quarta-feira, 26 de abril de 2017

 EM ABRIL
Câmara de Montijo

Entrega habitações sociais



A Câmara Municipal do Montijo procedeu à entrega de seis habitações sociais, no passado dia 24 de Abril 2017, no espaço kont@rte na Caneira. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, do vice-presidente Francisco dos Santos e da vereadora Maria Clara Silva.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo entregou em mãos as chaves das suas novas habitações, referindo ser “a concretização de um sonho a Câmara Municipal poder atribuir uma casa a quem dela necessita, mas também para quem recebe a habitação, que irá permitir ter uma vida com mais qualidade”

“Montijo nunca será uma sociedade moderna capaz de se desenvolver e ter progresso sem conseguir que os seus cidadãos tenham a mesma igualdade de oportunidades”, referiu o autarca ao sublinhar a importância de praticar este ato “num mês em que se comemora o 25 de Abril, uma data em que recordamos os valores da liberdade, igualdade e solidariedade, valores que queremos passar e que nunca estão adquiridos, temos sempre de conquistar e lutar por eles”.

No âmbito desta cerimónia foram, também, entregues as chaves de partes comuns de três prédios no Bairro da Caneira, que estavam degradadas e foram alvo de intervenção por parte da autarquia.


Esta foi a terceira e ultima fase da entrega de habitações sociais do concurso que decorreu entre Abril e Julho de 2016. No total, a Câmara Municipal do Montijo procedeu à entrega de dez habitações sociais, localizadas no Afonsoeiro, na Lançada e no Bairro da Caneira.

As habitações agora atribuídas, juntam-se a outros 52 fogos atribuídos no decurso do atual mandato autárquico (2013-2019), no âmbito da política municipal de solidariedade, de combate à pobreza e exclusão social, através da promoção do acesso à habitação, promovendo a autonomização de pessoas e famílias carenciadas ou dependentes.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

MUNICÍPIO DE MONTIJO
Documentos em Consulta Pública


Projeto do Regulamento de Mercados Municipais

Projeto do Regulamento de Feiras e de Venda Ambulante do Município do Montijo

Projeto de Alterações ao Regulamento sobre o Licenciamento das Atividades Diversas (previstas no DL n.º 264/2002, de 25 de novembro, e no DL n.º 310/2002, de 18 de dezembro

Projeto de Alterações ao Regulamento Administrativo dos Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos de Venda ao Público e de Prestação de Serviços

Projeto de Alterações ao Regulamento Administrativo Municipal de Ocupação do Espaço Público

Projeto de Regulamento de Atribuição, Ocupação e Gestão das Habitações Sociais

Projeto de alteração ao Regulamento Municipal da Urbanização e Edificação

Projeto de alteração ao Regulamento de Cobrança e Tabela de Taxas .

quarta-feira, 19 de abril de 2017

MONTIJO COMEMOROU 25 DE ABRIL

MONTIJO  COMEMOROU  25 DE ABRIL

Montijo assinalou o 43.º aniversário do 25 de Abril com um conjunto de atividades culturais, desportivas e institucionais.
O programa de comemorações iniciou-se no dia 22 de abril (sábado), às 16h00, com a inauguração da exposição coletiva “Montijo – Visões do Espaço Urbano”, na Frente Ribeirinha. A mostra era composta por trabalhos nas áreas da fotografia, pintura e desenho, constituindo uma multiplicidade de olhares sobre a cidade.


Ainda no dia 22 de abril, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, às 16h30, os mais novos (8 aos 13 anos) e as suas famílias puderam participar na oficina pedagógica “Telefonia de Abril”. A contadora da história não viveu o 25 de Abril, mas para o contar andou a recolher memórias aqui e ali, sons, cartas, poemas e depoimentos que agora juntou para conhecer e passar testemunho do como e porquê da revolução.
No dia 24 de abril, às 21h30, o palco do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida recebeu o espetáculo “Canções de Abril”. Carlos Alberto Moniz compôs e produziu para o espetáculo canções inéditas e dirigiu musicalmente novos arranjos para as mais conhecidas músicas da revolução.

José Afonso, Manuel Alegre, José Gomes Ferreira, Fernando Lopes, Sophia de Mello Breyner e José Mário Branco foram apenas alguns dos autores homenageados no espetáculo Canções de Abril.

No dia 25 de abril, Dia da Revolução, as comemorações iniciaram-se com o habitual hastear da bandeira, às 9h00, no edifício dos Paços do Concelho.


