sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Posto Territorial da GNR do Montijo, no Afonsoeiro (Obras)

Posto Territorial da GNR do Montijo
 no Afonsoeiro
obras de requalificação
Em dezembro de 2018 a Câmara Municipal do Montijo está a proceder a obras de requalificação no Posto Territorial da GNR do Montijo, no Afonsoeiro.
A obra, em curso, compreende a remoção da cobertura de fibrocimento, a construção de novos gabinetes, a reabilitação da cozinha e do espaço de convívio dos militares, pintura geral, substituição de portas e janelas, bem como, a melhoria de toda a cobertura.
Recorde-se que o edifício em questão é municipal cedido pela Câmara Municipal do Montijo à Guarda Nacional Republicana para utilização a título gratuito.
Esta empreitada faz parte do plano que a autarquia tem levado a cabo no sentido de qualificar os edifícios de segurança da cidade.

Escola Básica do Afonsoeiro (Afonsoeiro-Montijo) com Obras

 ESCOLA BÁSICA DO AFONSOEIRO 
Afonsoeiro - Montijo
Em 27 de dezembro de 2018 a Câmara Municipal do Montijo, apesar de ter prevista uma obra de reestruturação total da EB Afonsoeiro, optou por substituir o piso flexível do parque infantil, que se encontrava em mau estado, de modo a garantir uma utilização segura do equipamento.
Uma obra realizada no âmbito da empreitada de trabalhos diversos no parque escolar.

Estrela Futebol Clube Afonsoeirense(Obras no Campo)

Estrela Futebol Clube Afonsoeirense
concelho de Montijo

Em 27 de dezembro de 2018 a Câmara Municipal do Montijo está a proceder a intervenções no campo municipal do Afonsoeiro utilizado pelos jovens do Estrela Futebol Clube Afonsoeirense.
O campo conta agora com novas balizas, novas redes de proteção e um piso renovado.
Para 2019 a autarquia vai colocar iluminação desportiva, uma nova vedação e prevê, ainda, a colocação de um piso de relva sintética.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO MONTIJO (Ambulância nova)

APOIOS 
AO MOVIMENTO 
ASSOCIATIVO SOCIAL,CULTURAL E DESPORTIVO

Bombeiros Voluntários do Montijo
Águias Negras Futebol Clube do Alto Estanqueiro 
Centro de Convívio dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Montijo
Ginásio Clube do Montijo

Na reunião de câmara de 19 de dezembro 2018 foram aprovados um conjunto de apoios financeiros aos Bombeiros Voluntários do Montijo e a diversos atores do movimento associativo local, no valor total de 97 mil e 770 euros.

No âmbito das suas atribuições e competências na área da proteção civil, a autarquia aprovou um novo apoio aos Bombeiros Voluntários do Montijo no valor de 54 mil euros, para aquisição de uma ambulância para transporte de doentes para consultas, fisioterapia, hemodialise, transferências intra-hospitalares, entre outros serviços fundamentais à prestação de cuidados de saúde à população do concelho.

Relativamente ao movimento associativo social, cultural e desportivo, o Águias Negras Futebol Clube do Alto Estanqueiro vai receber 40 mil euros para uma intervenção profunda de reparação e remodelação da cobertura das instalações da sua sede social, devido à existência de placas de fibrocimento na cobertura atual.

A este apoio, juntam-se a atribuição de 2 000 euros ao Centro de Convívio dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Montijo para aquisição de uma máquina de lavar louça e de 1 770 euros ao Ginásio Clube do Montijo para comparticipação de despesas dos atletas Diana Gago, Tomás Pinto e Bruno Catarino que representaram a Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Trampolins, realizado em novembro, na Rússia.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

HABITAÇÃO SOCIAL - ENTREGA DE CASAS no Natal 2018

HABITAÇÃO SOCIAL 

ENTREGA DE CASAS no Natal 2018
18 Fogos de habitação social
em 17 novembro 2018

A Câmara Municipal do Montijo marcou de uma forma especial o Natal 2018 de cerca de duas dezenas de famílias do concelho com a atribuição de 18 fogos de habitação social, no passado dia 17 de dezembro 2018, em cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.



segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Nova Praça Pública em Montijo

nova praça pública 
frente à Monumental Amadeu Augusto dos Santos
Rotunda da praça de touros

Trabalhos da nova praça pública frente à Monumental Amadeu Augusto dos Santos( Rotunda da Praça de Touros) em Montijo. A intervenção inclui uma zona central constituída por uma rotunda de formato oval, assim como a substituição de esgotos, de condutas de água e a execução de arranjos exteriores.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

TAIPADAS, CANHA : SMAS INVESTEM

Reabilitação 
do Reservatório Elevado das Taipadas, em Canha
    Reabilitação do Reservatório Elevado das Taipadas, em Canha (dezembro 2018)

No âmbito do seu Plano Plurianual de Investimentos, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento do Montijo têm em curso, em dezembro de 2018, uma obra de reabilitação do Reservatório Elevado das Taipadas, em Canha.
Está a ser executado o tratamento generalizado do reservatório e dos edifícios de apoio à estação de captação.

