quarta-feira, 19 de setembro de 2018

JOSÉ FRANCISCO DOS SANTOS

Homenagem a José Francisco dos Santos
Lotação esgotada

A Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro comemorou o Dia da Freguesia, nos dias 14 e 15 de setembro, com um leque de atividades, com especial destaque para a entrega da Barca Aldegalega a José Francisco dos Santos e o concerto com Paulo de Carvalho.

No Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, com sala cheia a aplaudir de pé, José Francisco dos Santos recebeu a Distinção de Mérito - Barca Aldegalega pela dedicação ao montijo e aos montijenses com um percurso de vida dividido entre o ensino e a política.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, a presidente da Assembleia Municipal, Catarina Marcelino, o presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, o presidente da Associação Nacional das Freguesias, Pedro Cegonho e o presidente da Assembleia da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, Manuel Marques, ocuparam os lugares da mesa.

José Francisco dos Santos nasceu em 1935 na cidade de Portimão. Vive no Montijo desde 1963. Casado, pai de dois filhos e avô de cinco netos. Desde 1963 e até 19 de outubro de 2017 dividiu o seu percurso de vida como professor do ensino secundário e autarca.

Professor do Ensino Secundário, desde 1963, foi durante 20 anos (1978 a 1998) Presidente do Conselho Diretivo da atual Escola Secundária Jorge Peixinho. A partir de 1993, iniciou o seu percurso de autarca, num total de 24 anos. Passou pelos três órgãos autárquicos: Assembleia Municipal (líder da Bancada do PS no mandato 1993/1997), Junta de Freguesia (presidente de 1997 a 2013) e Câmara Municipal (vereador de 2013 a 2017).

José Francisco dos Santos recebeu a Barca Aldegalega das mãos do presidente Fernando Caria. O homenageado assumiu que enquanto professor sente -se “duplamente honrado. Por um lado, integrei uma classe profissional docente a qual visa a valorização da juventude do concelho do montijo, preparando-os para o futuro. Por outro lado, foi uma preocupação e uma responsabilidade que assumi com consciência humilde que fui um individuo que sempre apostou nas capacidades dos alunos e alunas e que as mesmas se concretizassem pela excelência formativa e educativa”.

Como autarca José Francisco dos Santos afirmou  que “em todos os órgãos que fiz parte tive sempre a honra e o privilégio de trabalhar com homens e mulheres com grande experiência que contribuíram muito para os excelentes resultados alcançados. Com todas elas e todos eles aprendi imenso e por isso estou grato.”

A cerimónia contou ainda com a entrega de uma lembrança pelo Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso. O Presidente da ANAFRE, Pedro Cegonho, entregou ao homenageado o PIN de Ouro a mais alta distinção atribuída pela Associação Nacional das Freguesias.

Numa noite de emoções, o galardoado foi por referido por todos como uma pessoa amiga, companheira, e dedicada às causas, merecedora de todas as homenagens. A cerimónia terminou com concerto de Paulo de Carvalho.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Engenheiro FRANCISCO SANTOS


ENG.º FRANCISCO SANTOS
HOMENAGEM E DISTINÇÃO


A Barca Aldegalega é a mais alta distinção da freguesia e será entregue ao engenheiro José Francisco dos Santos numa cerimónia a ter lugar no dia 14 de setembro 2018, às 21h30, no Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida.

A cerimónia de distinção Barca Aldegalega contará, ainda, com um concerto de Paulo de Carvalho.

Nos dias 14 e 15 de setembro, a Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro comemora o Dia da Freguesia com um programa de atividades marcado pela música e pela entrega da Barca Aldegalega ao engenheiro José Francisco dos Santos.

Esta é uma distinção de elevada justiça a um homem que, ao longo de 55 anos, dedicou a sua vida ao Montijo e aos montijenses, dividindo o seu percurso de vida entre o ensino e a política.

José Francisco dos Santos foi professor do Ensino Secundário, desde 1963, tendo sido durante 20 anos (1978 a 1998) Presidente do Conselho Diretivo da atual Escola Secundária Jorge Peixinho. A partir de 1993, iniciou o seu percurso de autarca, num total de 24 anos. Passou pelos três órgãos autárquicos: Assembleia Municipal (líder da Bancada do PS no mandato 1993/1997), Junta de Freguesia (presidente de 1997 a 2013) e Câmara Municipal (vereador de 2013 a 2017).
A cerimónia de distinção Barca Aldegalega contará, ainda, com um concerto de Paulo de Carvalho.

No dia seguinte, 15 de setembro, as comemorações do Dia da Freguesia saem à rua, com três momentos musicais na Praça da República. Às 21h30, uma sessão de fados pela Banda Democrática 2 de Janeiro. Uma hora depois atua o grupo Guitarras de Amigos da Escola de Artes Sinfonias & Eventos. A noite vai finalizar com o DJ Pedro R.

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

O Partido Socialista e a Escola Pública

O Partido Socialista 
e a ESCOLA PÚBLICA 
NO CONCELHO DE MONTIJO

1. Nos últimos anos travámos uma batalha pela afirmação da escola pública no Montijo :

Recuperámos todos os estabelecimentos de ensino público do parque escolar municipal, de Canha a Sarilhos Grandes.

Introduzimos novas tecnologias nas escolas com novos computadores e quadros interativos, criámos novas bibliotecas escolares.

Melhorámos muito os recreios escolares com espaços verdes, polidesportivos e parques infantis.

Construímos novos pré-escolares necessários a garantir o direito à educação para todas as crianças com mais de 3 anos.

Criámos a sala de aula do futuro, através do laboratório de aprendizagem, garantindo o acesso às novas tecnologias para os pobres e excluídos.

Garantimos o transporte escolar para todos os alunos que residem afastados dos estabelecimentos escolares.

Assumimos a responsabilidade da gestão dos assistentes operacionais das escolas.

Asseguramos as atividades de enriquecimento curricular a todos os alunos e garantimos o cumprimento dos rácios previstos legalmente, em todas as escolas básicas do concelho.

Removemos todas as coberturas em fibrocimento das escolas básicas do Montijo.

Exigimos junto do ministério da Educação :

A construção do pavilhão desportivo da escola básica de Pegões,
A construção da escola básica do Esteval e Areias,
e as obras de requalificação da Escola Secundária Jorge Peixinho.

2. Este ano (2018/2019) , no âmbito da empreitada de trabalhos diversos nas escolas, estamos a intervir :

1. na escola básica do Areias, 
2. nos arranjos exteriores da escola básica do Bairro da Boa Esperança, 
3. nas coberturas parabólicas das escolas básicas de Santo Isidro de Pegões.
4. Estamos a requalificar a escola básica Luis de Camões, melhorando a eficiência energética da cobertura e alçados,substituição  da caixilharia, introdução de painéis fotovoltaicos, arranjos exteriores e polidesportivo.
5.Vamos ainda requalificar a escola básica da Liberdade e a escola básica Joaquim de Almeida, com a ampliação do refeitório, pinturas, arranjos exteriores e novas caixilharias.
6.Estamos na fase de revisão dos projetos para o novo Centro Escolar de Pegões e do Centro Escolar do Afonsoeiro,
7. Estamos a trabalhar na ampliação do número de salas de aula das escolas básicas da Liberdade e do Bairro da Caneira.
(29/08/2018)