De seguida, às 10h00, foi o arranque da “IV Corrida e Caminhada da Liberdade”. Com partida da Praça da República, dezenas de pessoas participaram nesta prova que é já uma referência nas comemorações do 25 de Abril em Montijo.
A nível desportivo, à Corrida de Caminhada da Liberdade juntou-se o “XII Passeio de BTT Rota Saloia”. Promovido pela Academia Desportiva, Infantil e Juvenil Bairro Miranda com o apoio da Câmara Municipal do Montijo, a partir das 9h30 a prova percorreu os trilhos rurais da localidade de Alto Estanqueiro-Jardia.
Para finalizar as comemorações da Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril, a partir das 16h00, teve lugar a Sessão Solene, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A cerimónia contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta e de representantes da presidente da Assembleia Municipal do Montijo e dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal.

SARILHOS GRANDES - 169.ºANIVERSÁRIO

A Freguesia de Sarilhos Grandes

celebrou o seu 169.º aniversário


A Freguesia de Sarilhos Grandes celebrou o seu 169.º aniversário, com uma cerimónia solene no dia 18 de abril, no salão da Academia Musical União e Trabalho (AMUT).

 Os discursos oficiais foram pautados pela importância de Sarilhos Grandes para a identidade do concelho e pelo futuro da freguesia.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, afirmou que Sarilhos Grandes “tem dado dimensão histórica ao Montijo. O nosso concelho vale pela diversidade das suas freguesias. É da união de todas as freguesias que nasce a força da nossa identidade e tradição”. O autarca salientou, ainda, o trabalho que a câmara realiza em colaboração com a junta de freguesia, referindo alguns dos investimentos que foram concretizados como a aquisição de um trator para a junta e a recuperação do polidesportivo de Sarilhos Grandes.

Joaquim Batalha, presidente da Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes, fez um balanço do passado da freguesia e perspetivou o futuro. Afirmou a necessidade de serem aproveitadas as potencialidades da freguesia, como é o caso da zona ribeirinha, e reclamou mais apoio e investimento da câmara na freguesia.

Após os discursos oficiais, seguiu-se a entrega de prémios dos Trabalhos Escolares 2017, cujo tema foi o Rio, e do 3.º Concurso de Fotografia de Sarilhos Grandes. Foram, ainda, entregues prémios de excelência a todas as associações da freguesia, pelo trabalho que desenvolvem em benefício de Sarilhos Grandes.


As comemorações do 169.º aniversário da Freguesia de Sarilhos Grandes terminaram com um concerto da Banda da Companhia, numa viagem pelo repertório musical da revolução de Abril pelas mãos da Companhia Mascarenhas Martins.

terça-feira, 11 de abril de 2017

NUNO CANTA CONDECORADO


NUNO CANTA 
CONDECORADO
O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, foi condecorado com a Medalha de Honra e Mérito – Grau Ouro da Liga Portuguesa dos Combatentes, numa cerimónia que decorreu no dia 9 de abril, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, durante as comemorações do Dia do Combatente, presididas pelo Ministro da Defesa, José Alberto Azeredo Lopes.



 Nuno Canta foi agraciado pelo apoio da autarquia na cedência de instalações condignas para a sede do Núcleo do Montijo da Liga dos Combatentes e pela construção do Monumento de Homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar, inaugurado no dia 25 de abril de 2016.


Entre ex-combatentes, familiares e amigos, na cerimónia estiveram presentes cerca de 80 membros do Núcleo do Montijo da Liga Portuguesa dos Combatentes.

Para além do presidente da Câmara Municipal do Montijo foram agraciados, igualmente, os presidentes das câmaras municipais de Estremoz, Macedo de Cavaleiros e Foz Côa, pelo apoio e serviços prestados à Liga Portuguesa dos Combatentes.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

DIA NACIONAL DOS MOINHOS - MOINHOS ABERTOS

Dia Nacional dos Moinhos 
(dia 07 de abril) 

e do Dia dos Moinhos Abertos 
(dias 08 e 09 de abril)


 A Câmara Municipal do Montijo volta a associar-se à Rede Portuguesa de Moinhos para celebrar o Dia Nacional dos Moinhos (dia 07 de abril) e do Dia dos Moinhos Abertos (dias 08 e 09 de abril).

No dia 7 de abril, estarão abertos para visitas livres o Moinho de Maré do Cais, o Moinho de Vento do Esteval e o Moinho de Galgas no Museu Agrícola da Atalaia, das 14h30 às 17h30.

No sábado, 8 de abril, as visitas livres estarão disponíveis no mesmo horário, mas apenas no Moinho de Maré do Cais e no Monho de Galgas do Museu Agrícola da Atalaia.

Já no dia 9 de abril (domingo) vão decorrer visitas livres e visitas guiadas, nos três espaços museológicos. Das 15h00 às 19h00 poderá visitar e apreciar com total disponibilidade e à sua vontade o interessante património molinológico do Montijo.

As visitas guiadas vão decorrer nos seguintes horários: 15h00 no Moinho de Maré do Cais, 15h45 no Moinho de Vento do Esteval e 16h30 no Moinho de Galgas do Museu Agrícola da Atalaia.

