Câmara Municipal do Montijo
Reunião
de 14 de outubro 2020
com o reinício da presença de Público
Desde março 2020 até 14 outubro de 2020, a Câmara Municipal do Montijo investiu perto de 850 mil euros no combate à covid-19, em apoios financeiros, aquisição de bens e de serviços.
O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, iniciou a sua participação na reunião do dia 14 outubro de 2020 com o balanço quinzenal da covid-19 no concelho, informando que nas últimas duas semanas houve um aumento do número de casos ativos no concelho, à semelhança do que está acontecer em todo o país.
A vice-presidente, Maria Clara Silva, que tem o pelouro da gestão financeira, fez, na reunião do dia 14 de outubro de 2020, realizada no Cineteatro Joaquim de Almeida em Montijo, um balanço do investimento e do trabalho da autarquia na prevenção e combate à covid-19, afirmando que “a câmara municipal adaptou-se à nova realidade, adquiriu equipamentos de proteção individual (EPI’s), máscaras, desinfetantes, máquinas e tapetes desinfetantes, computadores portáteis, termómetros, distribuiu EPI’s pelas instituições sociais, forças de segurança, bombeiros, máscaras pelo comércio tradicional, tomou medidas de apoio às famílias e incentivo às pequenas e médias empresas”.
Maria Clara Silva referiu, ainda, o investimento municipal assumido com os testes de despistagem à doença junto do pessoal dos lares de idosos da rede pública/social do concelho, tendo os serviços da segurança social testado os lares privados. No âmbito da sua estrutura funcional e laboral, a câmara implementou ações de despistagem junto dos trabalhadores municipais, incluindo o pessoal afeto às escolas e às atividades de enriquecimento curricular.
Foi aprovada a aquisição de mais dois terrenos para o património municipal
As propostas foram aprovadas por unanimidade
Em concreto, a primeira proposta diz respeito a uma parcela de terreno com 465 m2, localizada na Rua Eça de Queiroz, no Bairro do Esteval, e integrada na Área de Reabilitação Urbana do Município do Montijo e respetiva Operação de Reabilitação Urbana, que permitirá dar continuidade natural à estrutura verde principal da cidade, possibilitando a ligação entre o espaço urbano consolidado do Bairro do Esteval e o espaço verde do Corredor do Vale Salgueiro.
A proposta aprovada contempla o pagamento do valor de oito mil euros à proprietária do terreno, isentando a mesma do pagamento de 4 mil 984 euros referentes às taxas urbanísticas de legalização da moradia e terreno contíguo à parcela de terreno que passa, agora, para o património municipal.
Por sua vez, a segunda proposta aprovada diz respeito à aquisição de um terreno, com 800 m2, com o objetivo de construção de edifício para instalação de serviços municipais ou de coletividades. O referido terreno fica localizado junto ao cemitério municipal São Sebastião, no Montijo, no gaveto formado pela Rua José Neto e a Rua Egas Moniz. O valor de aquisição é de 75 mil euros.
Com estas duas aquisições, a Câmara Municipal do Montijo dá prossecução à sua política de aumento do património municipal, conferindo ao município novos espaços para a implementação de projetos nas suas diversas áreas de atuação, nomeadamente na expansão dos espaços verdes essenciais à qualidade ambiental da cidade e na qualificação dos serviços públicos municipais.
O Vereador Ricardo Bernardes, com o Pelouro que integra a Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde, apresentou, sendo aprovadas, as seguintes Propostas :
Sem comentários:
Enviar um comentário