Homenagem a José Francisco dos Santos
Lotação esgotada
No Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, com sala cheia a aplaudir de pé, José Francisco dos Santos recebeu a Distinção de Mérito - Barca Aldegalega pela dedicação ao montijo e aos montijenses com um percurso de vida dividido entre o ensino e a política.
O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, a presidente da Assembleia Municipal, Catarina Marcelino, o presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, o presidente da Associação Nacional das Freguesias, Pedro Cegonho e o presidente da Assembleia da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, Manuel Marques, ocuparam os lugares da mesa.
José Francisco dos Santos nasceu em 1935 na cidade de Portimão. Vive no Montijo desde 1963. Casado, pai de dois filhos e avô de cinco netos. Desde 1963 e até 19 de outubro de 2017 dividiu o seu percurso de vida como professor do ensino secundário e autarca.
Professor do Ensino Secundário, desde 1963, foi durante 20 anos (1978 a 1998) Presidente do Conselho Diretivo da atual Escola Secundária Jorge Peixinho. A partir de 1993, iniciou o seu percurso de autarca, num total de 24 anos. Passou pelos três órgãos autárquicos: Assembleia Municipal (líder da Bancada do PS no mandato 1993/1997), Junta de Freguesia (presidente de 1997 a 2013) e Câmara Municipal (vereador de 2013 a 2017).
José Francisco dos Santos recebeu a Barca Aldegalega das mãos do presidente Fernando Caria. O homenageado assumiu que enquanto professor sente -se “duplamente honrado. Por um lado, integrei uma classe profissional docente a qual visa a valorização da juventude do concelho do montijo, preparando-os para o futuro. Por outro lado, foi uma preocupação e uma responsabilidade que assumi com consciência humilde que fui um individuo que sempre apostou nas capacidades dos alunos e alunas e que as mesmas se concretizassem pela excelência formativa e educativa”.
Como autarca José Francisco dos Santos afirmou que “em todos os órgãos que fiz parte tive sempre a honra e o privilégio de trabalhar com homens e mulheres com grande experiência que contribuíram muito para os excelentes resultados alcançados. Com todas elas e todos eles aprendi imenso e por isso estou grato.”
A cerimónia contou ainda com a entrega de uma lembrança pelo Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso. O Presidente da ANAFRE, Pedro Cegonho, entregou ao homenageado o PIN de Ouro a mais alta distinção atribuída pela Associação Nacional das Freguesias.
Numa noite de emoções, o galardoado foi por referido por todos como uma pessoa amiga, companheira, e dedicada às causas, merecedora de todas as homenagens. A cerimónia terminou com concerto de Paulo de Carvalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário