terça-feira, 22 de dezembro de 2020

CÂMARA DE MONTIJO EM MOVIMENTO

 

 Obras de requalificação da Escola Básica Joaquim de Almeida


Em dezembro de 2020 estão em fase de acabamentos as obras de requalificação da Escola Básica Joaquim de Almeida (1º ciclo do ensino básico e pré-escolar).

Foi já recuperado todo o edifício do plano centenário com a instalação de janelas com maior corte térmico, de uma nova cobertura e com a colocação painéis solares, o que se traduz no aumento da eficiência energética das instalações.

O refeitório escolar foi alargado e requalificado dispondo agora de 2 salas de refeição e uma nova cozinha totalmente equipada, foi criada uma sala de professores e atendimento aos pais bem como novas instalações sanitárias.

A nível exterior, o recreio foi pavimentado e foram colocados novos brinquedos nos parques infantis.

Está a ser finalizada a colocação da cobertura que fará a ligação entre todos os edifícios escolares.

A recuperação da EB Joaquim de Almeida foi, em parte, financiada pelo programa Portugal 2020, após a aprovação de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal do Montijo.


Reabilitar a zona envolvente à Estação Ferroviária do Montijo



A Câmara Municipal do Montijo, na reunião de câmara, realizada a 9 de dezembro 2020, deu início ao processo de requalificação da antiga Estação Ferroviária do Montijo, no Bairro da Calçada.

Foi assim aprovada a subconcessão do uso do terreno e do conjunto de edifícios implantados no espaço, entre a Câmara Municipal do Montijo e a IP Património, concessionária do espaço.

O contrato aprovado vai permitir recuperar os vários edifícios presentes no terreno para a futura instalação e funcionamento de atividades de cariz social, cultural e/ou turístico compatíveis e de apoio à ciclovia recentemente concluída.

O município pretende ainda reabilitar a zona envolvente à antiga estação com a construção de um espaço verde que irá valorizar a zona do Bairro da Calçada e do Bairro da Barrosa.

As obras de requalificação são da responsabilidade do município e o valor de investimento previsto ascende a cerca de um milhão de euros.

Apoio financeiro de 56.127,28 euros

os Bombeiros Voluntários do Montijo

Na reunião de câmara, realizada a 9 de dezembro, foi aprovado por unanimidade, o apoio financeiro de 56.127,28 euros para a aquisição de uma viatura destinada ao transporte de doentes dos Bombeiros Voluntários do Montijo.

Esta nova viatura representa um importante reforço dos meios e capacidade do serviço de assistência e socorro à população de todas as freguesias do concelho.

Ao longo dos últimos anos, a câmara municipal tem assumido uma política ativa no apoio aos agentes de proteção civil do concelho, em particular às associações de bombeiros, através do reforço financeiro dos protocolos de cooperação, do financiamento das equipas de intervenção permanentes e de diversos apoios financeiros para a aquisição de viaturas e ambulâncias.

A Câmara Municipal do Montijo finalizou o projeto
ampliação e reabilitação do Canil e Gatil Municipal

A Câmara Municipal do Montijo finalizou o projeto de ampliação e reabilitação do Canil e Gatil Municipal, de modo a criar um espaço de grande qualidade, apropriado à recolha de animais de companhia.

O enquadramento deste projeto contribui para a valorização dos serviços públicos e de veterinária para cães e gatos com um papel importante e efeitos positivos no bem-estar animal.

O novo Centro de Recolha de Animais do Montijo irá duplicar o número de boxes existentes para a recolha de cães e ampliar generosamente o espaço de recolha de gatos.

Além disso, está prevista, neste projeto, a construção de salas de cirurgia e esterilização de animais de companhia bem como salas de enfermagem para acompanhamento de eventuais animais doentes.

Consignados os trabalhos da obra do
novo Centro de Saúde Aldegalega, no parque hospitalar do Montijo

.No mês de novembro 2020 foram consignados os trabalhos da obra do novo Centro de Saúde Aldegalega, no parque hospitalar do Montijo.

A obra da responsabilidade da ARS-LVT (Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo) é uma reivindicação da Câmara Municipal para melhorar os serviços de saúde no Montijo, em particular os cuidados primários de saúde no centro da cidade, onde vive um grande número de pessoas mais idosas, normalmente os utentes dos médicos de família.

A Unidade de Saúde Familiar vai disponibilizar nove gabinetes médicos, várias salas de enfermaria, e utilizará os meios de diagnóstico de Centro Hospitalar, nomeadamente as radiografias e as análises.

O investimento total da obra é estimado em 800.000 euros e tem um prazo de execução de oito meses.


Sem comentários:

Enviar um comentário