quinta-feira, 21 de maio de 2020

Dia Municipal da Diversidade Cultural


No dia 21 de maio 
comemora-se o Dia Municipal da Diversidade Cultural

No dia 21 de maio comemora-se o Dia Municipal da Diversidade Cultural. Considerando os atuais constrangimentos, foi proposto a dois dos parceiros da Câmara Municipal do Montijo que desenvolvem um trabalho mais próximo com a comunidade migrante, que participassem nas comemorações com trabalhos alusivos aos países de origem da população envolvida nos seus projetos.

A proposta foi aceite pelas crianças e jovens, migrantes e de etnia cigana do Projeto Kont@rte - E7G e pelos adultos, alunos do curso de PFOL – Português para Falantes e Outras Línguas do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra.

O objetivo foi envolvê-los na produção de trabalhos que espelhassem as suas origens.

Resultaram daí partilhas, de conhecimentos e experiências, dos quatro cantos do mundo, que nos lembram que a diversidade cultural só nos enriquece enquanto comunidade.

A Câmara Municipal do Montijo tem desenvolvido e implementado medidas que promovem o acolhimento e a integração da população migrante, procurando facilitar o processo de migração, através da concretização de objetivos/medidas em diversas áreas: Mercado de Trabalho e Empreendedorismo; Educação e Língua; Saúde; Serviços de Acolhimento e Integração; Racismo, Discriminação; Cidadania e Participação Cívica.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

REUNIÃO DA CÂMARA DE MONTIJO DE 13 DE MAIO DE 2020


Câmara de Montijo 
aprovou em 13 de maio de 2020
pacote de medidas 
destinadas a apoiar o comércio tradicional


Na sequência do que a Câmara Municipal do Montijo tinha aprovado, em reunião realizada a 1 de abril 2020  -   um pacote de medidas de estímulo económico e social para minorar e contrariar os impactos socioeconómicos da COVID-19 nas famílias e empresas do concelho, a Câmara aprovou, na Reunião de 13 de maio de 2020, por unanimidade, um Pacote de Medidas destinadas a apoiar o Comércio tradicional.

Detalhando as medidas, começamos pelo alargamento excecional e temporário, até 100 por cento, das esplanadas (para os estabelecimentos que já têm esta funcionalidade). Não se trata de aumentar o número de mesas nas esplanadas, mas sim de redistribuição de mesas por uma área maior como forma de salvaguarda do distanciamento social e de mitigação dos impactos negativos das medidas de contenção que os cafés e restaurantes estão obrigados a implementar, tendo em conta a legislação excecional da covid-19.

Esta é uma medida de continuidade na política municipal de desagravamento fiscal e isenção de taxas às micro, pequenas e médias empresas. A este propósito, recordamos que a câmara já isentou as taxas de publicidade e de ocupação de espaço público (onde se incluem as esplanadas) até ao final do mês de junho.

A autarquia vai, também, criar um espaço de apoio especializado para as micro, pequenas e médias empresas, em parceria com a Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo e outras entidades. Os objetivos são a disponibilização de informação online atualizada, a realização de webinares e a criação de uma linha de apoio telefónico e por email para divulgação das medidas de apoio criadas pelo governo, potenciando a informação e o apoio aos comerciantes.

Será, igualmente, dinamizada uma campanha de sensibilização com distribuição, numa primeira fase, de 200 kit’s de máscaras junto dos comerciantes, assim como campanhas promocionais de divulgação do comércio local e de dinamização da baixa do Montijo, por meio de atividades no espaço público e por meio de iniciativa de caráter digital. A câmara comprometeu-se, ainda, a continuar o investimento municipal na melhoria do espaço público.

Consciente que o comércio local está particularmente vulnerável ao impacto socioeconómico da pandemia de covid-19, a Câmara Municipal do Montijo pretende minimizar esse através destas medidas municipais e de outras que já foram implementadas ou que possam vir a ser criadas, procurando adotar uma estratégia de atuação assente no apoio e estímulo à economia local.

Apoios financeiros à Cercima e à Casa do Povo de Canha

No contexto da pandemia de covid-19, em periodo de Estado nacional de Calamidade, a Câmara Municipal do Montijo aprovou, por unanimidade, na reunião de 13 de maio 2020, a atribuição de apoios financeiros à Cercima e à Casa do Povo de Canha, no valor total de 21 mil euros.

