sexta-feira, 19 de março de 2021

reunião da Câmara Municipal em 17 março 2021

                                BOMBEIROS DO MONTIJO



A Câmara Municipal do Montijo aprovou, por unanimidade, na reunião de câmara, de 17 de março de 2021, a atribuição de uma verba de aproximadamente 8 mil euros à Associação dos Bombeiros Voluntários do Montijo.

O valor destina-se a fazer face aos encargos suportados com as refeições diárias fornecidas aos bombeiros voluntários que têm vindo a assegurar os turnos de funcionamento do corpo de bombeiros, desde o dia 16 de janeiro e até 1 de março de 2021.

Na mesma reunião foi ainda aprovado o apoio em espécie com o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual às corporações de bombeiros do concelho. Aos Bombeiros Voluntários do Montijo são atribuídas 7000 máscaras Tipo 2, 10000 máscaras FFP2/KN95, 10000 luvas de nitrilo, 4000 batas descartáveis, 5000 fatos descartáveis, 2000 cogulas descartáveis e 4000 cobre botas.

comerciantes

isenção de três meses de taxas municipais de ocupação

Os comerciantes titulares do direito de ocupação das lojas que se encontram encerradas no Mercado Municipal, e do Minimercado da Caneira, têm isenção de três meses de taxas municipais de ocupação desde que apresentem um requerimento à autarquia.

A medida que  foi aprovada, por unanimidade, na reunião de câmara de 17 de março de 2021, pretende apoiar os comerciantes cujas lojas se encontram encerradas, em resultado das medidas decretadas pelo Governo no âmbito do combate à pandemia COVID-19 encontrando-se impedidos de arrecadar a receita que lhes permitiria fazer face aos encargos como é o caso das taxas municipais mensais.

Neste contexto, a Câmara Municipal e no quadro das responsabilidades municipais aprovou apoiar estes comerciantes através da isenção de três meses de taxas municipais de ocupação já vencidas e a que se venha a vencer relativas aos meses de fevereiro, março e abril de 2021, correspondente a três rendas.

Este é mais um apoio que reforça as medidas de apoio económico e social que a câmara tem adotado no sentido de apoiar as famílias mais vulneráveis e as empresas do concelho de forma a minorar e contrariar os impactos socioeconómicos da COVID-19.


BOMBEIROS DE CANHA


Foi também  aprovada na reunião de câmara, de 17 de março de 2021, a atribuição de um valor de 62 mil euros, à Associação dos Bombeiros Voluntários de Canha, para a aquisição de um veículo destinado a ambulância de socorro.

O apoio, justificado pelo elevado número de quilómetros que registam os veículos da mesma natureza que esta corporação tem ao serviço, representa um reforço muito importante nos meios ao serviço da assistência às populações e aos doentes, das freguesias mais distantes da sede do concelho do Montijo.

Na mesma reunião foi ainda aprovado o apoio em espécie com o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual às corporações de bombeiros do concelho. Aos Bombeiros Voluntários de Canha são atribuídas 5000 máscaras Tipo 2, 2000 máscaras FFP2/KN95, 5000 luvas de nitrilo, 1000 batas descartáveis, 2500 fatos descartáveis, 1000 cogulas descartáveis e 2000 cobre botas.

Estes apoios assentam na política ativa da autarquia ao longo dos últimos anos, apostando no apoio aos agentes de proteção civil do concelho, em particular aos bombeiros, através do reforço financeiro dos protocolos de cooperação, do financiamento das equipas de intervenção permanentes e de diversos apoios financeiros para aquisição de viaturas e ambulâncias. As propostas foram aprovadas por unanimidade.

Banco Alimentar Contra a Fome 

A Câmara Municipal do Montijo aprovou a atribuição de cinco mil euros ao Banco Alimentar Contra a Fome de Setúbal na reunião de câmara de 17 de março de 2021.


O vereador José Manuel Santos referiu que “o Banco Alimentar apoiou, o ano passado, um total de 390 mil pessoas no país, um número revelador das carências alimentares dos portugueses”.

Atendendo ao reforço necessário “quer de pessoal quer de despesas inerentes à operacionalização do transporte, armazenamento e conservação de produtos alimentares a autarquia decidiu reforçar o apoio em mais mil euros que o ano passado (4 mil euros), ou seja, em cinco mil euros”.

Um apoio especialmente relevante, neste momento, face ao aumento do número de instituições/pessoas que precisam de apoio alimentar, em resultado da situação excecional provocada pela pandemia COVID 19.

Este é mais um apoio que reforça as medidas de apoio económico e social que a câmara tem adotado no sentido de apoiar as famílias mais vulneráveis e as empresas do concelho de forma a minorar e contrariar os impactos socioeconómicos da COVID-19. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário