segunda-feira, 13 de março de 2017

Visita à Freguesia de Sarilhos Grandes
 dia 13 de março de 2017



O ciclo de Visitas às Freguesias do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, e dos vereadores Francisco dos Santos e Maria Clara Silva prossegue no dia 13 de março,2.ª feira, a partir das 9h30, na Freguesia de Sarilhos Grandes.


Os autarcas da Câmara municipal e da Junta de Freguesia percorrem alguns locais da freguesia como a zona ribeirinha, as escolas básicas da Lançada e do Baleiras, algumas ruas da freguesia que necessitam de calcetamentos, entre outros.


Sarilhos Grandes é uma freguesia portuguesa do concelho de Montijo, com 11,69 km² de área e 3 424 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 292,9 hab/km².

É composta pelas localidades de Sarilhos Grandes, Lançada, Broega, Pinhal do Gancho, Quatro Marcos e Arce . Em todas estas localidades, as actividades económicas mais vulgares são a agricultura, floricultura, fabrico de mobiliário, serração de mármore, serralharia civil e comércio.

Integrada no concelho do Montijo, Sarilhos Grandes faz divisão administrativa a Oeste com a freguesia de Sarilhos Pequenos, a Sul com a freguesia da Moita e Pinhal Novo, a Nascente com a freguesia do Alto Estanqueiro - Jardia e a norte é banhada pelo Estuário do Tejo.

O património histórico desta freguesia inclui a Ermida de Nossa Senhora da Piedade e a Igreja de São Jorge, sendo este o orago da freguesia, festejado em Julho, através de uma festa em sua honra. O coreto, o moinho de maré, o edifício da junta de freguesia, o depósito de água, do início do século XX, e os lavadouros, são outros dos monumentos que podem ser visitados nesta freguesia. Existe o Monumento à Passagem do Milénio, da autoria do escultor João Duarte que utilizou o inox escovado, o mármore e a pedra. Foi inaugurado a 25 de Abril de 2001.






Sem comentários:

Enviar um comentário