terça-feira, 31 de janeiro de 2017

FUNDO AMBIENTAL 
VEÍCULOS ELÉTRICOS 
PARA SERVIÇOS URBANOS AMBIENTAIS

Divulgamos o Aviso n.º 557-A/2017, de 11 de janeiro de 2017, sobre a abertura de candidaturas à atribuição de apoio pelo Fundo Ambiental, à substituição de veículos de serviços urbanos ambientais por veículos elétricos destinados à mesma utilização no âmbito da atividade desenvolvida pelas autarquias.

Informa-se que o endereço eletrónico do Fundo Ambiental está disponível em http://www.fundoambiental.pt, onde poderá encontrar a informação necessária para a instrução e submissão de candidaturas.

Mais se informa que a submissão do formulário de candidatura, bem como de todos os documentos relativos ao beneficiário e à operação, será efetuada através da aplicação disponibilizada para o efeito, sem recurso à utilização do endereço eletrónico do Fundo Ambiental.

 O FIA, criado pelo Decreto-Lei n.º 150/2008, de 30 de julho, alterado pelo D.L. nº 72-A/2010 de 18 de junho, pela Lei nº 82-D/2014 de 31 de dezembro e pelo Decreto-lei n.º 233/2015, de 13 de outubro, é um fundo igualmente com autonomia administrativa e financeira, que tem por missão financiar iniciativas de prevenção e reparação de danos a componentes ambientais naturais ou humanas, sejam eles resultantes da ação humana ou produto das forças da natureza, que exijam uma intervenção rápida ou para os quais se não possam mobilizar outros instrumentos jurídicos e financeiros.
ESCOLA BÁSICA PEDRO VARELA-MONTIJO
HASTEOU BANDEIRA VERDE ECO-ESCOLAS


O Eco-Escolas é um programa internacional que pretende encorajar e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável, que são desafiadas a participar em sub-projetos no âmbito de temáticas específicas.
No dia 27 de janeiro 2017, o vice-presidente da Câmara Municipal do Montijo, Francisco dos Santos, a vereadora da educação, Maria Clara Silva e o presidente da Junta da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, estiveram presentes na Escola Básica D. Pedro Varela para assistir, à cerimónia de hastear da Bandeira Verde no âmbito do Programa Eco-Escolas.
Para além do reconhecimento e distinção, a Bandeira Verde Eco-Escolas certifica a existência de uma educação ambiental coerente e de qualidade, simbolizando o compromisso e a responsabilidade da escola em contribuir mais e melhor para a defesa e sustentabilidade do meio ambiente.

sábado, 28 de janeiro de 2017



EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 
 E 
 RENOVÁVEIS
 EM 
EDIFÍCIOS DE SERVIÇOS


A 8 de Fevereiro a S.energia – Agência Regional de Energia para os Concelhos do Barreiro, Moita e Montijo(de que faz parte o Município de Montijo)), realizará o primeiro “Encontro com Energia” de 2017, sobre “Eficiência Energética e Renováveis em Edifícios de Serviços”, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho do Barreiro.
O evento que terá início às 14h:30m, com uma sessão de abertura, contará com a apresentação do “Projeto Europeu Step 2 Sport” a cargo de Neuza Ferreira Jesus Ferreira Consultores, e do Projeto europeu EPC+ por Carlos Patrão do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra.
EcoBombeiros
Será também apresentado um Estudo de Caso sobre Produção Solar Fotovoltaica pelo Eng.º Luís Miranda Mendes da empresa Energia Lateral, abordando a Eng.ª Patrícia Malta Dias da Jesus Ferreira Consultores a questão do Financiamento de Projetos de Eficiência. Pela S.energia, o Eng.º João Barroso deter-se-á sobre a Eficiência Energética em edifícios municipais, cabendo à Eng.ª Susana Fonseca apresentar a Cooperativa de energias renováveis Coopérnico.
EcoEscolas
No fim da sessão agendado para as 16h:40m haverá lugar a um espaço de debate, perguntas e respostas moderado pela Eng.ª Susana Camacho Administradora-Delegada da S.energia, a que se seguirá o encerramento do Encontro com Energia pelo Vereador da Câmara Municipal do Barreiro, Dr.º Bruno Vitorino, Presidente da S.energia.






sexta-feira, 27 de janeiro de 2017


UNIÃO DAS FREGUESIAS DE PEGÕES

ESCULTURA 
" HOMENAGEM À AGRICULTURA"
DE ARTUR  BUAL
A escultura “Homenagem à Agricultura” de Artur Bual está a ser restaurada e vai ser transferida do antigo Parque de Material Agrícola de Pegões para o espaço exterior existente junto à sede da Junta da União das Freguesias de Pegões
O processo de restauro e relocalização da escultura da autoria de Artur Bual já foi iniciado e custará aos cofres municipais 35 mil e 290 euros (mais Iva).
O objectivo principal desta acção passa pela “preservação da identidade e memória locais”, no sentido de conferir também “maior visibilidade à obra de Artur Bual”, dignificando assim “o trabalho deste importante artista plástico português”.
“Após uma intervenção de restauro, a obra, que se encontra actualmente no antigo Parque de Material Agrícola de Pegões, será colocada no espaço exterior existente junto à sede da Junta da União das Freguesias de Pegões”.

