Declaração, com base na prova documental,
sobre a legalidade de loteamentos
O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, na reunião de câmara de 03 de março de 2021, apresentou uma declaração, com base na prova documental, sobre a legalidade dos loteamentos I-18/2001 e I-37/2007 , no Corte do Catorze, no Bairro do Esteval, Montijo.
Clube de Judo do Montijo vai ter nova sede
A Câmara Municipal do Montijo aprovou, por unanimidade, o contrato de comodato com o Clube de Judo do Montijo que irá ocupar as instalações municipais na Rua da Bela Vista n.º 91.
O clube que tem, atualmente, a sua sede social e instalações desportivas no Pavilhão Municipal N.º 2 vai passar para o armazém recentemente adquirido pela autarquia com uma área total de 974,400 m2.
![]() |
Vereadora Sara |
A vereadora Sara Ferreira, responsável pelo pelouro do desporto da Câmara Municipal do Montijo referiu que a mudança de instalações para o novo espaço, destinado à prática desportiva e instalação da sede social do clube de judo, se justifica “pelo aumento exponencial de atividade do clube” que, em 2019, alcançou os 350 atletas federados, tornando-se no quarto maior clube do país e ilhas.
As intervenções para adaptação do espaço para a prática desportiva serão realizadas pelo Clube de Judo do Montijo com exceção, da instalação e recuperação dos portões e a reparação da iluminação do espaço que ficam a cargo da autarquia, com o custo total estimado de 19.500,00€.
O contrato de comodato aprovado tem uma vigência de 5 anos, renovável por períodos iguais e sucessivos.
Câmara Municipal do Montijo atribuiu
Bolsas de Estudo “Cidade de Montijo”
![]() |
Vereadora Clara Silva |
À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal do Montijo atribuiu dez Bolsas de Estudo “Cidade de Montijo” aos alunos do ensino secundário e seis bolsas aos estudantes do ensino superior, para o ano letivo 2020/2021.
Este ano apresentaram-se a concurso 34 alunos, 24 candidatos nas bolsas de estudo do ensino secundário e 10 nas bolsas do ensino superior.
Recorde-se que, atendendo às dificuldades das famílias e à inflação, a autarquia aprovou, na reunião de câmara de 30 de setembro de 2020, a subida do valor das bolsas de 350 para 450 euros (ensino secundário) e de 550 para 750 euros (ensino superior).
A Câmara Municipal do Montijo aprovou, na reunião de câmara de 3 de março 2021, um protocolo de colaboração com a Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal- ACISTDS que prevê a atribuição de oito mil euros para a realização de um plano de ações de formação “Comércio + digital” destinado às micro, pequenas e médias empresas do concelho
“Esta proposta surge no seguimento das várias medidas que temos desenvolvido com vista a apoiar as pequenas, médias e microempresas do concelho (sujeitos passivos com volume de negócios igual ou inferior a 150 mil euros por ano)” justificou a vereadora Sara Ferreira que apresentou a proposta.
A vereadora esclareceu que “tem vinda a ser feita uma auscultação aos vários agentes de comércio local, e no decurso desse trabalho, foi-nos solicitado e apontado como grande necessidade a formação em várias áreas e, neste sentido, estabelecemos contactos com a associação certificada para poder levar a cabo esta formação”.
As 12 ações de formação são gratuitas e destinadas aos empresários (e colaboradores), das micro, pequenas e médias empresas do concelho independentemente de serem, ou não, sócios da ACISTDS.
O projeto de formação “comércio + digital” que será desenvolvido em formato e learning e presencial está estruturado num plano de formação de 200 horas a decorrer durante o ano de 2021 e assenta no principal objetivo de adaptar, as micro, pequenas e médias empresas, aos desafios promovidos pela digitalização da economia tornando-as mais eficientes e competitivas.
O plano de formação contempla noções gerais de literacia digital, estratégias aplicadas a canais digitais, princípios gerais na utilização de plataforma web, redes sociais e dispositivos móveis, marketing digital e conhecimento de soluções tecnológicas para comunicar com clientes e fornecedores.
As ações de formação permitem, também, a acumulação de créditos para o aumento da escolaridade no processo de Revalidação e Reconhecimento das Competências Profissionais (RVCC) através do Centro Qualifica bem como a possibilidade de certificação profissional como Técnico de Comunicação e Serviço Digital.
A delegação do Montijo da ACISTDS, com sede na Praça da República, conta com 267 associados, entre empresários e empresas sediadas no concelho e tem como um dos seus principais objetivos aumentar a visibilidade do comércio local. A proposta foi aprovada por unanimidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário