quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

CANDIDATURAS A FUNDOS EUROPEUS

FUNDOS EUROPEUS 
FINANCIAM A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Na área da transição, inovação e eficiência energéticas estão, atualmente, abertas candidaturas para os programas EUCF - European City Facility e Innovation Fund Large Scale Projects.




EUCF - European City Facility

Vocacionado para entidades de âmbito local, o programa disponibiliza 60.000 Euros para a implementação de projetos na área da transição e eficiência energéticas.

Desenvolvido no seio do Programa-Quadro Horizonte 2020, o programa permitirá aos municípios desenvolver serviços, atividades e estudos (estudos de viabilidade técnica, análise de mercado, análise jurídica, económica e financeira, análise de risco, atividades de organização, etc.) capazes de concretizar investimentos relacionados com a implementação de ações identificadas nos planos de ação climática e energética.

A segunda candidatura decorre durante os meses de março e abril de 2021.

INNOVFUND - Innovation Fund Large Scale Projects
O Fundo de Inovação é um dos maiores programas de financiamento do mundo para a demonstração de tecnologias inovadoras de baixo carbono.
O programa está direcionado para projetos com valor superior a 7.500.000 Euros (e tem uma comparticipação máxima de 60% do valor total) no âmbito do desenvolvimento de processos tecnológicos inovadores, com baixo teor de carbono, que contribuam para a mitigação das alterações climáticas.

As candidaturas poderão ser submetidas até dia 23 de junho de 2021.

O processo está a ser promovido em duas fases (a primeira decorreu até 29 de outubro de 2020, e a segunda terminará a 23 de junho de 2021).

O INNOVFUND - Innovation Fund Large Scale Projects fornecerá cerca de 10 mil milhões de euros de apoio ao longo de 2020-2030 para a demonstração comercial de tecnologias inovadoras com baixo teor de carbono, com o objetivo de trazer ao mercado soluções industriais para descarbonizar a Europa e apoiar a sua transição para a neutralidade climática.

O objetivo é ajudar as empresas a investir em energia limpa e na indústria para impulsionar o crescimento económico, criar empregos locais preparados para o futuro e reforçar a liderança tecnológica europeia em escala global.

Isto é feito por meio de chamadas para projetos de grande e pequena escala com foco em:

- tecnologias e processos inovadores de baixo carbono em indústrias intensivas em energia , incluindo produtos em substituição aos intensivos em carbono
- captura e utilização de carbono ( CCU )
- construção e operação de captura e armazenamento de carbono ( CCS )
- geração inovadora de energia renovável
- armazenamento de energia
O Fundo também está aberto a projetos de pequena escala com custos totais de capital inferiores a 7,5 milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário