sexta-feira, 10 de março de 2023

Dia Internacional das Mulheres em Montijo

 


 um novo processo para atribuição de arrendamento do restaurante Montiagri

Foi  aprovado, em reunião de câmara ( 8 março 2023), o prosseguimento de um novo processo para atribuição de arrendamento do restaurante Montiagri, sito na Avenida de Olivença, através de nova publicitação de hasta pública.

O espaço tem um piso, duas divisões e uma área bruta de 526m2 e já esteve em hasta pública anteriormente, sem sucesso.

O prazo de duração do contrato de arrendamento é de 20 anos, sem possibilidade de renovação, e o valor base de licitação é de 1500€.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo esclareceu que “obra necessária tem algum significado" pelo que se estabeleceu "o prazo de concessão de 20 anos para haver possibilidade de retorno”.

“Esperemos que agora, que se manifestaram alguns interessados, este espaço seja concessionado. É a ultima tentativa, senão temos que encontrar uma solução para o espaço". A proposta foi aprovada por unanimidade.

Dia Internacional das Mulheres (8 de março)


No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Mulheres (8 de março), a Câmara Municipal do Montijo realizou, no dia 9 de março, uma tertúlia sob o tema "As Mulheres do Ontem, do Hoje e do Amanhã" e a cerimónia entrega de Medalhas de Distinção de Mérito Municipal a Mulheres profissionais de saúde pública que estiveram na linha da frente da pandemia COVID-19.

Da parte da manhã, na sala da Assembleia Municipal - Galeria Municipal teve lugar a Tertúlia "As Mulheres do Ontem, do Hoje e do Amanhã", dinamizada por Helena Alexandre (Especialista em Igualdade de Género e Inclusão de Pessoas com Deficiência). O evento contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal do Montijo, Maria Clara Silva e de dezenas de participantes que deram o seu testemunho neste encontro.

No mesmo dia, ao final da tarde, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi palco da Cerimónia de Entrega de Medalhas de Distinção de Mérito Municipal.

A Câmara Municipal do Montijo prestou homenagem a sete mulheres profissionais de saúde pública, que se distinguiram na linha da frente do combate à pandemia COVID-19, nomeadamente: à Dr.ª Ana Teresa Xavier, diretora clínica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, à enfermeira Elisabete Maria Silva Oliveira, da Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCSP) Montijo Rural, à assistente técnica Maria de Fátima Carrilho Correia - UCSP Montijo Rural, à Dr.ª Natalina da Conceição Pereira Ganhão, anterior delegada de saúde do Montijo, Lina Maria Guarda (representada pela sua mãe, Alice Guarda, na cerimónia), delegada de saúde coordenadora, à enfermeira Rute Sandra Cordeiro Alves Ribeiro, do Centro de Vacinação do Montijo e à Dr.ª Arlete da Fonseca Mendes, responsável da Unidade de Apoio à Gestão.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta entregou as distinções às homenageadas referindo: “Homenageamos, assim, todas as mulheres que ao longo da pandemia lutaram, com coragem e bravura, nos Centros de Saúde e nos Hospitais, pela vida de outras pessoas”.

“Montijo não esquecerá a coragem e o sacrifício das suas médicas, enfermeiras, farmacêuticas, técnicas de laboratório, assistentes administrativas e operacionais. Somos cidade orgulhosa destas mulheres que lutaram e serviram a nossa terra, o Montijo, na luta contra a pandemia e a doença Covid-19” declarou o presidente da Câmara.

terça-feira, 7 de março de 2023

Projeto LoucaMente – Oficina de Artes e Projeto Kont'@rte

 

Inauguração do projeto LoucaMente – Oficina de Artes

 sito na Rua 1.º de Dezembro, Largo da Estação, no Montijo


Teve lugar, dia 3 de março de 2023, a inauguração do projeto LoucaMente – Oficina de Artes, sito na Rua 1.º de Dezembro, Largo da Estação, no Montijo. A convite da Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de Montijo e Alcochete, o evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, da vice-presidente, Maria Clara Silva, entre outros convidados.