O apoio à Cercima tem como objetivo a aquisição e instalação de um túnel de descontaminação nas instalações da associação, no valor de 8 mil euros. Este equipamento permite minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus, uma vez que reduz em 60 a 70 por cento a carga viral na roupa e equipamentos de proteção individual.

A Cercima – Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de Montijo e Alcochete considera de extrema importância este equipamento, até porque a generalidade dos seus utentes tem particular vulnerabilidade devido a patologias associadas e às dificuldades no cumprimento das regras de distanciamento social, de higiene e de etiqueta respiratória.

Por sua vez, à Casa do Povo de Canha vai ser concedido um apoio de 13 mil euros para comparticipação na aquisição de uma viatura para o serviço de distribuição de refeições no âmbito da valência de apoio domiciliário.

Tal como muitas outras instituições, com o encerramento dos centros de dia e o isolamento social dos idosos, devido ao risco acrescido desta população face à covid-19, também a Casa do Povo de Canha viu redobrar o número de utentes na resposta de apoio domiciliário, contabilizando agora mais de 80 utentes.

A viatura destina-se a fazer face a este aumento de procura, num território rural com distâncias significativas entre núcleos residenciais, o que faz com que, diariamente, o Serviço de Apoio Domiciliário da Casa do Povo de Canha percorra mais de 180 quilómetros para assegurar as três visitas essenciais aos utentes (manhã com higiene, almoço e jantar).

Transferência financeira de 34 mil 357 euros 
para os agrupamentos de escolas e escola não agrupada do município

A Câmara Municipal do Montijo aprovou na reunião pública de 13 de maio 2020, por unanimidade, a transferência financeira de 34 mil 357 euros para os agrupamentos de escolas e escola não agrupada do município.

A medida tem como objetivo suportar encargos com serviços externos essenciais ao funcionamento das escolas de 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário do concelho, no período compreendido entre maio e agosto de 2020.

Desde 1 de janeiro de 2020, que a Câmara Municipal do Montijo é responsável pelos encargos com o fornecimento de serviços externos (eletricidade, água, comunicações, combustíveis, material de escritório, serviços de limpeza e higiene) necessários ao funcionamento normal da Escola D. Pedro Varela, da Escola Básica Integrada do Esteval, da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, da Escola Básica 2+3 de Pegões e da Escola Secundária Jorge Peixinho.

Recorde-se, que o Município do Montijo aceitou todas as competências transferidas do Estado para os Municípios, ao abrigo da Lei-Quadro da Transferência de Competências para as Autarquias Locais e para as Entidades Intermunicipais (Lei n.º 50/2018 de 16 de agosto) e demais diplomas sectoriais, como é o caso do Decreto-Lei n.º 21/2019, de 30 de janeiro, que concretiza a transferência de competências no domínio da educação.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

CÂMARA MONTIJO e REABERTURA DO COMÉRCIO LOCAL

Câmara de Montijo 
reúne em 13 de maio de 2020

MEDIDAS MUNICIPAIS 
NO ÂMBITO 
DA REABERTURA DO COMÉRCIO LOCAL 



Entre os Assuntos que vão estar em discussão e aprovação, na Ordem de Trabalhos, contam-se MEDIDAS MUNICIPAIS NO ÂMBITO DA REABERTURA DO COMÉRCIO LOCAL ;

O Apoio financeiro à CASA DO POVO DE CANHA será outro dos assuntos a tratar e deliberar, bem como o APOIO FINANCEIRO à CERCIMA  .

Discutida será também a não adjudicação do Procedimento concursal - LOCAL : " Centro Escolar do Afonsoeiro"


















sábado, 9 de maio de 2020

MONTIJO ESCLARECIMENTO DO GABINETE DA PRESIDÊNCIA

Esclarecimento 
8 maio 2020
sobre a transmissão do Coronavírus 
nas empresas de transformação de carnes do Montijo

" Não se regista qualquer transmissão ativa na comunidade. 
Por determinação das autoridades envolvidas na contenção da transmissão, todos os casos testados positivos para o coronavírus estão em isolamento domiciliário obrigatório, incluindo os casos assintomáticos "



O Município do Montijo acompanha diariamente a situação de evolução dos casos positivos para o coronavírus no concelho. Mantemos um contacto regular com a autoridade de saúde concelhia, com os agentes de proteção civil, com os serviços municipais de apoio domiciliário, com as Juntas de Freguesia e com acompanhamento da concretização das medidas aprovadas pela câmara para combater a pandemia. Esse trabalho é do conhecimento dos montijenses.

