O Dia da Europa
assinala-se a dia 9 de maio
por toda a União Europeia
O Dia da Europa assinala-se dia 9 de maio por toda a União Europeia . Todos os anos, o dia 9 de maio é comemorado pelos Estados-membros em homenagem à Declaração de Schuman, de 1950, que antevia a criação da Comunidade do Carvão e do Aço Europeia, antecessora da União Europeia.
O que as instituições e governos da União Europeia assinalam é, fundamentalmente, o pensamento de Robert Schuman, nascido em Luxemburgo mas que viveu e fez carreira política em França. Schuman é olhado como um Homem de Estado, percursor de uma criação política e diplomática cujo futuro pertence aos atuais 28 países-membro.
Em colaboração com Jean Monnet, elaborou o famoso Plano Schuman, hoje considerada a data de nascimento da União Europeia. Nesse plano, Schuman propunha o controlo conjunto da produção do carvão e do aço, as matérias-primas mais importantes para a produção de armamento. A ideia fundamental subjacente à proposta era a de que um país que não controlasse a produção de carvão e de aço não estaria em condições de declarar guerra a outro.
Schuman apresentou, então, o seu plano ao chanceler da Alemanha Konrad Adenauer que, reconhecendo uma oportunidade para pacificar a Europa, o apoiou. Depois, foi a vez dos governos de Itália, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos reagirem favoravelmente. Os seis países assinaram o acordo constitutivo da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço em Paris, em abril de 1951. Ou seja, o que atualmente é a União Europeia nasceu, assim, de uma iniciativa de paz.
Sem comentários:
Enviar um comentário