terça-feira, 31 de março de 2020

MONTIJO: EXECUTIVO MUNICIPAL A TRABALHAR NO COMBATE À PANDEMIA


Câmara Municipal do Montijo 
continua a implementar medidas 
em resposta à pandemia da COVID-19

No seguimento de muitas outras medidas já tomadas e em execução o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, reuniu , em 30 de março 2020, com os responsáveis das instituições de solidariedade social do concelho que têm lares/residências seniores em funcionamento, para programar a realização de testes ao novo coronavírus aos utentes destes lares.


A reunião contou com as presenças da Santa Casa da Misericórdia do Montijo, da Santa Casa da Misericórdia de Canha, da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, da Associação Caminho do Bem Fazer e das Residências Montepio.

Ficou acordado que as instituições vão indicar o número de testes necessários em cada lar, tendo o presidente da câmara assegurado o apoio financeiro a esta ação de saúde pública, que foi concertada com as autoridades de saúde pública locais e decorre das indicações da Direção Geral da Saúde, que aconselhou a realização de testes ao novo coronavírus nos lares.
Articulação entre a Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde 
e a Divisão de Educação

No âmbito das medidas e serviços de apoio social que a Câmara Municipal do Montijo está a implementar em resposta à pandemia da COVID-19, estão a ser confecionadas e entregues refeições às pessoas economicamente mais vulneráveis que contactaram a Linha Municipal de Apoio Social.

Numa articulação entre a Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde e a Divisão de Educação, as refeições estão a ser confecionadas na Escola Básica do Areias e as ementas são supervisionadas por uma nutricionista por forma a garantir a sua qualidade e equilíbrio.

Também no quadro destas medidas de apoio social, a Câmara Municipal do Montijo decidiu não proceder à cobrança das comparticipações referentes aos Serviços de Apoio à Família (fornecimento de Refeições e Atividades de Animação e Apoio à Família), parcialmente prestados no mês de março, nos estabelecimentos de ensino de pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho.

Esta medida visa contribuir para atenuar os constrangimentos financeiros que estão a ser sentidos por algumas famílias, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A decisão encontra-se legalmente fundamentada pela deliberação da Câmara Municipal do Montijo de 18 de março 2020, que isentou o pagamento de taxas, tarifas ou preços associados a serviços ou bens que não podem ser prestados aos munícipes devido à COVID-19.

sexta-feira, 13 de março de 2020

PEGÕES, RESERVATÓRIO DE ÁGUA, REABILITAÇÃO



Reservatório de Água de Pegões

ESCLARECIMENTO DO GABINETE DA PRESIDÊNCIA
com data de 11 de março 2020


Na sequência de alguma desinformação e questões levantadas sobre a empreitada de reabilitação do Reservatório de Água de Pegões, prestamos o seguinte esclarecimento:


1 - Hoje, 11 de março, foi restabelecido o normal funcionamento do Reservatório de Água de Pegões, que foi alvo de uma intervenção profunda de requalificação com o objetivo central de salvaguardar a saúde pública e garantir a qualidade no abastecimento público de água naquela localidade.

2 - A intervenção na cuba do reservatório está concluída, tendo sido utilizados materiais adequados para o contacto com água para abastecimento público. Estão a ser finalizados os trabalhos de recuperação estrutural e pintura exterior.

3 - A obra em causa integra o Plano de Manutenção dos Reservatórios de Abastecimento Público dos SMAS Montijo, que se iniciou com a reabilitação dos reservatórios das Taipadas e dos Afonsos e que irá continuar com a intervenção no depósito de água de Santo Isidro de Pegões, representando um investimento total de 350 mil euros.

4 - Durante o decurso da obra no interior do reservatório, que decorreu de 10 de fevereiro a 11 de março, a população foi abastecida pelo reservatório dos Afonsos, sendo assim possível manter o abastecimento de água à população, apesar de, efetivamente, se terem verificado situações de baixa pressão em horas de maior consumo.

5 - A população de Pegões foi atempadamente alertada para eventuais constrangimentos no abastecimento de água, tendo sido aconselhada a adotar atitudes regradas na sua utilização, recomendações que acreditamos terem sido seguidas pela população.

6 - A reabilitação dos reservatórios de água municipais é fundamental na proteção da saúde pública e para garantirmos a qualidade da água distribuída às nossas populações, pelo que continuaremos a desenvolver este trabalho na convicção que estamos a contribuir para a qualidade de vida de todos os montijenses.

