MONTIJO COMEMOROU 25 DE ABRIL
Montijo assinalou o 43.º aniversário do 25 de Abril com um conjunto de atividades culturais, desportivas e institucionais.
O programa de comemorações iniciou-se no dia 22 de abril (sábado), às 16h00, com a inauguração da exposição coletiva “Montijo – Visões do Espaço Urbano”, na Frente Ribeirinha. A mostra era composta por trabalhos nas áreas da fotografia, pintura e desenho, constituindo uma multiplicidade de olhares sobre a cidade.
Ainda no dia 22 de abril, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, às 16h30, os mais novos (8 aos 13 anos) e as suas famílias puderam participar na oficina pedagógica “Telefonia de Abril”. A contadora da história não viveu o 25 de Abril, mas para o contar andou a recolher memórias aqui e ali, sons, cartas, poemas e depoimentos que agora juntou para conhecer e passar testemunho do como e porquê da revolução.
José Afonso, Manuel Alegre, José Gomes Ferreira, Fernando Lopes, Sophia de Mello Breyner e José Mário Branco foram apenas alguns dos autores homenageados no espetáculo Canções de Abril.
No dia 25 de abril, Dia da Revolução, as comemorações iniciaram-se com o habitual hastear da bandeira, às 9h00, no edifício dos Paços do Concelho.
A nível desportivo, à Corrida de Caminhada da Liberdade juntou-se o “XII Passeio de BTT Rota Saloia”. Promovido pela Academia Desportiva, Infantil e Juvenil Bairro Miranda com o apoio da Câmara Municipal do Montijo, a partir das 9h30 a prova percorreu os trilhos rurais da localidade de Alto Estanqueiro-Jardia.
Para finalizar as comemorações da Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril, a partir das 16h00, teve lugar a Sessão Solene, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A cerimónia contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta e de representantes da presidente da Assembleia Municipal do Montijo e dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal.
Sem comentários:
Enviar um comentário