Contudo, atendendo ao elevado número de dúvidas manifestadas pela comunicação social e nas redes sociais relativos aos casos positivos para o coronavírus nos trabalhadores de empresas de trabalho temporário contratadas pelas empresas de abate e transformação de carnes no Montijo, consideramos oportuno o esclarecimento dos assuntos que mais dúvidas têm suscitado:

1. O seguimento dos casos positivos para o coronavírus é realizado pela autoridade concelhia de saúde que, de acordo com a Lei, detém a competência para tal.

2. Todos os casos testados positivos para o coronavírus no Montijo encontram-se reportados no Boletim Diário da Direção Geral de Saúde.

3. Como responsável máximo da Proteção Civil Municipal, o Presidente da Câmara acompanha, em permanência, todas as situações reportadas pelas autoridades de saúde públicas do concelho e nacionais. A proteção civil municipal tem disponibilizado todos os meios necessários no combate à pandemia.

4. A responsabilidade pela higiene, segurança e saúde dos trabalhadores é da inteira responsabilidade das empresas envolvidas. Por isso mesmo, as autoridades de saúde públicas e a Proteção Civil Municipal determinaram a realização de uma bateria de testes a todos os trabalhadores que eventualmente tenham tido contacto com os casos positivos iniciais.

5. As empresas envolvidas assumiram de imediato a realização de cerca de 140 testes, dos quais deram positivo ao coronavírus 39 trabalhadores, residentes em vários concelhos.

6. Por determinação das autoridades envolvidas na contenção da transmissão, todos os casos testados positivos para o coronavírus estão em isolamento domiciliário obrigatório, incluindo os casos assintomáticos.

7. De acordo com informação prestada pela autoridade concelhia de saúde, os casos referidos anteriormente são importados, não se registando, até à data, qualquer transmissão ativa na comunidade.

Em nome do povo montijense, o Presidente da Câmara Municipal do Montijo deixa uma palavra de agradecimento a todas as entidades envolvidas na contenção da transmissão e no trabalho exemplar que realizaram para salvar vidas.

Gabinete da Presidência 
Montijo, 8 de maio de 2020

sexta-feira, 8 de maio de 2020

SAÚDE PÚBLICA MONTIJO

fundamental para a saúde pública
O município de Montijo, face ao período de pandemia, tem vindo a reforçar o investimento realizado na área da Saúde

"Em gastos diversos, só nesta última fase pandémica, 
a Câmara Municipal já investiu 600 mil euros"
 "Isto sem contar com as isenções de taxas nem com a redução na área dos arrendamentos sociais e a facturação social"




"Em gastos diversos, só nesta última fase pandémica, a Câmara Municipal já investiu 600 mil euros"
 "Isto sem contar com as isenções de taxas nem com a redução na área dos arrendamentos sociais e a facturação social".

Depois do rastreio efectuado a 403 funcionários dos lares privados no concelho, a Câmara do Montijo prevê a continuação da testagem à Covid-19, no âmbito do plano definido na Área Metropolitana de Lisboa, já na próxima semana ( de 11 a 15 maio 2020 ) .

Vão ser feitos cerca de 200 testes a funcionários das creches das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Paralelamente, o município já iniciou o processo que visa testar os operacionais das duas associações humanitárias de bombeiros do concelho, Montijo e Canha.

O rastreio às duas corporações será financiado pela autarquia.

O investimento é visto ainda pelo  Presidente da Câmara de Montijo, Nuno Canta, como "fundamental para a saúde pública".

E a saúde pública no Montijo, defende o Presidente Nuno Canta, "está bem acautelada".

Nesse domínio, o município tem vindo ultimamente, face ao período de pandemia, a reforçar o investimento realizado na área da Saúde.

"Em gastos diversos, só nesta última fase pandémica, a Câmara Municipal já investiu 600 mil euros"

"Isto sem contar com as isenções de taxas nem com a redução na área dos arrendamentos sociais e a facturação social".

O montante tem sido investido nas mais diversas medidas de prevenção que integram o plano estratégico de contingência colocado em prática pela autarquia, conforme lembrou o Presidente Nuno Canta.

