terça-feira, 22 de outubro de 2019

Associação Nacional de Municípios Portugueses em CONGRESSO

XXIV Congresso 
da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) 
reúne em Vila Real, no Teatro Municipal, 
nos dias 29 e 30 de novembro de 2019
Tem a seguinte ordem de trabalhos:
1. Sessão de Abertura
2. Primeira sessão de trabalhos
2.1. Ratificação do regulamento do XXIV Congresso da ANMP
2.2. Apresentação do relatório de atividades da ANMP (2018 – 2019)
2.3. Parecer do Conselho Fiscal da ANMP
3. Segunda sessão de trabalhos
3.1. Organização do Estado
3.2. Modelo de Desenvolvimento do País
3.3. Financiamento Local
3.4. Debate
3.5. Votação dos temas apresentados
3.6. Votação da Resolução do XXIV Congresso e demais votações nos termos do regulamento
4. Sessão de encerramento do XXIV Congresso da ANMP

FUNDOS COMUNITÁRIOS

GRUPO DE TRABALHO METROPOLITANO 
DOS FUNDOS COMUNITÁRIOS 
REUNIÃO DE 18 DE OUTUBRO 2019


O Grupo de Trabalho Metropolitano dos Fundos Comunitários reuniu no dia 18 de outubro 2019, com o objetivo de dar sequência à preparação do próximo período de programação financeira.

Na reunião, que contou com a presença da Presidente da Comissão Diretiva do PORLisboa 2020, Arqt.ª Teresa Almeida, foi abordada a metodologia de preparação da Estratégia 2030, e foi feito um ponto de situação da execução dos Fundos Comunitários.

Os grupos de trabalho metropolitanos integram responsáveis políticos municipais e técnicos municipais, e são coordenados pela Comissão Executiva Metropolitana, neste caso concreto pelo Primeiro-secretário Metropolitano, Carlos Humberto de Carvalho.

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Ampliação e Adaptação da EB do Afonsoeiro

Ampliação e Adaptação da EB do Afonsoeiro
abertura do procedimento por concurso público


A Câmara Municipal do Montijo vai proceder à ampliação e adaptação da atual escola Básica do Afonsoeiro. Para efetivar a obra ,no dia 16 de outubro 2019, em reunião de câmara deu-se um passo importante neste sentido com aprovação - por unanimidade -  da abertura do procedimento por concurso público para a empreitada com o valor de base de 826.208.91€.

A empreitada compreende, esclareceu o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta: “uma grande reabilitação do edifício do plano centenário colocando novos vãos de janelas com vidro duplo, atendendo às questões climáticas e térmicas, substituição da cobertura e colocação do isolamento térmico. Será também organizado, remodelado e modernizado todo o recreio escolar incluindo o refeitório existente.”

O presidente elucidou ainda que o polidesportivo será remodelado e relocalizado dentro da escola “uma vez que na parte voltada para a Rua de Moçambique vamos criar uma nova frente de escola que será o pré-escolar, com três salas mais uma sala polivalente, que vai dar resposta a 75 crianças entre os três e os cinco anos”.

“Esta obra tem uma importância histórica porque assinala fecho do ciclo de investimentos de pré-escolar a que nos tínhamos comprometido a quando da aprovação da carta educativa do concelho, em 2009 e que agora será novamente revista. Praticamente temos uma cobertura de 100 por cento de pré-escolar. Hoje o município pode orgulhar-se desta resposta. Quando chegámos à Câmara era praticamente zero”, referiu o presidente.

A vice-presidente Maria Clara Silva, responsável pelo pelouro da educação informou que “o prazo de execução da obra é de 360 dias. Não será possível fazer esta obra com os alunos lá dentro como o foi no caso da EB Joaquim de Almeida. A câmara municipal e o agrupamento de escolas estão a trabalhar na solução mais fácil para as famílias e mais viável para a comunidade educativa”.


quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Câmara Compra antiga Fábrica Izidoro


O prédio urbano onde funcionou 
a antiga fábrica da família Izidoro
para construção de 
habitações de custos controlados

A Câmara Municipal do Montijo vai comprar o prédio urbano onde funcionou a antiga fábrica da família Izidoro Maria de Oliveira, na Rua Conde Paço Vieira e na Rua da Bela Vista, por 297 mil e 887 euros, para construção de habitações de custos controlados.


