sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Montijo apoia Movimento associativo mais uma vez



CÂMARA DO MONTIJO 
MAIS UMA VEZ
apoia o movimento associativo do concelho
ASSOCIAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS

Na reunião de Câmara de 18 de setembro de 2019 a Câmara Municipal do Montijo voltou a apoiar o movimento associativo do concelho com uma verba superior a 70 mil e 640 euros para que as associações culturais e desportivas do concelho possam desenvolver as suas atividades durante a época 2019/2020.

O montante mais elevado, 20 mil euros, foi atribuído ao Clube Olímpico do Montijo para o desenvolvimento da prática desportiva na modalidade de futebol nos escalões de formação até aos juvenis.

Por meio de contratos-programa de desenvolvimento desportivo, foram, ainda, aprovadas verbas para o Clube de Ténis do Montijo (1250 euros), Estrela Futebol Clube Afonsoeirense (9640 euros) e Montijo Basket Associação (3500 euros), que se destinam a apoiar a prática desportiva destes clubes e, em alguns casos, despesas com eletricidade e instalações.

Através de protocolos de colaboração, a Companhia Mascarenhas Martins irá receber 14 500 euros para o desenvolvimento da sua atividade no âmbito do teatro. Também na área da cultura, foi aprovado protocolo com a Associação Espaço Cénico Teatral, que atribui uma verba de 5000 euros destinada à produção do espetáculo “A Cantadeira”, que sobe ao palco do Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida, de 27 a 29 de setembro.

Ao Centro de Reformados, Pensionistas e Idosos do Montijo foi concedido um apoio de 16 mil e 750 euros para comparticipação no projeto de arquitetura e especialidades para a futura estrutura residencial para idosos que a instituição pretende construir.

De referir, que estes contratos-programa e protocolos de colaboração incluem, também, apoios não financeiros que passam pela isenção de taxas e tarifas de equipamentos municipais, a utilização de transportes municipais, a aquisição de troféus e apoio à divulgação.

Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade, com exceção da proposta de protocolo com a Associação Espaço Cénico Teatral que teve os votos a favor do PS, a abstenção da CDU e o voto contra do PSD.

ESCOLAS MONTIJO 2019/2020



ESCOLAS MONTIJO 2019/2020

Na reunião da Câmara Municipal do Montijo, realizada a 18 de setembro, a vereadora do pelouro da Educação, Maria Clara Silva, fez um ponto de situação ao início de mais um ano escolar, revelando ter sido efetuado um investimento total superior a 1 milhão e 750 mil euros nos estabelecimentos de ensino público do concelho.

“No concelho do Montijo, o tempo da pausa letiva de verão é usado para preparar o novo ano, quer seja na melhoria dos espaços, quer seja no melhoramento dos projetos existentes e na elaboração de novas parcerias”, afirmou Clara Silva, enumerando de seguida os principais investimentos no espaço físico das escolas, que totalizaram um valor superior a 831 mil e 622 euros.

Nesta verba incluem-se a obra de requalificação da EB Joaquim de Almeida (611 mil e 947 euros), a empreitada de trabalhos diversos nas escolas (110 mil e 648 euros) e outras intervenções nos equipamentos como aquisição de aparelhos de ar condicionado para as salas e alterações na iluminação interior para melhorar a eficiência energética.

Às obras realizadas e em curso, junta-se o investimento de 924 mil e 470 euros que permite conciliar a vida familiar e a vida profissional das famílias. Falamos de procedimentos como as refeições escolares (528 mil euros); os transportes escolares no valor de 210 mil euros, onde se inclui o pagamento da totalidade aos alunos do ensino secundário e não apenas 50 por cento como previsto na lei; os protocolos para realização do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular no montante de 145 mil euros; e os circuitos especiais de apoio à aprendizagem e à inclusão no valor de 41 mil e 500 euros.

Referindo-se concretamente à obra em curso na EB Joaquim de Almeida, Clara Silva relembrou que o prazo de execução da empreitada é de 270 dias, tendo-se iniciado em março e terminado em dezembro, indicando que foram realizadas reuniões com os encarregados de educação e a direção do agrupamento para informar e tranquilizar pais, professores e educandos sobre o andamento das obras e as soluções encontradas para o funcionamento regular da escola durante as obras.

A vereadora relembrou, também, que já foram elaborados e aprovados os protocolos com as diferentes associações de pais para a implementação da Componente de Apoio à Familia para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, permitindo assim uma diminuição dos custos, por parte das famílias, associado a este serviço.

Na assunção das novas competências transferidas do Estado para as autarquias locais, a vereadora revelou, também, que decorreu a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitorização das referidas competências, no passado dia 16 de setembro, reforçando que o Município do Montijo, em matéria de educação, tem uma “posição consciente das suas responsabilidades” e que “o investimento na educação, especialmente nos primeiros níveis de ensino, reflete-se na sociedade que queremos construir. Só uma escola pública de qualidade, para todos e cada um, tem a capacidade de transformar crianças, em cidadãos de corpo inteiro”, concluiu.