entre 15 e 19 de março 2017
na FIL- Parque das Nações
Montijo
na
Bolsa de Turismo de Lisboa
Feira Internacional de Turismo
A Bolsa de Turismo de Lisboa - Feira Internacional de Turismo foi o ponto de encontro dos profissionais ligados à área turística. Agências de viagem, tour operators, escritórios de promoção turística de diversos países, turismo gastronómico e empresas de produtos e serviços turísticos que se reunem, a cada ano, na BTL para apresentar as suas ofertas ao mercado e ao público em geral.

O Município do Montijo voltou a promover as potencialidades turísticas, económicas e culturais do concelho na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu de 15 a 19 de março, na Fil – Parque das Nações.
“O nosso primeiro objectivo, de marcar presença na BTL, é promover o concelho em termos turísticos e particularmente as nossas referências gastronómicas, territoriais e, também, como é evidente situações com a cultura e com o imaterial. É isso que pretendemos mostrar o Montijo.
O nosso cartaz diz mesmo – Montijo, tradição e emoção – que, no fundo, são esses valores que queremos transmitir, os nossos valores imateriais”, referiu o presidente da Câmara Municipal do Montijo,Nuno Canta.
Primeira acção promoção da floricultura
“Nós arrancamos com a promoção da floricultura, foi a nossa primeira acção na BTL, depois promovemos a nossa dança moderna e apostamos na divulgação da nossa vertente gastronómica.
Divulgamos os nossos produtos tradicionais – o mel, a carne de porco, o vinho de Pegões, particularmente, realidades do concelho do Montijo”, referiu Nuno Canta.
Lançamos o chamado «Pastel Aldegalega»
“Lançamos, agora, o chamado «Pastel Aldegalega», um pastel que tem a ver com os nossos valores gastronómicos de sempre, a carne de porco, um pastel que também leva a bolota do porco, revivendo a engorda do porco antigo, que era morto em Aldegalega e transportado para Lisboa, abastecendo Lisboa de carne fresca.
Esta história está incorporada no pastel. É um pastel bastante saboroso, sendo de um pasteleiro de Palmela, ele, tem feito um percurso gastronómico por todas as localidades do nosso distrito, chegou ao Montijo e deliciou-nos com este «Pastel Aldegalega»”, enfantizou o presidente da Câmara Municipal do Montijo,Nuno Canta.
Mostrarmos o que é a alma montijense
“A fechar a BTL tivémos a promoção de aspectos da nossa cultura singular, as nossas festividades, a nossa cultura popular, nomeadamente a nossa Feira Quinhentista, a nossa charanga do Ó, ligada ao Carnaval e às Festas Populares de S. Pedro, estas, o ponto alto da nossa mostra na BTL.
A nossa presença , na BTL 2017 , é mostrarmos as nossas singularidades culturais do Montijo, no sentido de mostrar a terra e as diferenciações – de Aldegalega a Montijo – e mostrarmos o que é a alma montijense”, referiu Nuno Canta, Presidente da Câmara Municipal de Montijo.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística e pelo Banco de Portugal, o turismo no país registou resultados-recorde em 2016, atingindo 53,5 milhões de dormidas (crescimento de 9,6%) e um aumento de 10,7% em receitas, que se cifraram em 12,7 mil milhões de euros (mais 1,2 mil milhões de euros que no ano anterior).
A procura turística em Montijo disparou entre 2013 e 2014 para números muito superiores à média nacional, registando um crescimento de 77%, de acordo com os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Para o mesmo período, a procura turística em Portugal cresceu 17%, enquanto a procura turística na região de Lisboa cresceu 22 pontos percentuais.
Já em 2015, no período compreendido entre Janeiro e Agosto, os resultados do INE mostraram que o Montijo continuou a crescer, 23,5% .
Relembramos a existência do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo em Montijo concebido e desenvolvido com o Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade Aberta para promover o desenvolvimento turístico no concelho de Montijo.
A presença da Câmara Municipal do Montijo no stand da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa , na BTL, arrancou no dia 15 de março, às 15h00, com “Brinde o Montijo na BTL”, um brinde com espumante da Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões. Simultaneamente, para promover a marca Flores do Montijo, houve oferta de flores aos visitantes da BTL. A promover as flores do Montijo estiveram, também, presentes algumas das participantes do Concurso Miss Capital da Flor.
No primeiro dia, tal como nos restantes, no balcão da Câmara Municipal do Montijo estiveram, também representadas várias empresas de animação turística, unidades hoteleiras e outros promotores turísticos do concelho.
No dia 17 de março, sexta-feira, a partir das 18h00, foi apresentada a 2.ª edição do “Roteiro Restaurantes Montijo” e do programa Passeios no Tejo. O Grupo de Serenatas Sinfonias ao Luar, da Escola de Artes Sinfonias & Eventos esteve presente, a partir das 19h30, para oferecer a sua música aos visitantes da BTL.
No sábado, 18 de março, entre as 16h30 e as 17h30, no espaço lounge do stand da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa pôde desfrutar-se do “Montijo à Mesa”, com provas e degustações dos vinhos da Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, dos doces e compotas dos Sabores da Quinta, dos enchidos da Stec/Raporal, do mel da Melaria Portuguesa, dos cogumelos da Quinta dos Mochos e do Pastel de Aldeia Galega que foi apresentado publicamente pela Confeitaria de S. Julião.
O “Montijo à Mesa” foi acompanhado por uma performance artística alusiva ao tema “A Viagem de Vasco da Gama” pelo Grupo Dance Fusion, da Academia Dance Fusion.
Para finalizar, no dia 19 de março, a partir das 16h30, a Câmara Municipal do Montijo promoveu as Festas Populares de São Pedro, numa ação articulada com a Comissão de Festas contou com a animação pela Charanga da Ramboia e pelo Grupo Coral de Montijo.
Durante a BTL, decorreu o passatempo “Visitar, Provar e Ficar” que ofereceu vouchers para várias experiências turísticas no concelho do Montijo.
Sem comentários:
Enviar um comentário