A Câmara Municipal do Montijo vai comprar o prédio urbano onde funcionou a antiga fábrica da família Izidoro Maria de Oliveira, na Rua Conde Paço Vieira e na Rua da Bela Vista, por 297 mil e 887 euros, para construção de habitações de custos controlados.

A Câmara Municipal do Montijo exerceu o direito de preferência na compra da antiga fábrica do Izidoro, (na Rua Conde Paçô Vieira e na Rua da Bela Vista) adquirindo o edifício pelo valor de 297 mil e 887 euros, livre de ónus e encargos. A proposta de aquisição foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara de 16 de outubro 2019.

A intenção da compra realizada pela câmara é a concretização do compromisso político com a construção de habitação a custos controlados ou rendas acessíveis, dirigida às classes média e média/baixa, indo assim ao encontro da Nova Geração de Políticas de Habitação.

A partir desta aquisição, os edifícios passam para a propriedade municipal e a câmara irá desenvolver esforços junto das entidades nacionais para a construção dos referidos fogos.

Esta intervenção, em edifício situado no Bairro da Calçada, insere-se dentro do processo de reconversão do tecido urbano, de reabilitação do centro da cidade e contribui para a requalificação de toda uma Frente Ribeirinha da cidade, outrora espaço industrial e operário.

No documento, a autarquia salientou que exerceu o direito legal de preferência na aquisição do imóvel junto do vendedor – Fundo de Gestão de Património Imobiliário (Fungepi BES) –, informando que optava pela compra “livre de ónus e encargos”, já que sobre o prédio recai “um ónus de hipoteca voluntária”, o qual deverá ser “cancelado até ao momento da celebração da escritura de compra e venda”. A escritura deverá ser feita no prazo máximo de 30 dias, a partir do dia 19 outubro de 2019.

O imóvel, que engloba várias dependências destinadas à actividade industrial, “está descrito na Conservatória do Registo Predial do Montijo sob o n.º 2111/19920421 e inscrito na matriz predial urbana sob os artigos 94 e 2116 da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro e tem o valor patrimonial tributário, fixado no ano de 2016, de 448 mil e 795 euros e de 356 mil e 944 euros, respectivamente”, pode ler-se na proposta .

No documento, a Câmara Municipal lembra o investimento realizado em matéria de habitação social no anterior e no presente mandato, destacando que “foram efectuados 76 realojamentos no âmbito de um total de quatro concursos públicos” e despendido um valor de 356 mil e 531 euros em obras de recuperação de fogos devolutos, pequenas intervenções e outras reparações.

Ao mesmo tempo, adianta que pretende agora “comprometer-se com os desafios da denominada Nova Geração de Políticas de Habitação”, que visa dar resposta às famílias que vivem em situação de grave carência habitacional, garantir acesso à habitação a todos os que não têm resposta por via do mercado e criar condições para que a reabilitação seja a principal forma de intervenção ao nível do edificado e do desenvolvimento urbano”.

Recorde-se que, já este ano (2019), a Câmara Municipal do Montijo ampliou o património imobiliário municipal com a compra do prédio da antiga Cooperativa de Produção e Consumo dos Trabalhadores do Montijo (Trabatijo), além de duas fracções autónomas do referido imóvel que estavam destinadas a garagens e que permitem o acesso ao equipamento, por um valor total de 200 mil euros, com o intuito de o reconverter num espaço cultural.


Mais recentemente, decidiu ainda adquirir, por 191 mil euros, o edifício frente aos Paços do Concelho que servirá para instalar a Loja do Cidadão.

Na reunião de 16 outubro de 2019, foi ainda aprovada a compra do terreno contíguo ao edifício onde está instalada a Galeria e a Assembleia Municipal, localizado na Rua Almirante Cândido dos Reis, pelo montante de 65 mil euros.

No terreno, com 106,60 metros quadrados, a autarquia quer criar um acesso ao edifício municipal contíguo destinado a pessoas com mobilidade reduzida bem como a construção de um novo espaço para instalar a comissão de festas.

A transacção deverá ser paga na totalidade no momento da celebração da escritura de compra e venda do terreno.

IEFP,Câmara Montijo e Câmara Alcochete

IEFP 
promoveu conferência sobre alterações ao código do trabalho

No dia 15 de outubro 2019, no auditório da Galeria Municipal do Montijo teve lugar uma conferência dedicada às alterações ao Código do Trabalho.

Promovida pelo Centro de Emprego do Sul do Tejo do Instituto do Emprego e Formação Profissional, a sessão de abertura contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, e do presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto.

