terça-feira, 26 de março de 2019

PEGÕES RECEBE VISITA DO EXECUTIVO MUNICIPAL


Nuno Canta, e os vereadores Maria Clara Silva, Ricardo Bernardes e Sara Ferreira 

Os autarcas da câmara foram recebidos pelo executivo da Junta da União das Freguesias de Pegões, liderado por António Miguens. Ao longo do dia foram abordadas as principais questões que preocupam os autarcas da freguesia e os seus munícipes, entre as quais a educação e diversas intervenções no espaço público.
O presidente da junta manifestou a necessidade de construção do Centro Escolar de Pegões para ser possível rentabilizar custos e recursos, tendo o presidente da câmara indicado que há convergência de vontades entre as duas autarquias nesse sentido, que já existe projeto e que a obra custará cerca de 4 milhões de euros, perspetivando-se a sua execução nos próximos anos.

Relativamente ao espaço público, falou-se da requalificação da zona envolvente à sede da junta de freguesia com a criação de um espaço verde no local; de uma intervenção necessária no estacionamento e passeios junto à rotunda de Pegões, como forma de dotar o local com melhores condições de segurança; e de asfaltamentos e repavimentações em diversas artérias da freguesia.

Houve, ainda, oportunidade para visitar o Centro de Ação Social e Cultural das Faias e a Associação do Lar de Idosos de Pegões, para contactar diretamente com dirigentes, trabalhadores e utentes e ouvir as principais necessidades destas duas instituições que contribuem de forma muito importante para as respostas sociais existentes em Santo Isidro e em Pegões.

Nota, ainda, para as visitas a uma empresa produtora de morangos, que é um exemplo da diversidade da atividade económica da região Este do concelho do Montijo, e ao campo de futebol de Pegões onde será instalada um relvado sintético, numa obra no valor de 99 mil e 250 euros, que irá receber 49 mil e 600 euros de financiamento da CCDR LVT, sendo o restante valor suportado em igual medida pela câmara municipal e pela junta de freguesia.

O dia terminou, na sede da junta de freguesia, numa reunião com os munícipes que quiseram colocar as suas questões ao presidente da câmara e restante executivo.

A educação e o espaço público voltaram a marcar as intervenções. Os munícipes colocaram questões relacionadas com obras na EB de Pegões Velhos, nomeadamente a reparação da cobertura no local onde as crianças tomam o lanche e a existência de fissuras nas vidraças do mesmo local. Demonstraram, ainda, preocupação com a velocidade excessiva praticada pelos automobilistas na Estrada Nacional 4, sobretudo junto à localidade de Pegões, e questionaram a necessidade de pavimentação da Avenida da Liberdade, nas Faias.
O presidente da Câmara Municipal do Montijo Nuno Canta referiu que a autarquia já tinha procedido a obras de isolamento da cobertura e pintura exterior na EB de Pegões Velhos e que iria indicar aos serviços para verificar as questões apresentadas.
Tanto o presidente da câmara, como a vereadora do pelouro da Educação, Maria Clara Silva, manifestaram que a educação e todas as suas componentes, desde as infraestruturas às refeições escolares, são uma prioridade sempre assumida pela câmara, que já fez um longo trabalho nesta área e que irá continuar esse caminho, no caso concreto de Pegões, com a construção do Centro Escolar.

Sobre os problemas de velocidade na Estrada Nacional 4 falou-se da possibilidade de semaforização junto à rotunda de Pegões para minimizar o probrema . Relativamente à Avenida da Liberdade, nas Faias, o presidente da câmara Nuno Canta assegurou que a sua pavimentação está para breve.


segunda-feira, 25 de março de 2019

Semana Verde do Montijo - 2019



Semana Verde do Montijo - 2019


De 18 a 23 de março, a Semana Verde do Montijo - 2019 -  comemorou o Dia Mundial da Árvore e sensibilizou a comunidade para a adoção de boas práticas ambientais.

Este ano, a árvore-emblema foi a oliveira que foi ofertada aos munícipes e plantada, simbolicamente, no dia 21 de março, pelas 15h30, no Jardim Casa Mora.

