REABILITAÇÃO
DA ESTRADA NACIONAL 4
DA ESTRADA NACIONAL 4
( TROÇO MONTIJO-PEGÕES)
A 14 de Agosto de 2017 celebrou-se o dia da Cidade do Montijo e foi nesse dia que se realizou a cerimónia de assinatura da consignação da empreitada de requalificação da EN4, entre o Montijo e Pegões.
Esta ( a Estrada Nacional 4 ) já era uma obra urgente em Abril de 2016, quando foi votado em Assembleia da República a requalificação desta via. São mais de sete mil veículos que por ali circulam por dia, onze por cento dos quais, viaturas pesadas.
A última intervenção realizada data de há trinta anos atrás, e há quinze anos foi feita uma regularização da via, mas esta obra de fundo impunha-se.
António Laranjo, Nuno Canta, e António Miguens |
Arrancou a 14 de agosto 2017, a obra de reabilitação da Estrada Nacional 4 (entre Montijo e Pegões), com a assinatura do auto de consignação da empreitada, na delegação da Junta da União das Freguesias de Pegões, em Santo Isidro de Pegões.
O consórcio de empresas constituído pela Mota Engil e pelas construções Amândio Carvalho, tem, agora, um prazo de 332 dias para a execução da obra, que representa um investimento de 3 milhões e 647 mil euros por parte da Infraestruturas de Portugal, SA.
O presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, e o presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Pegões, António Miguens, estiveram na cerimónia de assinatura e afirmaram a importância da obra para a melhoria significativa das acessibilidades e da mobilidade das populações.
“Depois do lançamento do concurso há sete meses, estamos a iniciar a obra com a consignação do auto da empreitada. A partir de hoje iniciou-se a contagem decrescente para terminar esta obra, numa estrada que precisava de uma recuperação urgente”, afirmou António Laranjo, relembrando que a Estrada Nacional 4 tem um tráfego diário na ordem dos 7000 veículos, 11 por cento dos quais são veículos pesados de mercadorias.
Desde 2014, junto do anterior Governo do PSD/CDS e do atual Governo, que a Câmara Municipal do Montijo insistiu fortemente na necessidade da reabilitação da Estrada Nacional 4, sempre com o objetivo e a ambição de “melhorar as infraestruturas viárias nacionais e municipais de forma a promover um desenvolvimento ordenado, sustentável e inclusivo”, relembrou o presidente da câmara de Montijo NUNO CANTA.
“Tal como outros investimentos públicos na rede viária que temos feito em todas as freguesias, esta obra é um bom investimento porque representa o cumprimento de um compromisso que estabelecemos com a população. Uma obra que vai permitir melhorar as condições de segurança rodoviária, de circulação e de desenvolvimento do concelho”, acrescentou Nuno Canta.
O presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Pegões, António Miguens, afirmou tratar-se de um “momento de satisfação e alegria, pois a obra de reabilitação da Estrada Nacional 4 tem sido uma pretensão das populações”.
Ao longo de 25,5 quilómetros da Estrada Nacional 4, vão ser executados trabalhos de repavimentação de todo o troço; substituição e readequação da sinalização vertical de código e de orientação; remarcação da sinalização horizontal; colocação de novos equipamentos de segurança, como as Guardas de Segurança, incluindo Dispositivos de Proteção para Motociclistas; e beneficiação dos sistemas de drenagem.
A Estrada Nacional 4 faz a ligação entre Portugal e Espanha e é uma via rodoviária estruturante e de importância fulcral para a mobilidade da população do Montijo e para a dinamização da economia local.
Recorde-se que no passado mês de janeiro 2017, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve no Montijo para o lançamento da empreitada de reabilitação da EN4. Na altura, a Infraestruturas de Portugal indicou que a obra iria avançar durante o mês de agosto, num investimento de 4,5 milhões de euros.
Em março de 2016, o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’ Oliveira Martins, tinha visitado o local e assegurado que a reabilitação da Estrada Nacional 4 era uma obra prioritária para o Governo.
Nos últimos anos, junto do anterior Governo PSD/CDS-PP e do atual Governo, a Câmara Municipal do Montijo, através do seu presidente Nuno Canta , insistiu firmemente na necessidade de beneficiação da Estrada Nacional 4, como forma de assegurar melhores condições de utilização e de segurança aos utentes desta via estruturante e de importância fulcral para o concelho do Montijo.
Sem comentários:
Enviar um comentário