Um tema “muito importante para as entidades empregadoras, o que se vê pela elevada participação nesta sessão” como realçou Maria do Carmo Guia, diretora do Centro de Emprego do Sul do Tejo, que salientou, ainda, o objetivo do centro de emprego de estreitar parceria com as empresas.

Por parte dos autarcas, Nuno Canta e Fernando Pinto deixaram algumas notas importantes para a discussão como a necessidade de a legislação laboral assegurar o direito ao trabalho, as melhorias de condições de trabalho e garantir a dignidade dos trabalhadores, num mundo cada vez mais globalizado e sempre em mudança.

Após a sessão de abertura, seguiu-se a conferência que teve como oradores Fernando Catarino José, subdiretor da Direção Geral do Emprego e Relações do Trabalho, e Rui Abreu, diretor dos serviços da Direção Geral do Emprego e Relações do Trabalho, ambos do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Conselho Local de Ação Social e Saúde de Montijo

Conselho Local de Ação Social e Saúde
O plenário do Conselho Local de Ação Social e Saúde (CLASS) reuniu no dia 3 de outubro 2019, na Casa do Ambiente. 

O encontro contou com a presença do vereador da Câmara Municipal do Montijo, Ricardo Bernardes, do Dr. Rui Coelho, em representação da diretora da Segurança Social de Setúbal, e da Enfermeira Céu Caldes, em representação da direção do ACES Arco Ribeirinho.


A agenda do plenário contou com diversos temas, 
tais como
-  a transferência de competências para a autarquia relativas à saúde;
-  a apresentação do 1.º Encontro sobre Empreendorismo, Cooperação e Desenvolvimento Regional, que decorrerá no dia 10 de outubro, no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, encontro este que resulta das atividades do Grupo de Trabalho do Eixo 3 da Plataforma Supraconcelhia da Península de Setúbal;
-  a apresentação e votação da proposta de adesão da FNA-Núcleo Papa Francisco ao CLASS;

-  e a apresentação do plano de atividades do Projeto Roda Livre – CLDS 3G.


Loja do Cidadão em MONTIJO


LOJA DO CIDADÃO

MONTIJO


A Câmara Municipal do Montijo vai adquirir o prédio urbano frente aos Paços do concelho, pelo valor de 191 mil euros para albergar a Loja do Cidadão. 

A proposta foi aprovada em 2 de outubro 2019, em reunião pública de câmara.

O edífico em questão ocupa  as frações na Rua Manuel Neves Nunes de Almeida, n.º 17 a 23 e o n.º 16 da Rua Miguel Pais.

A escolha recaiu aí por se tratar “de um prédio no centro da cidade, tem um espaço bastante generoso para receber a loja do cidadão e permite continuar a fixar no centro bem perto do edifício dos Paços do Concelho, serviços municipais” afirmou o presidente da Câmara.

“Obtido o edifício para o património municipal o objetivo é desenvolver o procedimento para um projeto de execução, recuperação e construção de um novo edifício mantendo a traça existente para disponibilizar a Loja do Cidadão do Montijo aos nossos concidadãos montijenses.

Uma ambição de há muitos anos nesta terra que com a descentralização de competências, aceites pela autarquia, é agora possível de desenvolver”, afirmou o Presidente Nuno Canta .

A proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PS e da CDU e o voto contra do PSD.

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

MONTIJO - TRABALHADORES COM MELHORES CONDIÇÕES

CÂMARA DO MONTIJO e SINTAP 
 REVEEM ACEP
 Acordo Coletivo de Empregador Público


A Câmara Municipal do Montijo e o SINTAP assinaram, no passado dia 24 de maio 2019, o texto que procede à revisão do Acordo Coletivo de Empregador Público que vigorava no município desde 2016.

Pelo SINTAP assinou o Coordenador da Secção Regional do Alentejo, Joaquim Grácio Ribeiro, e pela CM do Montijo o Presidente, Nuno Canta.

Salientamos que a aprovação desta 1ª alteração ao Acordo existente (ACEP) em
reunião de Câmara realizada a 15.05.2019, foi aprovada por maioria com 4 votos a favor do executivo PS,  2 votos contra da CDU ,  e não votação do PSD por impossibilidade de comparência à reunião.

A Vereadora Clara Silva, com o Pelouro dos Recursos Humanos, fez uma importante DECLARAÇÃO sobre o assunto na Reunião Pública da Câmara Municipal no dia 2 de outubro de 2019.

