apoios financeiros
aos agrupamentos de escolas
e ao movimento associativo do concelho
Na reunião da Câmara Municipal do Montijo, realizada a 19 de fevereiro 2020, foi aprovado um pacote de apoios financeiros aos agrupamentos de escolas e ao movimento associativo do concelho. Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade.
Em matéria de agentes culturais e desportivos, foi aprovado o protocolo de colaboração com o Rancho Folclórico Juventude Atalaiense referente ao ano de 2020, o qual inclui um apoio financeiro de 1250 e outros apoios não financeiros.
Foi, ainda, aprovada uma adenda ao protocolo com a Academia Desportiva Infantil e Juvenil do Bairro Miranda, para reforçar em 916,50 euros o apoio financeiro às atividades do clube. O apoio tem como destino a aquisição de equipamentos para o Projeto Fair Play, desenvolvido pelo IPDJ no âmbito do Plano Nacional de Ética Desportiva.
Recorde-se que, na época desportiva 2018/2019, a equipa de futsal, escalão benjamins, da Academia Desportiva Infantil e Juvenil do Bairro Miranda venceu o Cartão Branco/Fair Play no Campeonato Distrital de Futsal.
Relativamente aos subsídios para os agrupamentos escolares, a câmara aprovou um subsídio de 14 213,34 euros para aquisição de material de desgaste para a atividade curricular dos estabelecimentos de pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, assim como uma verba de 10 420,00 euros para comparticipação nas visitas de estudo dos alunos, da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, economicamente carenciados.
protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) para a execução de medidas e ações no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual”
Foi também deliberado, na reunião de 19 fevereiro de 2020 , que o Município do Montijo vai estabelecer um protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) para a execução de medidas e ações no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual”, que assumiu como objetivos principais a eliminação dos estereótipos, o combate à discriminação e a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e violência doméstica.
O protocolo dá, assim, cumprimento a uma nova geração de compromissos, onde a CIG irá cooperar e prestar assistência técnica às entidades públicas e privadas de níveis nacional, regional e local em projetos e ações coincidentes com a sua missão e a referida estratégia “Portugal + Igual”.
No âmbito do protocolo, a CIG responsabiliza-se por prestar apoio técnico e formação aos recursos humanos a designar pelo município; a disponibilizar material formativo e informativo; a divulgar boas práticas, recursos e financiamentos disponíveis; a disponibilizar check-list de indicadores e emitir parecer com recomendações sobre a informação prestada pelo município.
Por sua vez, a autarquia assume a nomeação de dois conselheiros locais para a igualdade; a criação de uma Equipa para a Igualdade na Vida Local; a conceber, adotar e implementar um Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação; a garantir serviços de atendimento e encaminhamento para vítimas de violência contra as mulheres e violência doméstica, entre outras medidas.
apoio de 50 mil euros ao Juventude Futebol Clube Sarilhense
A Câmara Municipal do Montijo vai atribuir um apoio de 50 mil euros ao Juventude Futebol Clube Sarilhense para obra de construção de relvado sintético. A proposta foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara de 19 de fevereiro.
O apoio financeiro mais expressivo destina-se a apoiar a candidatura do clube ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
O clube vai apresentar uma candidatura para a colocação de relva sintética no seu campo de futebol, num investimento total de 156 602,34 euros, que poderá ser financiado até 50 por cento por parte do IPDJ. Ao financiamento da candidatura, junta-se, assim, o apoio financeiro de 50 mil euros da autarquia montijense. O clube compromete-se a assegurar o remanescente do financiamento necessário para a execução do campo relvado.
Este apoio assume particular relevância pois, por decisão decretada em tribunal, a titularidade do campo de futebol do Juventude Futebol Clube Sarilhense foi, finalmente, concedida de forma vitalícia ao clube, criando-se assim condições legais para a câmara apoiar financeiramente a candidatura do clube ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas do IPDJ.