terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Conselho Municipal de Segurança tomou posse

 

imagem exterior do edifício dos Paços do Concelho

Conselho Municipal de Segurança

Realizou-se, dia 27 de fevereiro 2023, a tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Segurança, em reunião de câmara extraordinária, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho


O Conselho Municipal de Segurança é uma entidade de âmbito municipal com funções de natureza consultiva, de articulação, coordenação, informação e cooperação, cujos objetivos, composição e funcionamento são regulados pela Lei 33/98, de 18 de julho, que procura congregar representantes dos mais diversos setores da comunidade numa assembleia focada nas questões relativas à segurança, com a finalidade de sinalizar, analisar e aconselhar sobre problemas com impacto direto ao nível da segurança de pessoas e bens, ou que nesta possam interferir, de forma a identificar soluções articuladas a nível local.

Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Montijo, Nuno Canta, salientou que “o Conselho Municipal de Segurança a que hoje demos posse irá constituir um valioso meio de consulta e aconselhamento da câmara, no que respeita aos desafios de segurança que as populações enfrentam” e afirmou que “a qualidade dos membros que a integram é a garantia da relevância dos contributos que poderão dar para a segurança dos cidadãos todos os membros do Conselho instituído têm, nas respetivas instituições que integram e pelas funções que desempenham, uma vasta experiência sobre os problemas e desafios de segurança, em todas as Freguesias do Concelho do Montijo”.

O Presidente reforçou que “ter, hoje, um ambiente seguro para as pessoas não se baseia apenas nas forças de segurança, mas depende também do planeamento urbanístico, da qualidade do espaço público, das políticas de habitação, de educação e coesão social”, e transmitiu que “esperamos, pois, que o informado e esclarecido contributo dos Conselheiros deste Conselho Municipal de Segurança venha a contribuir para um concelho de Montijo mais seguro para as suas populações”.

No total, são 29 os membros do Conselho Municipal de Segurança que têm como função coadjuvar a gestão autárquica no pensamento, nas opções e decisões em termos de segurança. Para além do presidente da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e das Juntas e Uniões de Juntas de Freguesia, o Conselho Municipal de Segurança é composto por representantes das forças de segurança e proteção civil do concelho; de organismos ligados à saúde, à justiça, à segurança social, à cultura e desporto, ao sistema educativo e às estruturas integrantes da rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica, de instituições de solidariedade social bem como de entidades representativas do setor económico.

Logo após a tomada de posse, realizou-se a primeira reunião do Conselho Municipal de Segurança onde foi aprovada a proposta de regulamento do conselho a deliberar em assembleia municipal sob proposta da câmara municipal.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Lançada, na Freguesia de Sarilhos Grandes

 

Imagem de zona central da Freguesia de Sarilhos Grandes

Lançada – Sarilhos Grandes

No dia 26 de fevereiro 2023 foi inaugurado o polidesportivo Celso Cardoso dos Santos, sito na Rua Montes Claros, na Lançada – Sarilhos Grandes 

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta e a presidente da Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes, Dinora Caetano, descerraram a placa de inauguração deste novo espaço aberto a toda a população.

Nuno Canta afirmou que este espaço, para além de homenagear Celso Santos (antigo presidente do Vasco da Gama Futebol clube, 1936-2021) um homem relevante para a freguesia, é um exemplo de uma atitude positiva e sempre próxima do poder local democrático.”

“Esta freguesia e particularmente, a Lançada, está em constante desenvolvimento urbano o que exige equipamentos de proximidade como este, com zona de convívio, polidesportivo e um espaço infantil. Uma obra inovadora relevante do poder das autarquias e das freguesias”, afirmou o presidente.

Dinora Caetano referiu que foi intenção da junta “dar uma ‘cara lavada’ a este espaço para que toda as pessoas pudessem usufruir” referiu a autarca agradecendo aos funcionários da junta: “Foi do esforço deles que este espaço envolvente se tornou uma realidade. Em sua homenagem, cada árvore tem o nome de cada um deles/as e agradeceu também à Obragoito - Construções e Obras Publicas, lda pela colocação das árvores e toda a colaboração”.

A presidente da junta agradeceu, ainda, à autarquia, na pessoa do presidente Nuno Canta: “Sem o investimento da Câmara Municipal do Montijo este espaço não seria uma realidade tenho que agradecer ao presidente, que desde a primeira hora disse que sim para podermos concretizar o espaço que idealizamos”, disse.

Recorde-se que a Câmara Municipal do Montijo atribuiu um apoio financeiro no montante de 22.995 € à Freguesia de Sarilhos Grandes, para a execução do pavimento e vedação do campo desportivo junto ao parque infantil da Lançada.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Clínica CUF Montijo, inauguração oficial

 

 Clínica CUF Montijo

Realizou-se , dia 23 de fevereiro 2023, a inauguração oficial da Clínica CUF Montijo, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, do presidente da Comissão Executiva da CUF, Dr. Rui Dinis, do administrador da Cluster Descobertas, Pedro Bastos, do diretor do Hospital CUF Descobertas, André Ramos e da gestora da clínica CUF Montijo, Vera Rosa.

