Reabilitação da Ermida de Santo António
conjunto edificado da Quinta do Pátio d’Água,
na Avenida dos Pescadores,Montijo
A Câmara Municipal do Montijo procede à reabilitação da Ermida de Santo António, imóvel que integra o conjunto edificado da Quinta do Pátio d’Água, na Avenida dos Pescadores, merecendo a classificação patrimonial de Imóvel de Interesse Público.
Investimento ascende a 189 mil e 800 euros . O montante tem “financiamento contratualizado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano/Programa Operacional de Lisboa 2020”.



A acção sobre este património arquitectónico classificado, cujas origens remontam ao Século XVI, compreende “a reabilitação da construção, o restauro dos elementos artísticos existentes, nomeadamente azulejos setecentistas, vitrais e talha dourada, e uma nova intervenção artística da autoria de Fernanda Fragateiro”.
A reabilitação destina-se a que o monumento fique novamente acessível ao público, servindo também como palco privilegiado para a realização de eventos culturais compatíveis com aquele contexto patrimonial, numa utilização regular que possa ser também sinónimo de preservação e legado às gerações futuras.
Atenta a classificação patrimonial, foi em dezembro de 2015 submetido à Direção Geral do Património Cultural (DGPC) o Relatório Prévio previsto nas disposições legais do Decreto-Lei n.º 140/2009, de 15 de junho. Daquela entidade foi já recebido o Parecer Favorável necessário à execução da obra, estando também já submetidos pelo município os documentos bastantes para obviar às condicionantes expressas.
Sem comentários:
Enviar um comentário