Montijo, 11 de março de 2020
O Gabinete da Presidência


_____________________________________________________________________
RECORDA-SE 


O Aviso corte de água \\ Pegões \\ 28-02 a 20-03-2020 

DIVULGADO PELOS SMAS 
em 27 de fevereiro de 2020 :

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento do Município de Montijo vêm por este meio informar que, devido à necessidade de alargar o prazo de execução das obras de reparação, impermeabilização, limpeza e desinfeção da cuba de armazenamento do reservatório de água de Pegões Cruzamento, poderão ocorrer oscilações de pressão e caudal de água na rede, ou mesmo cortes temporários, entre os dias 28 de fevereiro e 20 de março, nas seguintes localidades:
• Pegões; • Pegões Gare; • Afonsos; • Craveiras.
Solicita-se à população que durante os dias em que decorrem as obras, adote uma atitude regrada na utilização da água, evitando consumos excessivos, que podem acentuar falhas no abastecimento.

quinta-feira, 5 de março de 2020

AEROPORTO MONTIJO



                         AEROPORTO
Nuno Canta  esteve em audiência, em Belém, com o Primeiro-Ministro António Costa

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, informou , dia 4 de março 2020, em reunião de câmara, que esteve em audiência, em Belém, com o Primeiro-Ministro António Costa, o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

Em declaração, o presidente da câmara disse ter estado na reunião com objetivo claro de defesa do aeroporto do Montijo, afirmando que “é uma decisão histórica com fundamento estratégico, económico e de coesão social” e “uma oportunidade única para a internacionalização da economia, para a coesão do Arco Ribeirinho Sul e da Península de Setúbal, para concretizar a ambicionada cidade das duas margens”.

“Um novo aeroporto no Montijo será certamente um investimento estratégico para recentrar a geografia económica da Área Metropolitana de Lisboa, de tal forma que permite um planeamento com base em políticas públicas de desenvolvimento sustentável e, por essa via, podemos defender melhor os recursos naturais e o ambiente” reiterou o autarca, sublinhando que o nova estrutura é “o maior investimento da última década previsto para o país e, neste caso, para a Península de Setúbal.”

Nuno Canta relembrou que a BA6 foi escolhida "por ser uma localização viável do ponto de vista do interesse nacional, do ponto de vista da estratégia do país, da geografia e da economia e também, agora, com a licença ambiental, podemos acrescentar o ambiente”.

As vantagens do novo aeroporto são claras defendeu o autarca: “originará efeitos positivos na demografia, no emprego, na competitividade, na internacionalização, na atracão de investimento, na promoção do turismo, dos transportes públicos e na qualidade de vida das pessoas.”

O presidente concluiu a sua intervenção, afirmando que transmitiu ao Primeiro-Ministro que “apesar de respeitar a opção política dos autarcas que se opõem ao novo aeroporto, discordamos, em absoluto, dessa posição contra os investimentos no nosso concelho e na nossa região”, apelando ao “bom senso político de todos, ao sentido do interesse nacional e das populações”.

CLÍNICA CUF no Montijo

Clínica CUF no Montijo
investimento perspetiva-se que seja superior a 
6 milhões de euros


Foi assinado o contrato de urbanização relativo à Clínica CUF no Montijo.

Foi assinado em 3 de março 2020, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o contrato de urbanização que vai permitir a construção e instalação da Clínica CUF no Montijo, na Rua Joaquim de Almeida, nas imediações do Quartel dos Bombeiros Voluntários do Montijo.

O documento assinado entre o Município do Montijo e a empresa promotora, a Winnerules Lda, formaliza as obras a executar pelo promotor na área de domínio público, nomeadamente, a criação de arruamentos, de passeios, de uma rotunda, de um troço da ciclovia, reperfilamento do troço da Rua Joaquim de Almeida com reformulação do estacionamento, e, ainda, um novo jardim.

O valor estimado destas obras é de 286 mil 485 euros e o investimento total na Clínica de Proximidade CUF perspetiva-se que seja superior a 6 milhões de euros. As referidas obras deverão ser realizadas no prazo máximo de um ano e estar rececionadas provisoriamente até à emissão da autorização de utilização da clínica.

As clínicas e hospitais CUF são propriedade do grupo José de Mello Saúde, funcionando em rede por todo o país, numa ótica de complementaridade na oferta de serviços de saúde.