Na inauguração estiveram ainda presentes o vereador, José Manuel Santos, o presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, e o presidente do Conselho de Administração da União Mutualista Montijo, Pedro Santos.

No momento de descerramento da placa o presidente da Comissão Executiva da CUF referiu que “é com muita satisfação que a CUF chega ao Montijo e reforça a rede de 24 unidades em 15 concelhos” e destacou o “investimento de cerca de 10 milhões de euros na clínica onde hoje trabalham 120 pessoas, com muita tecnologia e com uma oferta que pensamos que vai ser muito útil para população do Montijo e concelhos à volta”.

Rui Dinis salienta que “além de prestar cuidados de saúde temos uma matriz muito centrada em fazer parte da comunidade” e realça a “feliz coincidência de termos, hoje, passado a fazer parte do Conselho Local de Ação Social e de Saúde (CLASS). É com enorme felicidade que o fazemos e nos juntamos ao CLASS, juntamente com as outras instituições do concelho e fazemos parte da vida desta comunidade”.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, referiu que “ao abrir portas a CUF transportou-nos para um lugar de cuidados de saúde para as pessoas, um polo de desenvolvimento e de criação de emprego qualificado. Um símbolo do que queremos para o futuro da cidade, um Montijo moderno, desenvolvido e sobretudo mais justo para todos”.

Para o Presidente da Câmara Municipal do Montijo  “ter um grupo privado de saúde a investir na cidade é um voto de confiança e apela para que tenhamos a consciência da necessidade de o setor privado da saúde ser importante ao desenvolvimento das terras”. Nuno Canta destacou a importância “de sermos claros nas políticas de saúde que apresentamos aos cidadãos. Temos condições de saúde para poder clarificar o espaço de cada um e orientar uma política de saúde de modo a poder responder aos cidadãos e ter ganhos em saúde, porque quer o setor privado quer o público, estão empenhados nos ganhos de saúde para a população”.

A nova unidade CUF Montijo é constituída por 30 gabinetes, uma equipa composta por mais de 120 colaboradores, um corpo clínico de referência e a mais recente tecnologia em equipamentos de diagnóstico e tratamento, e disponibiliza também atendimento médico, cuidados de enfermagem e meios complementares de diagnóstico e consultas em várias especialidades médicas e cirúrgicas.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Carnaval em Montijo, 2023, breve notícia

 


Carnaval em Montijo

envolveu o movimento associativo montijense – associações, tertúlias e coletividades 

De 18 a 21 de fevereiro de 2023, teve lugar mais uma edição do Carnaval do Montijo.

Retomado, em boa hora, em 2017, o nosso Carnaval apenas foi interrompido pelas contingências da pandemia, mas voltou este ano e foi vivido mais uma vez de forma entusiástica pelos montijenses.

Na edição de 2023, o Carnaval contou com 10 carros alegóricos e envolveu a participação de mais de 1000 foliões do movimento associativo local, contando com dois corsos no domingo e na terça-feira e desta feita, pela primeira vez, um Corso Noturno que desfilou a 18 de fevereiro, dia de abertura.

Fiel à tradição montijense, foi um Carnaval gratuito – e portanto aberto a todos e a todas os que quiseram participar ou apenas assistir – com a música, a sátira e a animação que já são apanágio desta iniciativa, na nossa terra.

A organização ficou, mais uma vez, a cargo da Associação “Somos Peixinho”, sendo promotores a Junta da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro e Câmara Municipal do Montijo. 

A Comissão Organizadora envolveu o movimento associativo montijense – associações, tertúlias e coletividades –  testemunhando mais uma vez o dinamismo do mesmo, que se constitui num exercício de cidadania em benefício da comunidade. 



Reunião da Câmara do Montijo, 22 de fevereiro 2023

 



Protocolo com a ADREPES

Objetivo 

candidatura  a fundos comunitários

para a construção de 

uma embarcação tradicional do Tejo

A Câmara Municipal do Montijo aprovou , dia 22 de fevereiro, em reunião de câmara um protocolo de cooperação e parceria com a ADREPES para adesão ao Grupo de Ação Local Costeiro para o período de 2021-2027.

O objetivo é posteriormente. apresentar uma candidatura, a fundos comunitários, para a construção de uma embarcação tradicional do Tejo, um desejo antigo do município referiu o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta: “a ideia é construir um bote de fragata a que apelidámos de Gaivota do Montijo”.

“Já foi feita toda a descrição cultural e enquadradora de Aldeia Galega, do património nautico e toda a sua história nesta relação com o rio. Iremos, esperamos, através deste financiamento do Gal Costeiro construir um barco totalmente novo, em madeira e tradicional” disse o presidente.

O Grupo de Ação Local ADREPES Costeiro tem como missão implementar a estratégia DLBC Costeiro, em conjunto com a sua parceria, face ao objetivo estratégico de “Contribuir para o Desenvolvimento Económico, Social e Ambiental do espaço costeiro e estuarino da Península de Setúbal”. O protocolo de cooperação será celebrado com diversas entidades da península.

