MONTIJO ADERE
À REDE DE CIDADES EDUCADORAS
Na reunião de 31 de março de 2017 a Câmara Municipal de Montijo decidiu aderir à Rede de Cidades Educadoras.
A Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é um movimento criado em Novembro de 1990 com o propósito de estreitar as relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo do espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano e cidadão, em conformidade com os “Princípios da carta das Cidades Educadoras”.
A Carta das Cidades Educadoras constitui-se como um elemento unificador na definição das políticas dos municípios membros, sendo que as cidades educadoras trabalham para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais.
As cidades representadas no 1º Congresso Internacional das Cidades Educadoras,que teve lugar em Barcelona em Novembro de 1990, reuniram na Carta inicial, os princípios essenciais ao impulso educador da cidade. Elas partiam do princípio que o
desenvolvimento dos seus habitantes não podia ser deixado ao acaso. Esta Carta foi revista no III Congresso Internacional (Bolonha, 1994) e no de Génova (2004), a fim de adaptar as suas abordagens aos novos desafios e necessidades sociais.
A Carta atual baseia-se na Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948), no Pacto Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais (1966), na Declaração Mundial da Educação para Todos (1990), na Convenção nascida da Cimeira Mundial para a Infância (1990) e na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural (2001).
Atualmente a AICE Associação Internacional das Cidades Educadoras conta com 476 cidades associadas, em 37 países. Em Portugal pertencem à AICE 62 cidades, que se constituíram em 2005 na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.
A Câmara Municipal de Montijo decidiu aderir na reunião de 31 de Março de 2017 .
A Associação Internacional de Cidades Educadoras tem vindo a realizar Congressos Internacionais Bianuais.
Sem comentários:
Enviar um comentário