O Dia dos Moinhos Abertos é promovido pela Rede Portuguesa de Moinhos, pela Etnoideia, com o apoio da TIMS – Sociedade Internacional de Molinologia, com o objetivo principal de sensibilizar o público em geral para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais.

A Câmara Municipal do Montijo associa-se a esta iniciativa com o objetivo de demonstrar, mais uma vez, a importância dos moinhos tradicionais para a história, a cultura e a identidade do nosso concelho.

A participação nas comemorações do Dia Nacional dos Moinhos e no Dia dos Moinhos Abertos é gratuita. Informação e marcações de visitas guiadas através do 21 232 78 67 .

quarta-feira, 5 de abril de 2017

REDE DE CIDADES EDUCADORAS


MONTIJO ADERE 
À REDE DE CIDADES EDUCADORAS



Na reunião de 31 de março de 2017 a Câmara Municipal de Montijo decidiu aderir à Rede de Cidades Educadoras.
A Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE)  é um movimento criado em Novembro de 1990 com o propósito de estreitar as relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo do espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano e cidadão, em conformidade com os “Princípios da carta das Cidades Educadoras”.

A Carta das Cidades Educadoras constitui-se como um elemento unificador na definição das políticas dos municípios membros, sendo que as cidades educadoras trabalham para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais.
As cidades representadas no 1º Congresso Internacional das Cidades Educadoras,que teve lugar em Barcelona em Novembro de 1990, reuniram na Carta inicial, os princípios essenciais ao impulso educador da cidade. Elas partiam do princípio que o
desenvolvimento dos seus habitantes não podia ser deixado ao acaso. Esta Carta foi revista no III Congresso Internacional (Bolonha, 1994) e no de Génova (2004), a fim de adaptar as suas abordagens aos novos desafios e necessidades sociais.
A Carta atual baseia-se na Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948), no Pacto Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais (1966), na Declaração Mundial da Educação para Todos (1990), na Convenção nascida da Cimeira Mundial para a Infância (1990) e na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural (2001).
 Atualmente a AICE Associação Internacional das Cidades Educadoras conta com 476 cidades associadas, em 37 países. Em Portugal pertencem à AICE  62 cidades, que se constituíram em 2005  na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.
A Câmara Municipal de Montijo decidiu aderir na reunião de 31 de Março de 2017 .
 A Associação Internacional de Cidades Educadoras tem vindo a realizar Congressos Internacionais Bianuais.

terça-feira, 4 de abril de 2017

ESCOLHAS DE PORTAS ABERTAS - entre 8 e 11 abril 2017


ESCOLHAS DE PORTAS ABERTAS
PROGRAMA ESCOLHAS
MONTIJO
KONT@RTE  E6G
ENTRE 8 e 11 DE ABRIL 2017


Entre 8 e 11 de abril, o projeto KONT@RTE – E6G vai participar na iniciativa Escolhas de Portas Abertas 2017, promovida a nível nacional pelo Programa Escolhas. A abertura do evento, no dia 8 de abril, às 10h30, na Praça da República, Montijo, vai contar com as presenças da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, e do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado.

Nuno Canta e Catarina Marcelino
A iniciativa Escolhas de Portas Abertas 2017 tem como principal objetivo a divulgação dos projetos a nível local e do próprio Programa Escolhas, ao nível nacional.

No Montijo, o projeto KONT@RTE – E6G, implementado no Bairro da Caneira no triénio 2016/2018, vai promover um conjunto de iniciativas abertas à comunidade, a instituições locais, líderes e decisores políticos locais e regionais, através de eventos inovadores com visibilidade para o trabalho desenvolvido pelo projeto.

Assim, no dia 8 de abril, durante a manhã, na Praça da República, vai decorrer uma mostra de atividades desportivas e artísticas dinamizadas no âmbito do projeto.

Clara Silva - Vereadora da Câmara
No dia 10 de abril, às 15h00, as crianças e jovens do projeto vão ser recebidas no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal do Montijo Nuno Canta, para uma conversa com o presidente e a apresentação de uma carta sobre a vivência do Bairro da Caneira. De seguida, no átrio dos Paços do Concelho será inaugurada uma exposição de fotografia alusiva às atividades do projeto.

João Martins (APFPDM)
Para finalizar, no dia 11 de abril, no Bairro da Caneira, das 10h00 às 17h00 será realizada a pintura de um mural dedicado ao tema “Liberdade, Respeito e Comunidade”.

O projeto KONT@RTE– E6G é promovido localmente pela Câmara Municipal do Montijo e gerido pela Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, contando com a parceria formal do Agrupamento de Escolas de Montijo, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Montijo, ACES Arco Ribeirinho, Florineve, Polícia de Segurança Pública Montijo e Instituto Português do Desporto e da Juventude. Tem como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento, integração e autonomia das crianças e jovens do Bairro da Caneira, apostando no desenvolvimento de competências ao nível psicossocial e educacional.