A estratégia DLBC Costeiro inclui financiamento de 3 fundos – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo Social Europeu (FSE), operacionalizados através do Programa Operacional MAR 2020 e Programa Operacional Regional (POR) Lisboa 2020.




quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

REUNIÃO DA CÂMARA DO MONTIJO dia 8 de fevereiro de 2023

 


Reunião da Câmara do Montijo 

realizada dia 08 de fevereiro 2023



O Executivo Municipal deliberou a aprovação do mapa de desempenho orçamental da Câmara Municipal de Montijo respeitante ao ano de 2022, em reunião de câmara realizada dia 08 de fevereiro.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, destacou mais uma vez um “desempenho orçamental de excelência” com uma política de “contas certas” apresentada pela autarquia, que se reflete no mapa de desempenho apresentado cujo saldo de gerência apurado tem o valor de 13.567.866,66€.

Em 31 dezembro 2022 a receita arrecadada pela Câmara Municipal do Montijo ascendeu a 61.209.591,26€, a que corresponde uma taxa de execução de orçamento de 117,36%.

Para o crescimento da receita municipal contribuiu o Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Bens, designado por IMT, que teve um crescimento no ano 2022 relativamente ao ano 2021 de 4.375.809,88€.

A derrama municipal, só cobrada a grandes empresas com volumes de negócio superiores a 150.000€ teve um crescimento de 290.208,23€ e a execução de projetos cofinanciados também aumentou 1.423.176,54€.

As receitas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) fixaram-se no montante de 780.365,17€.

A receita em sede de Imposto sobre Imóveis (IMI) teve uma diminuição em 2022, “fruto das nossas políticas de abaixamento de imposto”, conforme explicou o presidente.

No mapa de desempenho orçamental foi então apurado o saldo de gerência no valor de 13.567.866,66€ do qual 780.365,17€ corresponde à verba consignada no âmbito do PRR para financiar programa das operações em comunidades desfavorecidas no concelho do Montijo.

1.ª Alteração modificativa 

ao Orçamento municipal de 2023

Foi aprovada 1.ª Alteração modificativa ao Orçamento municipal de 2023, que integrou o saldo de execução de 2022 no orçamento 2023.

No seguimento da aprovação do Mapa de Desempenho Orçamental, foi aprovada 1.ª Alteração modificativa ao Orçamento municipal de 2023, que integrou o saldo de execução de 2022 no orçamento 2023.

Esta integração permite fazer face a compromissos que transitaram de 2022 bem como dotar de orçamento outros projetos como: a construção da Loja de Cidadão, obras em habitação social, recuperação de edifícios escolares, arranjos exteriores em escolas, recuperação do Centro de Saúde do Montijo, Afonsoeiro, Canha e Pegões e construção do Centro de Saúde do Bairro do Areias.

Na reunião foram ainda destacados outros investimentos a realizar como a construção de 30 fogos no Bairro do Esteval (com componente de financiamento do PRR), recuperação de 100 fogos no Bairro Novo do Esteval, construção de Alojamento Urgente Temporário, construção da Casa Mortuária de Sarilhos Grandes, reabilitação do edifício da Trabatijo, entre outros.

As propostas foram aprovadas com 3 votos a favor do PS e com as abstenções do PSD e CDU.

SMAS MONTIJO

1.ª revisão ao orçamento de modificação dos documentos previsionais de 2023 dos Serviços Municipais de Água e Saneamento do Montijo


Na reunião de câmara de 8 de fevereiro 2023 foi a aprovado o mapa de demonstração do desempenho orçamental e a 1.ª revisão ao orçamento de modificação dos documentos previsionais de 2023, dos Serviços Municipais de Água e Saneamento (SMAS) do Montijo.

“Por via do aumento do número de consumidores, empresas e de um acerto de faturação com a SIMARSUL conseguimos neste mapa orçamental ter um saldo de gerência de 1.253.270,39€” referiu o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, acrescentando que o saldo será utilizado para “reforçar a despesa corrente, em concreto o pagamento da faturação à SIMARSUL (550 mil euros) e nos investimentos para 2023”.

O presidente da câmara anunciou o reforço de investimentos estruturantes no Plano Plurianual de Investimentos para 2023, tais como: a reabilitação do Reservatório Elevado R1 (400 mil euros este ano e 300 mil no próximo); a reabilitação do Reservatório Elevado da Atalaia R2 (cerca de 100 mil euros); a aquisição de equipamentos (também no valor aproximado de 100 mil euros); a ampliação e beneficiação da rede de saneamento, em particular na zona do bairro novo do parque (cerca de 100 mil euros) e o aumento da verba para estudos e projetos.

“Queremos continuar a garantir o princípio do equilíbrio orçamental, ou seja, as receitas iguais às despesas” concluiu Nuno Canta.

As propostas foram aprovadas com 3 votos a favor do PS e com as abstenções do PSD e CDU.