Em 2019, a Semana Verde apostou no modelo “parking day” com o objetivo de dar mais visibilidade à iniciativa e sensibilizar a comunidade para a não utilização do automóvel no centro da cidade.

Assim, ao longo da semana de 18 a 23 de março 2019, parte do separador central da Avenida 25 de Abril, entre a Biblioteca Municipal e o Jardim Casa Mora, esteve parcialmente vedada ao estacionamento e no local decorreram diversas atividades.

Para além da distribuição de oliveiras existiram momentos de lazer, de leitura, atividades para crianças, sempre numa abordagem pedagógica no sentido de promover a sensibilização ambiental.

Assim, de 18 a 22 de março, houve no local um espaço de leitura. 

No dia 18 de março, entre as 10h00 e as 12h00, existiu um posto móvel do veterinário municipal que esteve a realizar a vacinação contra a raiva e a micro “chipagem” dos animais de estimação.

No dia 20 de março, entre as 10h00 e as 16h30, o Posto de Turismo do Montijo deu a conhecer as ofertas turísticas do concelho, do campo à cidade.

As atividades principais decorreram no Dia Mundial da Árvore, 21 de março. Das 10h00 às 16h30, o atelier “Semear para Crescer” ensinou às crianças mais sobre hortas. 

Também para os mais pequenos, às 15h00, no Jardim Casa Mora, a Hora do Conto foi dedicada à história “A Árvore Elvira”. De seguida, no mesmo local, teve lugar a plantação simbólica de oliveiras.

A Semana Verde prosseguiu ao longo do dia 22 de março, em parte do corredor central da Avenida 25 de Abril, com um convite para relaxar, beber um chá e comer fruta fresca.

Para terminar, o dia 23 de março foi dedicado aos animais, com o Dia do Cão. Das 10h00 às 12h00, houve demonstrações de agilidade e obediência e um “ workshop “ de treino básico para cães e donos pelo Doggy Clube . No Jardim Casa Mora  decorreu o II Encontro Nacional de Furões.

sexta-feira, 22 de março de 2019

Passe Único Metropolitano - MONTIJO comparticipa


Montijo comparticipa
passe único metropolitano




O Município do Montijo foi um dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) a assinar, em 18 de março 2019, na Gare Intermodal do Oriente, em Lisboa, o contrato para os novos tarifários de transporte coletivo na AML.

A partir de abril 2019, a população do concelho do Montijo beneficia de uma rede de transportes integrada, com um passe único no valor máximo de 40 euros, que permite deslocações em toda a AML.

Esta é a maior alteração tarifária dos últimos anos. 

Os novos passes Navegante representam uma enorme redução no preço do transporte público na AML, numa medida de grande alcance social, promotora da mobilidade dos cidadãos e da defesa do meio ambiente.

Para além da comparticipação financeira através do Orçamento do Estado, os 18 municípios da AML contribuem diretamente para o financiamento dos novos passes, num valor total de 31 milhões de euros.

Pela primeira vez, o Município do Montijo passa a financiar diretamente o sistema de transportes públicos que funciona dentro do concelho e entre os 18 municípios da AML. Este ano, a comparticipação financeira municipal é superior a 800 mil euros (de abril a dezembro de 2019), sendo o município com maior esforço financeiro em percentagem do seu orçamento comparativamente aos restantes 17 concelhos da AML.

Vão estar disponíveis 19 novos passes: um passe Navegante Metropolitano e 18 passes Navegante Municipal (um para cada município).

O passe Navegante Metropolitano vai permitir utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da AML. Terá um preço de 40 euros e uma validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

O Navegante Municipal é válido para qualquer deslocação, em todos os serviços de transporte público regular de passageiros dentro de 1 dos 18 municípios da AML. Este passe terá um preço de 30 euros e uma validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

Foram também criadas versões do novo passe Navegante direcionadas às crianças e jovens (para quem a utilização de transportes na área da AML passa a ser gratuita até aos 12 anos de idade), aos seniores e as famílias. O novo passe único é intermodal e permite circular nos diferentes meios de transporte: autocarro, comboio, barco e metro.