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

JOSÉ CARIA


quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Reunião de Câmara de 5 de dezembro de 2018 (Ciclovia,Carnaval 2019,apoio a SCMM)

Ciclovia 
entre a antiga estação de caminhos de ferro do Montijo 
e o limite do concelho de Palmela
830.471,70 euros

Foi aprovada na reunião de câmara de 5 de dezembro 2018, com os votos a favor do PS e as abstenções da CDU e do PSD, a abertura do procedimento por concurso público para execução da ciclovia entre a antiga estação de caminhos de ferro do Montijo e o limite do concelho de Palmela. Uma obra no valor de 830.471,70 euros.

Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, referiu que “este concurso vai permitir a construção no ramal de caminho de ferro de uma ciclovia com cerca de três metros de largura, em cor vermelha, e que vai permitir que se faça a ligação entre a estação do Montijo ao limite do concelho de Palmela, ou seja até à localidade da Jardia.”

Vai ter uma extensão de cerca de seis quilómetros e ampliar significativamente a nossa rede de ciclovia, permitindo, também, a ligação ao Forum Montijo, às zonas industriais, ao Apeadeiro de Sarilhos Grandes e ao Bairro da Boa Esperança no Alto Estanqueiro-Jardia”, disse.

O presidente informou, ainda, que a ciclovia é a súmula do projeto Montijo reciclável, acolhido pelo Portugal 2020, que terá financiamento de 50 por cento por parte dos fundos europeus.

Esta obra irá traduzir-se numa melhoria significativa das condições de segurança para os ciclistas e peões em virtude dos seus utilizadores poderem usufruir de um corredor próprio para o efeito.
A Câmara Municipal do Montijo pretende, assim, aumentar o uso de bicicletas como meio de transporte, diminuindo a incidência de acidentes. A proposta sublinha ainda que esta é uma solução ecológica de urbanização que reduz a emissão de gases poluentes e estimula a realização da prática desportiva.
CARNAVAL 2019    .    CARNAVAL 2019
Apoio financeiro
a várias associações do concelho
O executivo da Câmara Municipal do Montijo aprovou a atribuição de apoio financeiro a várias associações do concelho, no âmbito da realização do Carnaval do Montijo 2019, no valor total de 40 mil euros, na reunião de câmara de 5 de dezembro. A proposta foi aprovada com os votos a favor do PS e da CDU e o voto contra do PSD.

Desta forma foi aprovada a atribuição de 10 mil euros para a Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, 10 mil euros para a Banda Democrática 2 de Janeiro, 10 mil euros para o Motoclube de Montijo e 10 mil euros para a coletividade Quadrada A.C.D.

Em 2019, o Carnaval irá realizar-se de 1 a 5 de março, com desfile por parte dos agrupamentos de escolas do Montijo com a participação de cerca de duas mil crianças, bem como dois corsos carnavalescos a terem lugar nos dias 3 e 5 de março, no centro da cidade do Montijo.

A proposta foi apresentada pela vereadora Sara Ferreira que defendeu que “o Carnaval é uma manifestação que deve ser apoiada por diversas ordens de razão, entre elas o fortalecimento da nossa identidade e do nosso sentido popular.”

A vereadora recordou que foi por iniciativa das coletividades locais que se retomou em 2017 a tradição, com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e da Junta da União das Freguesias do Montijo e do Afonsoeiro, “desde então o Carnaval tem mostrado ser um evento de grande sucesso, amplamente partilhado na nossa comunidade e que, também, se reveste de enorme importância para a economia local, pois nos últimos dois anos verificou-se uma abundância muito significativa de visitantes para acompanhamento dos desfiles carnavalescos.”

O Carnaval de 2018, declarou a vereadora, teve lugar num circuito de rua aberto, gratuito e que contou com o envolvimento de 1700 pessoas e 37 coletividades de todo o concelho. Em 2019, a festividade vai manter os meus princípios “uma festa de todos e para todos”, disse.
Apoio à
Santa Casa da Misericórdia do Montijo

A Câmara Municipal do Montijo aprovou , no dia 5 de dezembro de 2018, a cedência de um terreno em direito de superfície à Santa Casa da Misericórdia do Montijo para construção de uma Unidade de Cuidados Continuados para Demências e Doenças Neurodegenerativas

A Câmara Municipal do Montijo aprovou, por unanimidade, a cedência de um terreno em direito de superfície à Santa Casa da Misericórdia do Montijo para construção de uma Unidade de Cuidados Continuados para Demências e Doenças Neurodegenerativas, na reunião pública de 5 de dezembro.