Recordamos que o ACEP n.20 de 2016, AGORA REVISTO, tinha sido publicado no D.R., 2.ªSérie,n.13,de 20 janeiro de 2016 (P.2247).


Em 3 outubro 2019

Do novo articulado, destacamos:

-  3 dias úteis de férias, além dos 22 dias em vigor com acréscimo de 1 dia por cada 10 anos de serviço;
-  Tolerância de ponto na terça-feira de carnaval;
-  Dispensa de Serviço no dia de Aniversário do(a) Trabalhador(a), sem perda da remuneração;
-  Dispensa por nojo, pelo falecimento de familiar em linha colateral de 3º grau (tios(as) e sobrinhos(as));
-  1 dia de tolerância de ponto na época natalícia e 1 dia de tolerância de ponto na passagem de Ano.

Uma iniciativa integrada na Agenda Sénior 2019



 Caminhada do Dia Mundial do Coração
2019
À semelhança de anos anteriores realizou - se no dia 30 de setembro 2019 com partida da zona Ribeirinha a Caminhada do Dia Mundial do Coração. Uma iniciativa integrada na Agenda Sénior 2019. O evento organizado Gabinete Sénior da Câmara Municipal do Montijo contou com a parceria da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho.

Mais de 100 participantes dos Projetos de Envelhecimento Ativo da Câmara Municipal do Montijo realizaram um percurso, de 4km, por diversas artérias do centro da cidade, promovendo a prática de exercício físico moderado como essencial para um estilo de vida saudável.

A caminhada teve inicio com uma aula de ginástica dinamizada pela professora Sandra Outeiro.

Rceorde-se que o Dia Mundial do Coração é uma comemoração da Federação Mundial do Coração, coordenada em Portugal pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, que pretende sensibilizar os cidadãos para a importância de um coração saudável, e de como cuidar e promover a saúde deste órgão através da adoção de estilos de vida saudáveis.

MONTIJO
Troféus de Mérito Desportivo 
distinguem mais de 100 atletas



A plateia do Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida encheu-se de campeões, para a Cerimónia de Reconhecimento de Mérito Desportivo, promovida pela Câmara Municipal do Montijo, no passado dia 30 de setembro 2019.

No final da Semana Europeia do Desporto, a autarquia quis, assim, reconhecer publicamente mais de 100 atletas que, de forma individual ou coletiva, em representação de agentes desportivos do Montijo alcançaram resultados de elevado mérito durante a época 2018-2019.

“Com esta gala, comemoramos o mérito desportivo dos montijenses e homenageamos os atletas que tiveram a coragem e a inspiração de ir mais longe”, disse o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, assinalando também a determinação, competência e dedicação do movimento associativo do concelho.

O Instituto Português do Desporto e Juventude, promotor da Semana Europeia do Desporto, associou-se ao evento, com a presença da diretora geral para a região de Lisboa e Vale do Tejo, Eduarda Marques, a salientar que “reconhecer e premiar publicamente todos aqueles que obtiveram resultados de excelência assume uma importância relevante na prossecução do objetivo de uma prática desportiva mais alargada e qualificada”.

A piloto montijense Elisabete Jacinto, Embaixadora da Semana Europeia do Desporto, deixou palavras inspiradoras para os jovens desportistas e falou da relevância do desporto “enquanto bem social, pois contribui para a melhoria da qualidade de vida”, referindo, ainda, que o poder local, devido à sua proximidade, “tem um papel ativo no desenvolvimento da prática desportiva, através dos apoios que presta a clubes e atletas e, até mesmo, de cerimónias como esta”.

Um a um, entidades desportivas e atletas, subiram ao palco do Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida para receber os troféus de mérito desportivo, que foram entregues a atletas do Ginásio Clube do Montijo, Clube de Judo do Montijo, Ateneu Popular do Montijo, Escola Gracie Barra Montijo, Escola de Artes Marciais Dojo Pavia/Netto BJJ Montijo, Associação Recreativa e Desportiva Bons Amigos, Clube Olímpico do Montijo, Academia Desportiva Infantil e Juvenil do Bairro Miranda, Montijo Basket Associação, Clube de Natação do Montijo, Clube de Ténis do Montijo e aos atletas Tiago Balão (ju jitsu) e Rúben Guerreiro (ciclismo).

O evento contou com a participação do grupo de dança MadGWine, que preparou propositadamente uma coreografiaonde o desporto foi a nota dominante.