segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

CÂMARA DO MONTIJO DISPONIBILIZA RECURSOS À COMUNIDADE EDUCATIVA

 


Disponibilização de Recursos

à comunidade educativa do concelho


Consciente das suas responsabilidades na área da educação e tendo em conta as novas metodologias de trabalho decorrentes da necessidade de adoção de medidas com o intuito de conter a transmissão do vírus e diminuir a expansão da pandemia da doença COVID-19, a Câmara Municipal do Montijo continua, diariamente, a disponibilizar um conjunto de recursos humanos, tecnológicos e financeiros à comunidade educativa do concelho.

A autarquia continua em permanente contacto e articulação com os encarregados de educação e as suas associações representativas, reforçando a prestação dos serviços através dos meios digitais e dos centros de contacto e mantendo o atendimento presencial imprescindível, mediante marcação prévia, no sentido de dar resposta às suas necessidades e de minimizar os efeitos e impactos da pandemia nesta fase difícil para todos.

Apesar das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos de ensino públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário se encontrarem suspensas desde o dia 22 de janeiro, a Câmara Municipal de Montijo continua a assegurar, em articulação com os agrupamentos de escolas (AE) e a escola secundária Jorge Peixinho, o fornecimento de refeições aos alunos beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar e aos filhos ou dependentes a cargo de trabalhadores cuja mobilização ou prontidão para a prestação de serviços essenciais requer acolhimento pelas escolas definidas para o efeito, por cada AE.

Assim, no âmbito das medidas extraordinárias de resposta à situação epidemiológica, estão abertas a EB Liberdade, a EB Areias e a EB 2,3 de Pegões, para o acolhimento dos filhos ou outros dependentes a cargo dos trabalhadores de serviços essenciais.

A Câmara Municipal continua ainda a trabalhar com os docentes e as direções dos AE, disponibilizando o Laboratório de Aprendizagem do Montijo (LAM), espaço municipal dotado com meios tecnológicos e humanos, para apoiar a realização de aulas e de outras atividades de ensino online e à distância dirigidas aos alunos.

O LAM tem ainda um canal no youtube, onde são apresentados vídeos que dão a conhecer este espaço e as suas principais potencialidades e que exemplificam algumas das muitas aulas que lá podem ser ministradas. Através deste canal, a Autarquia desafia os alunos e as suas famílias a realizarem, em casa, atividades sobre diversos conteúdos curriculares.

A autarquia disponibiliza também um outro espaço municipal – Espaço Maker em Movimento (EMM) - para ser utilizado pelos docentes dos estabelecimentos do ensino básico e do ensino secundário, mediante marcação prévia, para o desenvolvimento de aulas, atividades e projetos à distância para os respetivos alunos, preferencialmente numa perspetiva de transversalidade do currículo.

Trata-se de um espaço, instalado numa viatura municipal adaptada que dispõe de um conjunto de equipamentos, materiais e ferramentas que permitem o desenvolvimento de projetos próprios (explorar circuitos elétricos, construir peças de roupa com componentes eletrónicos, imprimir objetos com impressoras 3D, fabricar pequenos gadgets, …), com o intuito de criar uma solução ou um objeto.

No EMM, através do recurso ao método tinkering, os alunos são desafiados a realizar atividades exploratórias e a contactar com conceitos ligados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês).

Para recorrerem ao LAM e ao EMM, os docentes terão o apoio de técnicos especializados da Divisão de Educação para o desenvolvimento dos seus projetos.


Sem comentários:

Enviar um comentário