“A unidade destina-se à proteção de cidadãos adultos em situação de dependência que necessitem de cuidados e de assistência, em resultado de demência ou doença neurológica degenerativa” explicou o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta.

“A estância de média e longa duração servirá os interesses da população do Montijo e de toda a península de Setúbal e pretende constituir-se também como um motor de criação de novos postos de trabalho”, disse o presidente, sublinhando o interesse deste esquipamento: “uma proposta com grande importância para o Montijo para termos uma resposta social mais completa, mais abrangente e qualificada”.

O terreno destinado à construção do equipamento tem uma área total de 7 143 m2, com o valor patrimonial de 150 409,75€ e está localizado na Rua Gomes Eanes de Azurara.

Este equipamento reveste-se de elevada importância, uma vez que os problemas de saúde mental aliados a situações de demência, com o aumento da esperança média de vida e com o envelhecimento da população importam severas consequências para a vida das famílias.

A Santa Casa da Misericórdia prevê, ainda, a existência de condições de formação e desenvolvimento de conhecimento nesta área, estabelecendo parcerias de cooperação científica e académica, nomeadamente com universidades.

O direito de superfície, pelo prazo de 50 anos renováveis automaticamente por períodos de dez anos, pressupõe o início da construção do equipamento num prazo de cinco anos a partir da data de celebração da escritura de constituição do direito de superfície.



Fórum Social Violência Contra Mulheres

Fórum Social Violência Contra Mulheres e Públicos Vulneráveis 

4 dezembro de 2018
 Prevenção, Intervenção, Recursos e Respostas
Num estudo dos 2014 a 2017 realizado pela CIG, Teresa Fragoso, referiu que as participações registadas pelas forças segurança apesar de estáveis continuam “muito elevadas na ordem dos 27 mil por ano e dessas participações, situações de violência doméstica, a maior parte das vitimas que apresenta queixa são mulheres, 79 por cento, e as pessoas denunciadas, contra queixa é feita em 89 por cento são homens”.
“Somos vitimas quando nos queixamos e ninguém nos ouve” afirmou o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta acrescentado que “Importa incentivar, localmente, campanhas de sensibilização públicas apoiar as vitimas e seus familiares num local formal, como é exemplo a nossa casa de apoio às vitimas de violência, a única existente no distrito”.

Em debate estiveram temas como violência de género e violência sexual, a violência contra idosos, pessoas com deficiência e a violência na juventude e infância.O evento vai reuniu técnicos e especialistas, de diversas instituições nacionais e locais que têm intervenção na área do combate à violência.

O encerramento do Fórum esteve a cargo de Ricardo Bernardes, vereador do pelouro de Desenvolvimento e Promoção da Saúde da Câmara Municipal do Montijo e de Elza Pais, presidente da Comissão para a Igualdade e Não Discriminação da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, da Assembleia República.

O vereador considerou  o fórum “profícuo com uma sessão de debate intensa e reconfortante”, agradecendo a todos os oradores, ao público, trabalhadores da autarquia “que trabalharam na promoção e dinamização, trabalho empenhado e dedicado", bem como à rede social que coorganizou com a autarquia o evento.

Ricardo Bernardes, em jeito de balanço referiu “os inúmeros progressos ao nível das mentalidades, mas também ao nível do enquadramento jurídico” e, no quadro das dificuldades, salientou a barreira existente na “prova dos factos”, na “persistência de alguns preconceitos como existe em torno da violência contra homens”, mas também apontou novas obstruções “como é o caso contra o feminismo excessivo, nada mais errado é um preconceito nova geração dissociado da realidade”.

Elza Pais destacou que Montijo está no bom caminho “é um concelho de referência a este nível de intervenção que nos habituou a uma trajetória de boas práticas,sendo um dos primeiros concelhos do pais a aderir ao Plano Municipal para a Igualdade”.

No final, Elza Pais deixou um pacto de esperança “fica o meu compromisso para trabalharmos em conjunto em tudo o que entenderem necessário para continuarmos a colocar a fasquia bem alta de prioridade política a este tipo de crime contra mulheres, crianças e homens vitimas de violência doméstica”.

O Fórum Social terminou da melhor forma com um animado momento musical proporcionado pelo “Quinteto do Improviso” da Universidade Sénior.