"Desde máscaras a equipamentos de protecção individual, passando pelos produtos para desinfecção do espaço público até à realização de testes de despistagem à Covid-19 nos lares da rede social, entre outras", disse o Presidente Nuno Canta.

Ao abrigo do plano definido na Área Metropolitana de Lisboa, nos últimos dias, foram rastreadas mais de quatro centenas de funcionários de lares privados ( ver Post Testes de despistagem de 5 de maio ). 

Antes, o Município já havia custeado a testagem nas quatro instituições de acolhimento da rede social.

Recorde-se, ainda, que a obra da Estação de Tratamento de Águas Residuais [ETAR] de Canha arrancou no ano passado e foi agora concluída, devendo ser inaugurada em breve.

O investimento realizado no Concelho de Montijo na construção deste tipo de equipamentos na última década – cerca de 26 milhões de euros no total - é uma poderosa alavanca para a melhoria da Saúde Pública em todo o Concelho.

terça-feira, 5 de maio de 2020

TESTES DE DESPISTAGEM no CONCELHO DE MONTIJO

Testes de despistagem ao novo coronavírus 
nos lares de idosos privados 
do concelho do Montijo
Vereador Ricardo Bernardes

Durante a  semana de 4  a  8  de maio de 2020 , terá início a realização de testes de despistagem ao novo coronavírus nos lares de idosos privados do concelho do Montijo, numa ação articulada entre Área Metropolitana de Lisboa (AML), o Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal e a Câmara Municipal do Montijo.

Serão realizados cerca de 600 testes aos trabalhadores dos lares, através de um programa de intervenção preventiva que a AML está a executar nos seus 18 municípios, em parceria com as autoridades governamentais, o Instituto de Medicina Molecular de Lisboa e o Hospital Egas Moniz.

Ao contrário do que vai acontecer na generalidade dos municípios do distrito de Setúbal, onde os testes vão iniciar nos lares da rede pública, no Montijo estes testes vão ter lugar nas estruturas residenciais para idosos da rede privada, pois a Câmara Municipal do Montijo já tinha financiado os testes nos lares da rede solidária, através de apoio financeiro de 50 mil euros à União Mutualista Nossa Senhora da Conceição.

Esta decisão, que apenas outro município tomou em todo o território da responsabilidade do Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, é da maior importância, “pois permite que se comecem agora a testar os lares detidos por instituições privadas e outras respostas de natureza residencial, como sejam Centros de Acolhimento Temporário, Lares de Jovens ou a Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica”, afirmou o vereador do pelouro da Ação Social, Ricardo Bernardes.

“Estamos, pois, numa fase mais avançada que outros concelhos, que apenas agora vão começar os testes aos lares das instituições particulares de solidariedade social e, somente, a técnicos e trabalhadores. Ganhámos tempo e ganhámos segurança. Este facto mostra claramente que a estratégia seguida pelo executivo da Câmara Municipal do Montijo, a coloca na linha da frente entre os municípios com respostas mais rápidas, mais amplas e mais eficazes à crise”, acrescentou.

O vereador Ricardo Bernardes informou que, até ao momento ( 29/04/20), os testes financiados pelo município que estão em curso nos lares da Santa Casa da Misericórdia do Montijo, da União Mutualista Nossa Senhora do Conceição, da Santa Casa da Misericórdia de Canha e da Associação Caminho do Bem Fazer revelaram que não existem casos positivos de covid-19. 

segunda-feira, 4 de maio de 2020

CANHA abril maio 2020

um investimento 
superior a 120 mil euros 
na Freguesia de Canha

O Município do Montijo está a proceder a um investimento superior a 120 mil euros na Freguesia de Canha, através a remodelação de parte da rede de abastecimento de água e calcetamento de várias artérias.
Está em curso uma empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água nas ruas da Nazaré, do Celeiro, António Boleto Ferreira e Humberto Delgado. A empreitada tem o valor de 37 mil euros e inclui, também, a execução ou substituição de ramais de ligação.

A intervenção, que está a ser executada pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento do Montijo, procura melhorar a qualidade do abastecimento de água na freguesia, através da substituição da tubagem de fibrocimento, ainda, existente no local.
Simultaneamente, nas mesmas ruas, a Câmara Municipal do Montijo está a proceder à substituição e regularização de calçadas, numa obra de valor superior a 83 mil euros.