cedência de instalações localizadas ao lado da sede da junta de freguesia, na Atalaia.

O executivo municipal iniciou este périplo às freguesias e uniões de freguesia em Canha, durante o mês de fevereiro, tendo como principal objetivo dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas instituições de solidariedade social e verificar, in loco, as principais intervenções que são necessárias executar nas cinco freguesias que constituem o território do concelho do Montijo.