PEGÕES CRUZAMENTO


Sintético
 no Campo de Futebol de Pegões Cruzamento


Na reunião da Câmara Municipal do Montijo, realizada a 20 de março 2019, a vereadora do pelouro do Desporto, Sara Ferreira, deu nota pública da aprovação da candidatura para a instalação de relvado sintético no Campo de Futebol de Pegões Cruzamento, apresentada pela Junta da União das Freguesias de Pegões ao Programa Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, Subprograma 2 da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

A instalação do relvado sintético representa um investimento de cerca de 99 mil e 20 euros, com a referida candidatura a comparticipar o financiamento de 50 por cento deste valor.

A vereadora Sara Ferreira realçou o “trabalho da Junta da União de Freguesias de Pegões e pela Câmara Municipal do Montijo, que, em conjunto, desenvolveram esforços que permitiram o sucesso desta candidatura”.

Salientou, igualmente, a política municipal na área desportiva que, em 2018, se traduziu num investimento de 140 mil euros na requalificação de diversas infraestruturas desportivas; na cooperação com o movimento associativo através de contratos-programa com apoio financeiro direto de 86 mil e 500 euros e apoios não financeiros (cedências de instalações, pagamento de seguros, entre outros), na ordem dos 326 mil euros; assim como no desenvolvimento regular de iniciativas que promovem a prática desportiva dos cidadãos.

segunda-feira, 18 de março de 2019

Serviço Público de Transporte de Passageiros




a maior alteração tarifária dos últimos anos
vai entrar em funcionamento

OS NOVOS PASSES "NAVEGANTE"

Os novos passes Navegante representam uma enorme redução no preço do transporte público na área metropolitana de Lisboa. 

A partir dessa data vão estar disponíveis 19 novos passes: um passe Navegante Metropolitano e 18 passes Navegante Municipal (um para cada município).


A partir de abril de 2019, vai entrar em funcionamento a maior alteração tarifária dos últimos anos.

Os novos passes Navegante representam uma enorme redução no preço do transporte público na área metropolitana de Lisboa. 
A partir dessa data vão estar disponíveis 19 novos passes: um passe Navegante Metropolitano e 18 passes Navegante Municipal (um para cada município).

O passe Navegante Metropolitano vai permitir utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. 
Terá um preço de 40 euros e uma validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido. 
Quem optar pelo Navegante Metropolitano poderá ir, por exemplo, de Setúbal até Mafra, utilizando qualquer operador do serviço público de transporte de passageiros com um único passe.

O Navegante Metropolitano terá a variante Navegante 12, com as mesmas características do Navegante Metropolitano. Permitirá utilizar gratuitamente todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. O Navegante 12 é gratuito para todas as crianças até aos 12 anos de idade (inclusive), isto é, até ao último dia do mês em que a criança faz 13 anos.

O Navegante Metropolitano terá a variante +65, destina-se a maiores de 65 anos, reformados e pensionistas, vai permitir utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. 
Terá um preço de 20 euros e uma validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

O Navegante Metropolitano Família tem as mesmas características do Navegante Metropolitano, permitirá que cada agregado familiar pague no máximo o valor de 2 passes Navegante Metropolitano ou seja 80 euros, independentemente do número de elementos do agregado familiar. É válido em todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. Este título é exclusivo de agregados com domicílio devidamente comprovado na área metropolitana de Lisboa. Também tem validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido (disponível a partir de julho de 2019).

O Navegante «nome do município» (Navegante Municipal) é válido para qualquer deslocação, em todos os serviços de transporte público regular de passageiros dentro de 1 dos 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa. 
Este passe terá um preço de 30 euros e uma validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.
O passe Navegante Municipal Família, tem as mesmas caraterísticas do Navegante Municipal, permitirá que cada agregado familiar pague no máximo o valor de 2 passes Navegante Municipal, ou seja 60 euros, independentemente do número de elementos do agregado familiar. É válido para qualquer deslocação, em todos os serviços de transporte público regular de passageiros dentro do respetivo município. (1 dos 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa). Este título é exclusivo de agregados com domicílio devidamente comprovado na área metropolitana de Lisboa. Também tem validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido (disponível a partir de julho de 2019).

sábado, 16 de março de 2019

DESCENTRALIZAÇÃO






Processo de transferência de competências 
previsto na Lei-Quadro da Descentralização


Em 14 de março de 2019 o Conselho de Ministros aprovou em definitivo três decretos-leis no âmbito do processo de transferência de competências previsto na Lei-Quadro da Descentralização.

