em Montijo
No Dia 8 de março de 2018 Montijo prestou
homenagem às mulheres do concelho que se distinguem enquanto presidentes dos
órgãos sociais de diversas instituições culturais e desportivas
A Câmara Municipal pretendeu assim «prestar homenagem ao papel da mulher na sociedade montijense e dar visibilidade ao trabalho que desenvolvem, engrandecendo a nossa terra e contribuindo para o nosso desenvolvimento, progresso e coesão social» conforme afirmou Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo.
Nuno Canta relembrou que «a defesa dos direitos da mulher é uma
causa decisiva para o aperfeiçoamento da democracia e do poder local e que
ainda há um longo caminho que é necessário percorrer para ultrapassar
estereótipos, desigualdades sociais, o desemprego que assola mais as mulheres,
a dificuldade da conciliação entre a vida familiar e profissional e a exclusão
social».
Ana Madeira, Ana Ferreira, Ana Morais, Ângela Jésero, Cátia Pinto, Célia Martins, Cristina Simão, Fernanda Gomes, Helena Moreira, Helena Carvalho, Ilídia José, Maria Gordicho, Maria Mascarenhas, Maria Sobral, Diamantina Balisa, Maria Fernanda Romão, Maria José Fidalgo, Nisa Almeida.
A Câmara Municipal do Montijo comemorou o Dia Internacional da Mulher com uma programação diversificada
entre 6 e 9 de março.
Assim, no dia 6 de março, às 16h00, na Galeria Municipal realizou-se a Conferência Política Salarial e Igualdade de Género, que teve como oradoras Rosário Palma Ramalho, Isabel Vieira Borges, docentes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e Sara Falcão Casaca, do Instituto de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.
No dia 8 de março, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realizou-se a Cerimónia de entrega de Medalhas de Distinção de Mérito às mulheres que se destacaram nas áreas da cultura e do desporto. O evento contou com a atuação do Grupo Sinfonias ao Luar, da Escola de Artes Sinfonias & Eventos.
Na Galeria Municipal teve lugar, no dia 9 de março, pelas 15h00, uma Sessão de Esclarecimento, integrada na Agenda Sénior Outros Olhares, dedicada ao tema História do Dia Internacional da Mulher - Significado do Dia 8 de Março, que teve como oradora convidada Catarina Marcelino, deputada à Assembleia da República e presidente da Assembleia Municipal do Montijo.
As comemorações terminaram com a inauguração da exposição Reencontro com Marcelino Vespeira, no dia 9 de março, às 17h30, no Museu Municipal Casa Mora.
Marcelino Vespeira é uma figura da pintura portuguesa. A sua obra, rica e diversificada, abordou a mulher, numa evocação permanente da sensualidade do corpo feminino. Em 1985, a Câmara Municipal do Montijo prestou-lhe homenagem com a criação do Prémio Vespeira, encontrando-se no espólio municipal um conjunto de serigrafias do pintor, apresentadas nesta exposição.
Sem comentários:
Enviar um comentário