COOPERATIVA  AGRÍCOLA 
 SANTO  ISIDRO  DE  PEGÕES







Vinhos de marca Adega de Pegões começam a brilhar nas Filipinas, depois dos Estados Unidos e Canadá ; a Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões marca presença em quarenta países de expressão de venda de vinhos.
A Adega Cooperativa de Santo Isidro de Pegões continua a somar prémios com os seus vinhos em concursos internacionais, elevando assim o nome de Pegões e do Montijo ao mais alto nível.
O prémio mais recente foi conquistado com o monocasta “Adega de Pegões Syrah”. A Adega de Pegões venceu o prémio de melhor vinho tinto a concurso, arrecadando o Grand Prix Prodexpo 2017, na Rússia.
Este prémio foi alcançado naquele que é o maior certame da indústria alimentar e de bebidas, da Rússia e da Europa de Leste, que decorreu de 6 a 10 de fevereiro, em Moscovo.


108.º aniversário dos Bombeiros
 do 
Montijo
29 janeiro 2017

A cerimónia realizou-se no quartel da corporação, a partir das 15h00, no domingo, 29 janeiro 2017.
As celebrações incluiram a inauguração e bênção de duas viaturas, seguiu-se a sessão solene, a partir das 15h30, na qual foram atribuídas promoções e condecorações de bombeiros da associação e a sócios com 50 anos de filiação à entidade.O evento terminou com um moscatel de honra.O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, presidiu às comemorações.

Telefone: 212301542/43 - Marcação de serviços 212310048 - Urgências 211328239/40 - Secretária  .

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação 
comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães (2019-2022) 

Organizar as comemorações dos 500 anos da primeira volta ao mundo, em articulação com as instituições de ensino superior e instituições científicas, autarquias locais e demais entidades públicas e privadas.

A expansão marítima portuguesa contribuiu de modo significativo para o conhecimento do mundo e para a aproximação entre povos e culturas, em domínios como o comércio, a técnica e a ciência, a alimentação, a saúde e a religião.
A interpretação, o estudo e a valorização deste processo numa escala global é determinante para a compreensão da contemporaneidade e da identidade nacional, num quadro de cooperação e globalização crescentes.
As mudanças, as inovações e os desenvolvimentos que caracterizaram esse período evidenciam-se particularmente na viagem de circum-navegação comandada por Fernão de Magalhães, a partir de 1519. Esta constituiu a primeira viagem completa em torno do globo, demonstrando, através da existência de um estreito de circulação entre o Atlântico e o Pacífico, a intercomunicabilidade dos oceanos. A herança cultural desta viagem e a sua relevância no plano patrimonial mantêm-se até aos dias de hoje, a nível global.
A universalidade deste marco histórico continua a renovar-se atualmente: Fernão de Magalhães, que em tempos deu nome a diversos locais à volta do globo, dá hoje nome a duas galáxias próximas da via láctea e à sonda espacial enviada para a órbita do planeta Vénus, comemorando-se também em 2019 os 50 anos da primeira viagem do Homem à lua.
Para valorizar o caráter inovador da circum-navegação, foi lançada em 2013 a Rede Mundial das Cidades Magalhânicas. Esta constitui uma estrutura de cooperação e de intercâmbio cultural, científico e socioeconómico entre cidades de diversos países, nomeadamente de Portugal, Espanha, Cabo Verde, Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Filipinas, Indonésia, Brunei, África do Sul e Itália, que partilham uma ligação em torno da viagem encetada por Fernão de Magalhães. Esta colaboração tem tido consequências concretas, como a realização de encontros anuais que ocorreram, alternadamente, nas cidades que fazem parte da Rede, a atribuição anual do Prémio Magalhães e a promoção da criação de uma rede de universidades das cidades magalhânicas.
 Entre os objetivos específicos da Rede incluem-se o da preparação de candidatura da Rota de Magalhães ao reconhecimento como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO e a preparação das comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação, que se iniciam em 2019, e que incluem uma inventariação do património cultural existente na série de localizações associadas à Rota de Magalhães e a organização de uma exposição internacional sob o tema «Os locais e culturas da Viagem de Magalhães».

