quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Academia Sénior de Sarilhos Grandes e Casa da Música

Academia Sénior de Sarilhos Grandes

Na reunião da Câmara Municipal do Montijo de 13 de novembro 2019 foi aprovado, por unanimidade, um protocolo de colaboração para a instalação da Academia Sénior de Sarilhos Grandes.
O protocolo será estabelecido entre a Câmara Municipal do Montijo, a Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes, a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Sarilhos Grandes e a Academia Musical União e Trabalho (AMUT) e pretende efetivar o funcionamento da Academia Sénior e as responsabilidades de cada entidade.

Genericamente, a Câmara ficara responsável pela coordenação do projeto, a junta de freguesia irá realizar ações de acompanhamento psicossocial e de formação na área da informática; a associação de reformados vai ceder o seu espaço e assegurar atividades nas áreas da psicomotricidade, artes, voluntariado; e a AMUT contribuirá com ações no âmbito da música, dança e teatro.

Previsivelmente, a Academia Sénior de Sarilhos Grandes estará instalada e em funcionamento no decurso do ano de 2020, reforçando, assim, os Projetos de Envelhecimento Ativo que desempenham um papel relevante nas políticas municipais de inclusão social e cidadania, mobilizando os cidadãos seniores das diferentes freguesias do concelho para a prática de estilos de vida saudáveis e contribuindo para a quebra do isolamento e o combate à solidão.

Recorde-se que a Câmara Municipal do Montijo viu aprovada uma candidatura ao Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 para a instalação da Academia Sénior de Sarilhos Grandes e que já tem, há alguns anos, em funcionamento a Academia Sénior de Pegões e Canha e a Academia Sénior de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia.

A obra 
da Casa da Música 
Jorge Peixinho(Montijo)


A obra da Casa da Música Jorge Peixinho deu um passo na reunião de câmara de 13 de novembro 2019, com a aprovação, por unanimidade, da abertura do procedimento por concurso público para a empreitada com o valor de base de 991 mil euros.

Este investimento vai permitir a requalificação total do edifício existente na denominada Quinta das Nascentes, alterando o uso para um edifício de equipamento constituído por duas áreas funcionais: a Casa Museu Jorge Peixinho e um auditório polivalente.

Para além da vertente cultural, o projeto da Casa da Música Jorge Peixinho irá contribuir para a agregação dos tecidos urbanos confinantes, incrementando a convivialidade e coesão social, reforçando a relevância local deste património e a sua relação com o desenvolvimento do concelho.

A Câmara Municipal do Montijo está a preparar a candidatura deste projeto ao Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa.

Lembramos que no mesmo local está já em construção o Jardim das Nascentes, uma obra no valor de 1 milhão e 290 mil euros.



Sem comentários:

Enviar um comentário