terça-feira, 31 de março de 2020

MONTIJO: EXECUTIVO MUNICIPAL A TRABALHAR NO COMBATE À PANDEMIA


Câmara Municipal do Montijo 
continua a implementar medidas 
em resposta à pandemia da COVID-19

No seguimento de muitas outras medidas já tomadas e em execução o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, reuniu , em 30 de março 2020, com os responsáveis das instituições de solidariedade social do concelho que têm lares/residências seniores em funcionamento, para programar a realização de testes ao novo coronavírus aos utentes destes lares.


A reunião contou com as presenças da Santa Casa da Misericórdia do Montijo, da Santa Casa da Misericórdia de Canha, da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, da Associação Caminho do Bem Fazer e das Residências Montepio.

Ficou acordado que as instituições vão indicar o número de testes necessários em cada lar, tendo o presidente da câmara assegurado o apoio financeiro a esta ação de saúde pública, que foi concertada com as autoridades de saúde pública locais e decorre das indicações da Direção Geral da Saúde, que aconselhou a realização de testes ao novo coronavírus nos lares.
Articulação entre a Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde 
e a Divisão de Educação

No âmbito das medidas e serviços de apoio social que a Câmara Municipal do Montijo está a implementar em resposta à pandemia da COVID-19, estão a ser confecionadas e entregues refeições às pessoas economicamente mais vulneráveis que contactaram a Linha Municipal de Apoio Social.

Numa articulação entre a Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde e a Divisão de Educação, as refeições estão a ser confecionadas na Escola Básica do Areias e as ementas são supervisionadas por uma nutricionista por forma a garantir a sua qualidade e equilíbrio.

Também no quadro destas medidas de apoio social, a Câmara Municipal do Montijo decidiu não proceder à cobrança das comparticipações referentes aos Serviços de Apoio à Família (fornecimento de Refeições e Atividades de Animação e Apoio à Família), parcialmente prestados no mês de março, nos estabelecimentos de ensino de pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho.

Esta medida visa contribuir para atenuar os constrangimentos financeiros que estão a ser sentidos por algumas famílias, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A decisão encontra-se legalmente fundamentada pela deliberação da Câmara Municipal do Montijo de 18 de março 2020, que isentou o pagamento de taxas, tarifas ou preços associados a serviços ou bens que não podem ser prestados aos munícipes devido à COVID-19.

Sem comentários:

Enviar um comentário