105.832,99 euros
a três juntas de freguesia
Na reunião de câmara de 11 de novembro, realizada no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, a Câmara Municipal do Montijo aprovou, por unanimidade, uma verba total de 105.832,99 euros a três juntas de freguesia - Sarilhos Grandes ; Canha ; União das Freguesias da Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia.
Sarilhos Grandes
À Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes foi atribuído um apoio financeiro no montante de 37.704,44 euros para a aquisição de uma viatura destinada a substituir um outro veículo que ficou totalmente destruído, na sequência de um grave acidente rodoviário.
Canha
Foi aprovada a comparticipação de 50.000,00 euros para a Junta de Freguesia de Canha para a construção de um armazém que será utilizado no apoio aos trabalhadores e, ainda, para o armazenamento de várias máquinas e equipamentos.
União das Freguesias da Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia
Para a União das Freguesias da Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro, no valor de 18.128,55 euros, tendo por objeto a realização de várias intervenções em parques infantis localizados naquela área geográfica.
Na reunião de 24 de junho tinha já sido aprovada uma verba de 154.263,84 euros à união de freguesias para comparticipar a remodelação e reparação de sete espaços de jogo e recreio.
No decurso das várias intervenções já realizadas foi identificada a necessidade de acrescentar vedações em alguns equipamentos, bem como um bebedouro e papeleiras, pelo que foi formulado o pedido adicional de apoio financeiro.
Câmara reduz em 50 por cento
o valor das rendas
de alguns contratos de concessões municipais
Desde a primeira hora, no contexto do combate aos efeitos socioeconómicos da pandemia de covid-19, a Câmara Municipal do Montijo assumiu uma política de apoio ao comércio tradicional e uma estratégia de atuação assente no apoio e estímulo à economia local.
A Câmara Municipal do Montijo decidiu reduzir em 50 por cento o valor das rendas de alguns contratos de concessões municipais, nos meses de outubro, novembro e dezembro. A decisão foi tomada, por unanimidade, na reunião pública de 11 de novembro, que teve lugar no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida.
Na prática, trata-se da redução de rendas a duas concessões: o Café da Praça e o Bar do Parque Municipal, alargando-se assim o prazo temporal desta medida que já tinha sido aplicada as rendas vencidas em julho, agosto e setembro destes dois espaços comerciais.
A nova redução surge na sequência das restrições impostas ao funcionamento dos espaços de cafetaria e restauração devido ao estado de emergência, que vieram agravar a situação já difícil vivida por estes sectores de atividade.
José Manuel Santos tomou posse como vereador
José Manuel Santos tomou posse como vereador
Na reunião pública da Câmara Municipal do Montijo, realizada a 11 de novembro 2020, no Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida, tomou posse o novo vereador José Manuel Santos, na bancada do Partido Socialista.
A tomada de posse surgiu na sequência da renúncia ao mandato por parte de Ricardo Bernardes, vereador eleito pelo Partido Socialista. A saída de Ricardo Bernardes do elenco municipal teve lugar no dia 30 de outubro 2020 e ficou a dever-se ao facto de Ricardo Bernardes ter assumido a função de SubDirector-Geral na Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho do XXII Governo constitucional.
José Manuel Santos vai assumir os pelouros de Ricardo Bernardes, nomeadamente: a Divisão de Administração Organizacional; a Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde; a Divisão de Obras, Serviços Urbanos, Ambiente e Qualidade de Vida nas áreas das Obras Municipais por Administração Direta, Transportes Públicos, Parque Auto e Energia; a área da Juventude da Divisão de Cultura, Biblioteca, Juventude e Desporto; assim como o Conselho Municipal da Juventude e a Universidade e Academias Seniores.
Licenciado em Geografia e Desenvolvimento, José Manuel Santos era coordenador do Gabinete de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Económico Local. Foi, igualmente, nos últimos anos presidente da Comissão das Festas Populares de São Pedro.
Centro de Convívio
dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Montijo
No contexto de combate à pandemia, a câmara tem apoiado as instituições sociais da rede pública com várias medidas como são exemplo o túnel de higienização na Cercima e os equipamentos “Caixas de Emoções” na Santa Casa da Misericórdia do Montijo, Santa Casa da Misericórdia de Canha, União Mutualista Nossa Senhora da Conceição e Associação Caminho do Bem Fazer. Nestas últimas quatro instituições a autarquia financiou, também, diretamente testes de despistagem ao novo coronavírus.
O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, visitou, no dia 12 de novembro 2020, o Centro de Convívio dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Montijo onde tomou conhecimento das medidas que a instituição implementou no âmbito da covid-19, nomeadamente a instalação de um túnel de higienização.
O referido túnel foi comparticipado pela câmara municipal, num investimento no valor aproximado de sete mil euros.
O equipamento destina-se a prevenir o contágio por SARS-CoV-2 nos funcionários e utentes da instituição, contribuindo para o combate à doença e para salvar vidas.
Durante a visita o presidente da câmara destacou “o investimento realizado, com o dinheiro de todos os montijenses, para que as instituições e as pessoas estejam mais protegidas”, reforçando a ideia que a “responsabilidade no combate à pandemia é de cada um de nós e dos nossos comportamentos”.
Nuno Canta salientou o trabalho da autarquia em parceria com as instituições do concelho, nomeadamente aquelas que têm centros de dia, lares de idosos e apoio domiciliário.