 Pela importância cultural, científica e económica que manifestamente revestem, as comemorações desta efeméride, que tantos marcos deixou ao longo dos séculos, devem ser apoiadas pelo Governo, criando condições para a celebração condigna, nas suas diferentes vertentes: no âmbito da ação externa e o desenvolvimento regional, com o envolvimento intenso das autarquias locais, nas suas vertentes cultural e científica, sem descurar o relevante impacto económico que uma iniciativa pode ter.



OBRAS ESTRADA DA VARA LONGA MONTIJO

A Câmara Municipal de Montijo está a tratar da Estrada da Vara Longa 
acesso ao Bairro da Bela Colónia
em Montijo

AS OBRAS ESTÃO EM CURSO !


Numa visita à Estrada da Vara Longa, o Presidente de Câmara Nuno Canta explicou a importância desta obra que irá criar melhores condições de acesso ao Bairro da Bela Colónia, em Montijo. A empreitada de pavimentação iniciou-se no mês de outubro, estando prevista a sua conclusão para o primeiro trimestre de 2017. Um investimento de 95 105,68 euros (mais iva).









CONCELHO DE MONTIJO
PROJETOS
EM
CONSULTAS PÚBLICAS

Na reunião de câmara de 18 de janeiro 2017 foram aprovados PROJETOS  de ALTERAÇÕES aos REGULAMENTOS dos HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTO DE VENDA AO PÚBLICO e de PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, bem como ao REGULAMENTO DE ATIVIDADES DIVERSAS  para  DISCUSSÃO PÚBLICA.

Aprovados foram também os PROJETOS PARA CONSULTA PÚBLICA  dos REGULAMENTO DE MERCADOS MUNICIPAIS e REGULAMENTO DE FEIRAS e de VENDA AMBULANTE .



quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

INTERRUPÇÃO FASEADA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

CIDADE  DE MONTIJO

INTERRUPÇÃO FASEADA 
DE 
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
algumas zonas da cidade de montijo


Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento ( SMAS)do Montijo informam que irão proceder, entre os dias 1 a 3 de fevereiro 2017 e 6 a 7 de fevereiro de 2017, a limpezas de manutenção nas condutas de abastecimento de água com o objetivo de melhoria contínua da qualidade da água, pretendendo solucionar situações que têm ocorrido de turvação da água.

Devido a esta situação, o abastecimento de água será interrompido faseadamente nos dias referidos em algumas zonas da cidade, pelo que a Câmara Municipal e os SMAS pedem desculpa por eventuais incómodos e apelámos a melhor compreensão de todos.

Consulte as zonas afetadas no sítio dos SMAS do Concelho de Montijo.
contatos:
N.º Azul: 808 203 397
Telefone: 212 327 768
Fax: 212 327 708
E-Mail: smas.montijo@mun-montijo.pt

FREGUESIAS - RESOLUÇÃO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Freguesias

Resolução
da 
Assembleia da República 
                                                              nº 8/2017 de 25-01-2017


Recomenda ao Governo 
a avaliação da reorganização territorial das freguesias 
e do respetivo reforço de competências

A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que promova:
A avaliação da reorganização territorial das freguesias, com a participação de todas as freguesias e municípios, por forma a aferir os resultados das fusões ou agregações realizadas e corrigir casos mal resolvidos.
A discussão sobre o reforço das competências próprias das freguesias, atendendo à necessidade de alocação eficiente de recursos humanos e financeiros, com vista a assegurar maior eficiência na gestão autárquica e qualidade nos serviços de proximidade.
O envolvimento das associações representativas das freguesias e municípios neste processo e o seu diálogo e trabalho com o Governo.
Aprovada em 22 de dezembro de 2016.
       O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

CANHA - PAVIMENTAÇÃO DA RUA JOSÉ CARDEIRA


CANHA 
PAVIMENTAÇÃO DA RUA JOSÉ CARDEIRA






A Câmara Municipal do Montijo está a proceder à empreitada de pavimentação da Rua José Cardeira, em Canha. A obra estará concluída durante o mês de fevereiro, previsivelmente.
Num investimento de 20 578,70 euros mais Iva, estão a ser executados os passeios e o pavimento integral da rua em calçada, por forma a manter as características dos principais arruamentos da Vila de Canha.
A Rua José Cardeira, localizada no centro de Canha, apresentava um piso em terra batida. Com esta intervenção, a Câmara Municipal do Montijo encerra um ciclo de pavimentações das principais artérias desta histórica vila do concelho do Montijo.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

CARNAVAL MONTIJO

Por iniciativa das coletividades locais, totalmente apoiada pela Câmara Municipal do Montijo e pela Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, houve a decisão de retomar a tradição da celebração do Carnaval no Montijo.

