EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
FUNDO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
1. Dada a procura continua de apoios para a implementação de medidas de eficiência energética no setor da Indústria, Agricultura, Floresta e Pesca, foi lançado publicamente o Aviso 22 com o objetivo de colmatar as necessidades identificadas. As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 27 de abril de 2017.
Encontra-se disponível o Relatório Preliminar de Avaliação de candidaturas do Aviso 19 para consulta em sede de audiência prévia a contar da data de comunicação via correio eletrónico.
O Fundo de Eficiência Energética informa que as candidaturas ao Aviso 19, 20 e 21 estão em processo de avaliação.
2. A S.energia, Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita e Montijo é uma associação privada sem fins lucrativos, criada em Maio 2007 como o apoio do programa “Energia Inteligente-Europa” e das Câmaras Municipais da sua área de intervenção ( entre as quais a Câmara Municipal de Montijo) que iniciou em 2013 o ciclo de “Encontros com Energia”, evento temático anual em torno da eficiência energética e da sustentabilidade ambiental. No decurso desse ano, foram realizadas treze (13) sessões subordinadas a uma grande diversidade de temas tais como eficiência energética, iluminação pública, iluminação interior em edifícios, eficiência no uso da água e energia, reabilitação térmica de edificações, energias renováveis, alterações climáticas, mobilidade sustentável, transportes públicos, sustentabilidade financeira, social e ambiental, eco-condução, veículos mais eficientes, fechando o primeiro ciclo de encontros, a sessão com o tema “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”.
Em 2014 a S.energia realizou mais cinco (5) sessões enquadradas nos Encontros com Energia. Em Janeiro a sessão realizada em parceria com a ADENE – Agência para a Energia, foi sobre a “Nova Regulamentação do Sistema Nacional de Certificação Energética de Edifícios”. Em Fevereiro a sessão foi subordinada ao tema “EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMO FACTOR DE COMPETITIVIDADE DA AGRO-INDUSTRIA”.
Em Setembro, o “Encontro com Energia” foi subordinado ao lema “As nossas ruas, a nossa escolha” no âmbito da edição da Semana Europeia da Mobilidade de 2014, e em Dezembro, o seminário focou-se na temática da “Mobilidade Suave”. O ciclo de Encontros com Energia de 2014 encerrou a 18 de Dezembro na Galeria Municipal do Montijo com o evento “Promoção de uma Arquitetura mais Sustentável” e onde foram entregues os galardões no âmbito da Distinção Edifício + Sustentável (1ªedição).
Durante o ano de 2015 foram realizadas 3 sessões, tendo sido realizada a primeira em fevereiro, na Casa do Ambiente do Montijo, sobre o tema da “Valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos”.
A 2 de Junho decorreu na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, o Encontro com Energia “Oportunidades de financiamento de projetos de Eficiência Energética”, no qual foi feita uma breve apresentação do Fundo da Eficiência Energética (FEE), instrumento financeiro, criado através do Decreto-Lei n.º 50/2010, de 20 de Maio, o qual tem como objetivo financiar os programas e medidas previstas no Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE), incentivar a eficiência energética, por parte dos cidadãos e das empresas, apoiar projetos de eficiência energética e promover a alteração de comportamentos, neste domínio. O ciclo de Encontros com Energia de 2015 encerrou a 30 de Novembro, no Auditório do Museu Industrial Baía do Tejo S.A., comum a sessão sobre a “Promoção de uma Arquitetura mais Sustentável”, tendo neste evento ocorrido a entrega da Distinção Edifício + Sustentável (2ªedição).
Decorreu no dia 21 de Dezembro 2016 no auditório da CCDR LVT – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, em Lisboa, uma sessão de esclarecimentos sobre o Aviso-Concurso “Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local” no âmbito do AVISO Nº LISBOA – 03-2016-17 do POR LISBOA 2020, numa organização conjunta da RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional) e CCDR-LVT.
Sem comentários:
Enviar um comentário