REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONTIJO
DO DIA 29 ABRIL 2020
DECLARAÇÃO
sobre a saúde pública e o ambiente
Na reunião foi aprovado por unanimidade um conjunto de propostas, entre elas uma de apoio extraordinários no valor de 33 mil euros a 28 associações desportivas e culturais do concelho do Montijo, no âmbito das medidas de estímulo económico no âmbito da pandemia de covid-19.
Outra proposta aprovada por unanimidade foi
o cancelamento das Festas Populares de S. Pedro em 2020.
candidatura do Montijo ao concurso «7 Maravilhas de Portugal»
com a Festa de Nossa Senhora da Atalaia
conclusão da obra da ETAR de Canha
1. O presidente Nuno Canta apresentou uma DECLARAÇÃO sobre a saúde pública e o ambiente no panorama do covid-19 e dando a informação da conclusão da obra da ETAR de Canha.
“Finalmente teremos o tratamento devido dos efluentes do Montijo e do antigo povoamento de Canha, que durante muitos anos foram lançados para a ribeira de Canha, transformando-a num problema de saúde pública.
Ao fim de 46 anos a obra foi concluída, com a qual todos nos devemos congratular, mas também responsabilizar pelo tempo que levou a ser feita”
O presidente destacou também o “espírito cívico dos montijenses durante o confinamento” e solicitou o mesmo” sentido de responsabilidade” após o fim do estado de emergência e referiu ainda algumas das medidas aplicadas pela autarquia “para ajudar os cidadãos, famílias e micro-empresas que estão mais vulneráveis”.
O Presidente apresentou Outra Informação acerca da reunião que o executivo manteve com os lares públicos “nos quais já foram realizados testes de covid-19, os quais revelaram que até ao momento não existem infectados. "
"Na próxima semana, no âmbito de um programa nacional, os testes vão ser alargados a lares privados o que nos irá permitir uma ‘radiografia’ a este sector” - disse o Presidente.
Sobre os números de casos, afirmou : - “continuam baixos, a maior parte importados, e sem cadeias activas. Tivemos ainda casos de confinamento obrigatório que não foi cumprido e criou alguma conflitualidade com as autoridades policiais, mas que estão controladas. A nossa situação está perfeitamente controlada e dizer ainda que os 44 casos que surgem no relatório da DGS, trata-se do número cumulativo desde Março.”
Àcerca das Carreiras e Horários dos TST ( Transportes Sul do Tejo) Nuno Canta frisou “essa é uma preocupação que já manifestámos na última reunião de câmara e foi transmitido ao primeiro secretário da AML, em como as carreiras têm de ser retomadas, sendo que serão também emitidas orientações sobre as medidas de segurança que vão passar a ser obrigatórias nos transportes públicos. A posição da Câmara Municipal em relação à reposição das carreiras que foram suspensas é intransigente junto da AML porque estas foram retiradas por uma decisão unilateral da TST, e iremos continuar a acompanhar com total empenho esta situação".
Durante a Reunião Nuno Canta revelou ainda que "algumas medidas de promoção do comércio estão já a ser debatidas com a Associação de Comércio da Baixa. Sobre as linhas de apoio, já temos uma gratuita para idosos e estávamos a pensar numa linha para empresas."
Disse, também, " já temos alguns pedidos por parte de universidades que estão a realizar estudos sobre os efeitos da pandemia. Podemos pensar em procurar uma universidade para realizar uma avaliação concreta sobre os efeitos da pandemia.”
Disse, também, " já temos alguns pedidos por parte de universidades que estão a realizar estudos sobre os efeitos da pandemia. Podemos pensar em procurar uma universidade para realizar uma avaliação concreta sobre os efeitos da pandemia.”
2. A Vice Presidente e vereadora Maria Clara Silva (PS) na Declaração sobre o ‘regresso à normalidade anormal’ referiu que a Câmara Municipal irá reabrir os serviços ao público a partir de 4 de Maio, “cumprindo as devidas medidas de proteção, com o regresso dos trabalhadores que estavam em teletrabalho, mas com horários desfasados para cumprimento das normas de segurança” e indicou ainda que as escolas secundárias do concelho vão ser alvo de ações de desinfeção por parte de elementos das Forças Armadas.

4. A vereadora Sara Ferreira explicou o processo de candidatura do Montijo ao concurso «7 Maravilhas de Portugal» com a Festa de Nossa Senhora da Atalaia e ainda o desafio aos montijenses para celebrar o Dia Mundial da Dança.
A vereadora Sara Ferreira garantiu que está a ser preparada uma candidatura como Património Imaterial da Humanidade.
Deixou ainda uma saudação ao 1.º de Maio e os problemas que a pandemia de covid-19 causou aos trabalhadores, aprovada por unanimidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário