quarta-feira, 2 de junho de 2021

VISITAS DO EXECUTIVO MUNICIPAL DE MONTIJO ÀS FREGUESIAS

 O périplo do Executivo municipal do Partido Socialista 

pelas freguesias do concelho do Montijo

entre 5 de maio e 31 de maio de 2021 

José Caria

1.   O périplo do Executivo municipal do Partido Socialista pelas freguesias do concelho, em 2021, iniciou-se, a 5 de maio de 2021 em Canha e terminou a 31 de maio de 2021 na Atalaia e Alto Estanqueiro/Jardia.

1. 1.  A iniciativa visou :

a) aprofundar o conhecimento das necessidades locais, através da auscultação a autarcas das juntas e munícipes da Cinco Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho.

b) Questões relacionadas com o investimento público de proximidade programado, que assume um papel preponderante e permitirá contribuir, em contraciclo, para salvar empregos, empresas e vidas.

c) Dar particular atenção às questões relacionadas com a preparação do concelho para o período pós covid-19, o investimento público em execução e o previsto para cada freguesia.

1.2.  Em Canha, a 5 de maio de 2021, a visita iniciou-se com uma reunião na sede da junta, com o executivo da freguesia, liderado por Armando Piteira, a dar nota das suas principais preocupações e, também das inquietações apresentadas pelos fregueses, junto da junta, nomeadamente: a conclusão dos trabalhos na Escola Básica de Canha, a conclusão da obra no Largo da feira, a urgente reparação da Ponte da Espadaneira, a sugestão de construção de um jardim envolvente à Biblioteca e a necessidade de reparações em várias estradas da freguesia.


Em resposta às questões colocadas pelo executivo da junta, o presidente da câmara informou
que “já foi lançado o concurso para a obra da Estrada 533” e esclareceu que “no decorrer da próxima semana, a niveladora estará em Canha”, para dar início aos trabalhos de reparação das estradas.

Ao longo do dia o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, e os vereadores Maria Clara Silva, Sara Ferreira e José Manuel dos Santos visitaram obras desenvolvidas com apoios da Câmara Municipal do Montijo, bem como, obras a efetuar ainda no decorrer deste mandato.

O executivo da câmara visitou a obra de construção do edifício dos serviços operacionais, a ser utilizado no apoio aos trabalhadores e na recolha de várias máquinas e equipamentos. A obra, a cargo da junta de freguesia, conta com a comparticipação financeira da autarquia no valor de 50 mil euros, e tem um investimento global de cerca de 120 mil euros.


No quartel dos Bombeiros Voluntários de Canha, o executivo teve oportunidade de verificar a recuperação e pintura do quartel, efetuada com apoio financeiro da câmara bem como o espaço a pavimentar no largo envolvente ao quartel.

O presidente e os vereadores visitaram, também, as obras a realizar no âmbito do compromisso assumido pela câmara municipal de desenvolver nas estradas rurais, como a Estrada do Peixe, a Estrada dos Guerreiros e as ruas dos Foros do Carrapatal.


Aquando da deslocação à Ribeira de Canha
visitaram, igualmente, a ETAR, a Ponte da Espadaneira e o Pontão recuperado na Estrada 251. A ETAR de Canha comporta uma melhoria ambiental significativa para a freguesia, possibilitando a despoluição da Ribeira de Canha e promovendo a qualidade de vida da população.

A conclusão dos trabalhos na Escola Básica de Canha, assim como da obra no Largo da Feira, foram algumas das preocupações elencadas pelo presidente de Junta que alertou  o executivo municipal para a urgente reparação da Ponte da Espadaneira. O presidente da junta sugeriu a construção de um jardim envolvente à biblioteca e apontou a necessidade de reparações em várias estradas da freguesia.

1.3.   O Executivo  socialista da Câmara Municipal do Montijo visitou, em  7 de maio de 2021,  a Freguesia de Sarilhos Grandes .

No dia 7 de maio de 2021, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, acompanhado pela vice-presidente e vereadores, estiveram na freguesia de Sarilhos Grandes no âmbito do ciclo de visitas às juntas e Uniões de Freguesia do concelho.

Na reunião na Junta de Freguesia foram abordados, com o Presidente da Junta,entre outros temas, a aquisição do edifício junto à igreja de Sarilhos Grandes, com o propósito de construir a futura sede da Junta de freguesia, a abertura de procedimento concursal para cantoneiros de limpeza de forma a reforçar a capacidade de higiene e limpeza pública da freguesia.




Em Sarilhos Grandes,
o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, a vice-presidente Maria Clara Silva, a vereadora Sara Ferreira e o vereador José Manuel dos Santos acompanhados pelo presidente da junta de freguesia, Fernando Raimundo Machado visitaram locais que expressam a melhoria de infraestruturas realizadas com apoios da autarquia, como é o caso dos espaços de jogo e recreio inaugurados no dia, nomeadamente, o Jardim de Infância de Sarilhos Grandes, o da Lançada, o da Rua D. Nuno Álvares Pereira, o da EB1 de Sarilhos Grandes e o Jardim do Triângulo.

No decurso da visita o executivo visitou locais de obras a efetuar, nomeadamente a Estrada dos 4 Marcos cujo concurso público está a desenvolver-se, a ligação da Rua do Povo à EN11, a recuperação do Coreto de Sarilhos e locais cujos melhoramentos estão programados como é o caso da Estrada de Malpique (3.ª fase), o Passeio da Broega (3.ª fase), a Rua Pinhal do Gancho e o Jardim na Urbanização do Corte das Pereiras, entre outros.

A Academia Sénior de Sarilhos Grandes recentemente criada, recebeu também a visita do executivo municipal. As técnicas responsáveis pelo projeto apresentaram o programa de reabertura das atividades presenciais.


O Presidente da Câmara Municipal do Montijo e os vereadores tiveram, ainda, oportunidade de observar a evolução dos trabalhos de requalificação do complexo desportivo do Juventude Futebol Clube Sarilhense, nomeadamente as obras do campo de relvado sintético, a requalificação dos balneários, do campo de paddel e do polidesportivo de futebol de 5. O executivo municipal visitou também, as obras, em curso, do alojamento dos anteriores inquilinos de forma a dignificar a habitação dos mesmos.

EM PEGÕES a 14 MAIO DE 2021

1.4.  A gestão socialista da Câmara Municipal do Montijo prosseguiu , em 14 de maio de 2021 (uma sexta feira) , em Pegões, o périplo que efectuou pelas freguesias do concelho.

Foram feitas visitas em conjunto com o executivo da junta da União das Freguesias de Pegões a vários pontos das freguesias. Foram abordados temas relacionados com o espaço público e a melhoria de infra-estruturas.

A fossa colectiva de Pegões, a Urbanização de Santo Isidro Garden, as ruas do centro da localidade, a escultura da rotunda de Pegões, o parque desportivo e o recinto das Festas Populares, e as avenidas de Santo Isidro e da Liberdade foram abordados pelos autarcas.

1.5.   Visita às Freguesias de Montijo e Afonsoeiro ( 20 maio e 28 maio 2021) :

No âmbito do ciclo de visitas, do executivo da Câmara Municipal do Montijo, às freguesias e uniões de freguesias do concelho, realizou-se, dia 20 de maio 2021, o primeiro dia da visita do executivo municipal à União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

A visita começou com uma reunião do executivo municipal com o executivo da freguesia, liderado por Fernando Caria, onde foram levantados os principais problemas e desafios da cidade do Montijo e onde foram apresentadas as questões apresentadas pelos cidadãos junto da junta de freguesia.

Ao longo do dia, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, e os vereadores Maria Clara Silva, Sara Ferreira e José Manuel dos Santos, acompanhados do executivo da freguesia, deslocaram-se aos bairros do Saldanha, Moinho de Vento, Liberdade, Esteval, Borralhal, Caneira e aos bairros do núcleo histórico da cidade para verificar as obras em curso e as intervenções necessárias à melhoria da qualidade de vida dos montijenses.

Nesse percurso visitou-se a horta social da Quinta do Saldanha, que utiliza o método da permacultura para a produção hortícola dentro da cidade, o terreno da futura localização do parque canino, o Jardim Inclinado da Rua Miguel Pais, as obras de requalificação urbana da Praça 1.º Maio, a Praceta das Flores e o parque infantil da Janelas do Parque.

Os autarcas estiveram também no Largo da Feira, na Avenida dos Pescadores (onde está em estudo o possível calcetamento da placa central), no Centro de Vacinação em Massa e nos terrenos municipais do Penas onde será construído o futuro estádio municipal.

Foi ainda visitada a pintura da empena dos prédios sociais do Bairro do Esteval, pela artista Tamara Alves, no âmbito do Mural 18.


No decorrer da visita houve oportunidade de visitar obras entretanto desenvolvidas e concluídas e proceder a algumas inaugurações entre as quais se destacam a inauguração da obra de Reabilitação da Escola EB n.º 3 Luís de Camões e a Inauguração da obra pública da Quinta do Pátio de água.

As obras da Escola Básica Luís de Camões visaram uma reabilitação profunda de toda a escola e do edifício do plano centenário incluindo a substituição da caixilharia dos vãos exteriores, a remodelação da cobertura, as pinturas de paredes interiores e exteriores, a renovação das instalações sanitárias, a requalificação dos espaços exteriores (recreio) com pavimentação em pavê, a construção do polidesportivo, a instalação de um novo parque infantil em piso flexível, a reformulação das acessibilidades, a montagem de um sistema de geração de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos e, ainda, a instalação de um sistema solar de aquecimento de águas sanitárias para utilização no refeitório escolar. Estas intervenções foram realizadas no âmbito de uma candidatura apresentada ao POR Lisboa 2020 “Reabilitação da Escola EB n.º 3 Luís de Camões”, que integra o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa (PDCT-AML), correspondendo a um investimento total de 196.619,94€ e financiamento FEDER (50%) de 98 309,97€.

A obra pública do conjunto urbano constituído pela Casa e Ermida de Santo António, na Quinta do Pátio de Água contemplou a manutenção e isolamento de toda a cobertura do edifício, a pintura e isolamento das paredes do mesmo e substituição e reparação de janelas e portas do edifício.


Foi ainda melhorada a cobertura da Ermida de Santo António e a pintura das paredes exteriores.

A intervenção, que pretende manter e reabilitar um dos patrimónios culturais mais valiosos da cidade, foi adjudicada pelo valor de 87.979,30€.

Este novo investimento sucedeu à primeira fase de intervenção, executada em 2017 naquele património classificado como Imóvel de Interesse público, em que o interior da Ermida foi reabilitado.

Estas intervenções no património monumental de propriedade do Município totalizam um investimento global realizado no montante de 246.847,00€ que, pela aprovação de uma candidatura apresentada ao POR Lisboa 2020, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU/PARU) de Montijo, beneficia de cofinanciamento, pelo Fundo FEDER, no valor de 167.413,15€.

No dia 28 de maio 2021,continuou a visita mais focada na zona do Afonsoeiro e Bairro do Areias, onde foram visitados, entre outros locais, as Colinas do Oriente, o Bairro do Areias, a Avenida Pedro Nunes, jardim e parque infantil da Praça da Paz, bem como obras em desenvolvimento.


O segundo dia da visita do executivo à União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro decorreu, no dia 28 de maio, na zona do Areias e Afonsoeiro e permitiu avaliar em proximidade os diferentes problemas que existem nos diferentes bairros.


Na visita, que envolveu a Associação de Moradores do Bairro Colinas do Oriente, verificou-se a Avenida Rainha Santa Isabel e a Praça da Liberdade, a qualidade do espaço público, a reabilitação do parque infantil, que já está a concurso, e o cruzamento de Avenida Rainha Santa Isabel com a Rua Leitão de Barros.

No Afonsoeiro a visita passou pelo parque infantil e Praça da Paz, pelo Bairro Social da Bela Vista, onde se verificaram questões de conflito de estacionamento bem como a questão das árvores existentes.

O executivo municipal, acompanhado pelo executivo da junta, visitou os equipamentos desportivos da freguesia como o polidesportivo, que a Câmara Municipal do Montijo pretende adquirir ao Centro Social São Pedro, e a obra do campo de futebol do Bairro do Afonsoeiro, que será a casa desportiva do Estrela Futebol Clube Afonsoeirense.


Por fim, o executivo visitou o Bairro do Charqueirão onde se avaliou a pavimentação da Rua da Azinheira, os problemas de sinalização de trânsito e reparação de pavimentos.

No decorrer da visita houve ainda oportunidade de inaugurar o Parque da Rua do Trabalhador Corticeiro que foi totalmente renovado, com a colocação de um novo piso flexível emborrachado, com novos equipamentos infantis e ainda com equipamento para exercício dos mais idosos.

1.6. Visita à União das Freguesias da Atalaia e Alto-Estanqueiro Jardia


No âmbito do ciclo de visitas do executivo da Câmara Municipal do Montijo, às freguesias e uniões de freguesias do concelho, realizou-se, dia 31 de maio 2021, a visita à União das Freguesias da Atalaia e Alto-Estanqueiro Jardia. A última das visitas ficou marcada pela inauguração de diversos parques infantis. 

A visita começou com uma reunião entre o executivo municipal e o da freguesia, onde foram avaliadas necessidades e dificuldades. O presidente da câmara, Nuno Canta, assegurou apoiar a junta de freguesia “na aquisição de uma carrinha de nove lugares para transporte de crianças e idosos/as”, bem como nas “obras de restauração do edifício da Junta de Freguesia na Atalaia, nomeadamente, na substituição da cobertura, assim como, na pintura externa e interna”.

A situação de várias estradas rurais da freguesia, como a Estrada do Pinheiro, cujo concurso público está a decorrer( 31 maio 2021) e a recuperação do caminho 1026, tendo em conta a situação das valas e a sua estabilidade, foram questões desenvolvidas neste encontro.

Os executivos, da câmara e da junta, abordaram ainda outros assuntos como a Estrada da Labreca, na Atalaia, onde é necessária “uma intervenção para eliminação dos perigos, provocados pelo afloramento das raízes dos pinheiros, tal como foi feito, no caminho 1124 que hoje inauguramos. A obra está adjudicada e vai começar em breve ( 31 maio 2021)“, afiançou o presidente da câmara.

A necessidade de melhorar o recreio da Escola Básica da Atalaia, com novos brinquedos e piso flexível, foi outra das questões abordadas, assim como a limpeza urbana dos bairros da freguesia. A questão da pintura dos Pórticos do Bairro do Lucas também foi colocada.  

Na parte da manhã do dia 31 de maio de 2021 os executivos da Junta e da Câmara visitaram vários locais, na Atalaia, entre outros, o Parque de Merendas, a Escola Básica Novos Trilhos, o Museu Agrícola da Atalaia, a praça do Cruzeiro, os parques infantis no Bairro do Cruzeiro e o da Cooperativa Agrícola, bem como o Chafariz, que está a ser alvo ( 31 maio 2021) de intervenção de limpeza e de pintura.


Da parte da tarde, foram visitados vários locais na zona do Alto Estanqueiro e Jardia, nomeadamente: o Bairro do Lucas, o Bairro das Carvalhas e o Bairro da Boa Esperança, a Academia Sénior da freguesia, o Caminho Municipal 1026, a ciclovia, o terreno do futuro parque infantil da Jardia, a Estrada Municipal 1124, a Rua do Pinheiro, asfaltada pela autarquia e as ruas dos Gaviões, dos Verdelhões e a da Cegonha, que serão as próximas a serem intervencionadas no Bairro Miranda. 



Sem comentários:

Enviar um comentário