Para os órgãos das freguesias são transferidas competências que se encontravam atribuídas aos municípios, entre as quais: 

a gestão e manutenção de espaços verdes,
assim como de feiras e mercados
a limpeza das vias e espaços públicos; 
a manutenção, reparação e substituição do mobiliário urbano instalado no espaço público;
a utilização e ocupação da via pública;
ou a autorização da realização de fogueiras, queimadas, lançamento e queima de artigos pirotécnicos, designadamente foguetes e balonas.

Foi ainda concretizada a transferência de competências no domínio do transporte de passageiros em vias navegáveis interiores, quer de caráter turístico quer do serviço público de transporte regular, assim como no domínio das áreas portuário-marítimas e áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico não afetas à atividade portuária.

quarta-feira, 13 de março de 2019

Montijo Afonsoeiro



VISITA AOS TERRITÓRIOS 
DA
UNIÃO DAS FREGUESIAS DE MONTIJO E AFONSOEIRO
DIAS 11 E 12 DE MARÇO DE 2019


O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, acompanhado pelos vereadores Maria Clara Silva, Ricardo Bernardes e Sara Ferreira, deu continuidade ao ciclo de visitas pelas freguesias do concelho, com a deslocação ao território da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, nos dias 11 e 12 de março, acompanhado por autarcas do Montijo e do Afonsoeiro.

Junto à Praça da Paz no Afonsoeiro
Aos autarcas da câmara, juntou-se o executivo da freguesia, liderado pelo presidente da junta, Fernando Caria, numa visita extensa que percorreu os diversos bairros e permitiu verificar, in loco, as intervenções recentemente efetuadas no espaço público e outras que necessitam de ser executadas.

No centro da cidade, Nuno Canta, Fernando Caria e a restante comitiva deram particular atenção à Frente Ribeirinha e as questões da reabilitação urbana. Estiveram, ainda, no Bairro da Caneira, onde os moradores solicitaram mais iluminação na estrada que liga o Montijo ao Samouco, e no Bairro do Saldanha, a analisar a futura intervenção na Praceta Cidade de Braga.

No dia ( 12 março 2019 ) passado na zona do Afonsoeiro, Alto das Vinhas Grandes, Charqueirão e Colinas do Oriente, os principais assuntos prenderam-se com a necessidade de marcação de lugares de estacionamento junto ao Centro de Saúde de Afonsoeiro, a poda de árvores em ruas no Alto das Vinhas Grandes, a limpeza e corte de ervas no Charqueirão e a colocação de pavimento nas áreas de circulação do Jardim da Praça da Paz para facilitar a mobilidade dos cidadãos.

Procurando dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas instituições de solidariedade social, no primeiro dia de visita teve lugar uma reunião com as instituições que oferecem respostas sociais no território da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

As instituições apontaram como principais problemáticas a necessidade de instalações próprias ou de obras nos edifícios existentes, assim como o reforço das parcerias com as autarquias e entre as próprias instituições.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo enalteceu o papel fundamental destas instituições na integração social, no combate à exclusão e no apoio à população de maior vulnerabilidade e mostrou a disponibilidade da câmara para continuar a cooperar com as instituições, no sentido da resolução de alguns dos problemas apresentados.

Nas reuniões com os munícipes, destacou-se a presença da Associação de Moradores das Colinas do Oriente que colocou aos autarcas um conjunto de intervenções que são necessárias realizar no espaço público daquele bairro, entre as quais a colocação de passadeiras sobre elevadas na Avenida Rainha Santa Isabel e a requalificação da fonte localizada na Praça da Liberdade.

Durante o dia, os autarcas da câmara e da junta já tinham estado nas Colinas do Oriente. Nuno Canta indicou, assim, aos munícipes que a câmara irá efetuar a sobre elevação de uma das passadeiras da Avenida Rainha Santa Isabel, para tentar minimizar as velocidades praticadas pelos automobilistas, e irá demolir a fonte e nivelar o pavimento no local, já que existe concordância com a comissão de moradores para a execução da intervenção.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Sarilhos Grandes


VISITA À 
Freguesia de Sarilhos Grandes
em 7 março 2019


No âmbito do périplo de visitas às freguesias, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, a vice-presidente Maria Clara Silva e os vereadores Ricardo Bernardes e Sara Ferreira estiveram no dia 7 de março na Freguesia de Sarilhos Grandes.


O dia de visita teve início com uma reunião na sede da junta com o seu executivo. Entre os vários assuntos expostos destaque para a reabilitação do edifício da junta, a necessidade de substituição da sinalização vertical de trânsito e a reabilitação dos equipamentos infantis na freguesia.


Seguiu-se a visita a alguns pontos da freguesia como a EB de Sarilhos Grandes, o JI do Arce, a Rua da Hortinha na Lançada, o Centro de Reformados e a Fábrica da Igreja da Paróquia de São Jorge.


À noite, o salão da AMUT, acolheu uma reunião com os munícipes. As questões colocadas prenderam-se com a falta de estacionamento, limpeza urbana e a necessidade de recuperar equipamentos infantis nas escolas, bem como a falta de espaço no Jardim de Infância do Arce.
O presidente informou que em relação à limpeza urbana, “a junta de freguesia e a câmara esforçam-se por fazer uma limpeza continuada. Iremos continuar a ter uma ação de limpeza do espaço público um esforço que, também, pressupõe a ajuda de cada um dos munícipes”, disse.
O presidente informou, ainda, que a autarquia vai realizar “um investimento de 35 mil euros na recuperação de três parques infantis nas escolas primárias e no jardim dos triângulos. A câmara vai financiar na integra a recuperação dos equipamentos”.
Maria Clara Silva esclareceu, em relação ao Jardim de Infância do Arce, que a autarquia concluiu que a melhor opção para o alargamento do espaço é não fazer um alargamento em betão. “Vamos colocar um pavilhão, que será instalado em agosto, com todas as condições”, esclareceu a vice-presidente.

Esta ronda de visitas às freguesias , que se iniciou em CANHA e prosseguiu em Sarilhos Grandes, tem incidido, em particular, sobre as questões socais. O executivo municipal pretende desta forma estar mais próximo das populações.

terça-feira, 5 de março de 2019

Dia Internacional da Mulher

MONTIJO  2019
A Câmara Municipal do Montijo celebra, mais uma vez, o Dia Internacional da Mulher. 

A data assinala-se a 8 de março e tem como momento alto a Cerimónia de Entrega de Medalhas de Distinção de Mérito Municipal a mulheres que se destacam na área do turismo, a partir das 18h00, no auditório da Galeria Municipal.
Ao programa de comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal do Montijo 

junta mais quatro eventos

A próxima exposição da Galeria Municipal do Montijo tem como protagonista uma mulher: a artista plástica Mariana Marote que inaugura, no dia 9 de março, às 16h00, a exposição “Elementa”. Mariana Marote é uma jovem artista com algumas raízes no Montijo. Em 2013 recebeu o Prémio Aquisição da Bienal de Cerveira. Os seus trabalhos revelam a sua profunda ligação à natureza.

Dia Internacional da Mulher - Montijo - 2019

Através dos projetos de envelhecimento ativo, no dia 12 de março, a partir das 15h00, no auditório da Galeria Municipal, será promovida a palestra “Mulheres que marcaram a História de Portugal”, que tem como oradora Ana Pessoa, professora do Instituto Politécnico de Setúbal.

No dia 15 de março, às 18h00, no Museu Municipal será inaugurada a exposição “Estipêndio Enjorcado” da artista plástica Vanda Palma. É por meio da ilustração tridimensional que a artista conta as suas estórias, utilizando caixas de madeira constrói pequenos mundos, quase em exclusivo povoados por figuras femininas que criam os cenários de tragicomédia que povoam o imaginário da autora.

Para finalizar, no dia 28 de março, também no auditório da Galeria Municipal, a partir das 9h30, terá lugar a conferência “Igualdade e Cidadania – discriminações que persistem”, promovida pela câmara e pela Plataforma Supraconcelhia da Península de Setúbal da Rede Social.