O Projeto Loucamente integrado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PPR) “Comunidade e Ação”, Operação Integrada Local na União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro tem como promotor a Câmara Municipal do Montijo, sendo a entidade executora a CERCIMA e os parceiros a União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, o ACES – Arco Ribeirinho, a União Mutualista N. Sra. da Conceição, o Centro Social S. Pedro do Afonsoeiro e o Centro Hospitalar Barreiro Montijo.

Na inauguração a presidente do conselho de administração da CERCIMA, Cristina Dias, referiu que o “espaço tem por objetivo a criação de uma equipa de Saúde Mental intitulada Loucamente. Neste espaço pretendemos desenvolver competências empreendedoras nas pessoas que o vão utilizar, assentes em processos artísticos. A ideia é que saiam daqui artistas com projetos de vida e que consigam dar asas à sua imaginação, sempre na área da saúde mental, mas gostávamos que fosse também aberto a toda a comunidade”.

Cristina Dias referiu ainda que o espaço vai arrancar “com duas áreas: artes plásticas e cerâmica, mas é nosso objetivo que os próprios artistas consigam trazer outras áreas da escrita criativa, à dança e à música. Gostaríamos que este espaço ficasse consolidado mesmo depois do PPR”.

“A Cercima tem feito uma notável obra na área da inclusão no Montijo” afirmou o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, que se mostrou visivelmente satisfeito pela inauguração: “Ao abrir as portas, o espaço Loucamente assume a responsabilidade na integração e na inclusão da pessoa portadora de deficiência, designadamente, através das artes mas assume, também, um papel na construção de uma cidade mais solidária e sustentável”, disse.

Loucamente trata-se de um projeto de promoção da saúde, com caráter preventivo na comunidade e com a criação de dinâmicas específicas de intervenção e prevenção da saúde mental. A criação de uma equipa de saúde mental, integra atividades de acompanhamento psicológico, de expressão cultural e inovação social, com respostas que contribuam para a promoção da saúde mental e empreendedorismo das pessoas em situação de maior vulnerabilidade face à doença mental.

É objetivo do projeto, entre outros, estabelecer ações psicoeducativas de informação e sensibilização sobre a doença mental para a comunidade e atelieres artísticos, prevendo ainda a dinamização de um grupo de autor representantes com doença mental.

Recorde-se que foram aprovados 22 contratos-programa com diversas instituições e juntas de freguesias do concelho, no âmbito Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - projeto "Comunidades em Ação - Operações integradas metropolitanas”, que envolve, uma verba no valor de cerca de seis milhões de euros de fundos comunitários, para desenvolver ações nas freguesias de Montijo/Afonsoeiro e Pegões/Canha. À Cercima, para o desenvolvimento do projeto Loucamente, foi atribuída a verba de 117.131,56€.

Projeto Kont'@rte

O Kont'@rte-E8G é um projeto promovido pela Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações e pelo Alto-Comissariado para as Migrações/Programa Escolhas, cofinanciado pelo POR Lisboa, Portugal 2020 e União Europeia que tem como entidade promotora a Câmara Municipal do Montijo e entidade Gestora a AFPDM.

 simulacro de evacuação e salvamento

As crianças e jovens do Projeto Kont'@rte participaram num simulacro de evacuação e salvamento nas instalações do Projeto, com o envolvimento do Serviço Municipal de Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários de Montijo e da Policia de Segurança Pública.

Os/as participantes executaram corretamente as medidas de segurança na evacuação, e foram 'resgatadas' e 'salvas' duas crianças pelos bombeiros.

Esta iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, da presidente da Associação para a Formação e Desenvolvimento do Montijo (AFPDM), Teresa Carvalho e de membros da comunidade local.

Foi uma iniciativa pedagógica e educativa no âmbito da promoção da segurança e proteção individual e coletiva.