A Câmara Municipal do Montijo aprovou, por unanimidade na reunião de câmara de 19 de janeiro, a atribuição de um apoio financeiro total de 25 mil euros à organização do Carnaval de Montijo 2017, que se irá
realizar de 24 a 28 de fevereiro.                                                                                                                                                                                                                                                                            
O apoio financeiro será repartido por cinco das seis coletividades que integram a Comissão Organizadora: Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro (seis mil euros); Banda Democrática 2 de Janeiro (seis mil euros); Motoclube do Montijo (cinco mil euros); Clube Desportivo Cultural e Recreativo “Os Unidos” (cinco mil euros) e A Quadrada (três mil euros). Faz, ainda, parte da Comissão Organizadora o Grupo de Amigos “Os Comilões”, que por motivos do foro da própria associação não receberá apoio financeiro.
A verba atribuída tem como objetivo apoiar a construção de carros alegóricos para os corsos carnavalescos, a contratação de grupos de músicos e a aquisição de fantasias de Carnaval. Para além deste apoio financeiro, a câmara irá, igualmente, prestar apoio logístico ao evento.
O Carnaval de Montijo 2017 irá iniciar no dia 24 de fevereiro, com o Carnaval das Escolas. No dia 25 de fevereiro, a Praça da República irá receber a Parada da Alegria. Para finalizar, nos dias 26 e 28 de fevereiro, terão lugar os Corsos Carnavalescos.




 LEGISLAÇÃO
 NA  SEMANA 
 DE 13 a 20  JANEIRO 2017         

IRS
DESP 843-A/2017 - 13-jan-2017 - Aprova as tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos do trabalho dependente e pensões auferidas por titulares residentes no continente para vigorarem em 2017.
IRS – Sobretaxa
DESP 843-B/2017 - 13-jan-2017 - Aprova as tabelas de retenção da sobretaxa de IRS para 2017.
Terapêuticas não convencionais
L 1/2017 - 16-jan-2017 - Altera o diploma que procede à regulamentação do acesso e exercício profissional das atividades de aplicação de terapêuticas não convencionais, no sentido de fixar o regime de IVA aplicável.
IRS
L 3/2017 - 16-jan-2017 - Aprova um regime transitório que possibilita a opção pela tributação conjunta pelos sujeitos passivos casados ou unidos de facto, nas declarações de rendimentos respeitantes ao ano de 2015.
Partidos políticos 
Campanhas eleitorais
L 4/2017 - 16-jan-2017 - Determina a redução dos valores das subvenções públicas destinadas aos partidos políticos e às campanhas eleitorais, bem como dos limites máximos dos gastos nas campanhas. Procede, ainda à alteração do diploma que regula o Financiamento dos Partidos Políticos e das Campanhas Eleitorais e demais legislação conexa.
Taxa contributiva
DL 11-A/2017 - 17-jan-2017 - Aprova medida excecional de apoio ao emprego que se traduz na redução da taxa contributiva para a Segurança Social a cargo da entidade empregadora, aplicável às remunerações devidas nos meses de fevereiro de 2017 a janeiro de 2018.
Registo Nacional de Condutores
DL 12/2017 - 19-jan-2017 - Procede à alteração do diploma que criou e regulou o Registo Nacional de Condutores, no sentido de incluir a assinatura e fotografia dos condutores na indicada base de dados.
Agentes de Execução
REGULAMENTO 52/2017 - 20-jan-2017 - Aprova o Regulamento de Contabilidade e Conta-Cliente de agente de execução e revoga o anterior regime.

ESCOLA JORGE PEIXINHO - MONTIJO

NO DIA DA ESCOLA - 2017 
20 janeiro

MINISTRO DA EDUCAÇÃO VEIO AO MONTIJO


CELEBRAR E
INAUGURAR OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO

No total, a requalificação da Escola Secundária Jorge Peixinho abrange uma área de 8.304 m2, dos quais 5.444 m2 são de nova construção. Um investimento no valor total de 11 333.063 euros que permite oferecer aos 1550 alunos e restante comunidade educativa, um espaço escolar mais moderno e equipado para o futuro.

Fundada em 10 de setembro de 1957, como Escola Industrial e Comercial,esta foi a única escola durante longos anos a servir o concelho e os concelhos vizinhos, situando-se em edifício próprio, concluído em 1963.

Em 1974, com as reformas introduzidas no sistema educativo, tomou a designação de Escola Polivalente do Montijo, e depois Escola Secundária de Montijo. Quando foi criada uma 2ª Escola Secundária no concelho passou a designar-se Escola Secundária nº 1 de Montijo.

A atual designação data de julho de 1998 e com ela pretendeu-se homenagear o Maestro Jorge Peixinho, natural de Montijo, onde nasceu em 1940, tendo falecido em 1995.

Obras de requalificação iniciaram-se no ano letivo de 2010/11; No dia 20 de janeiro 2017 são inauguradas, pelo Ministro da Educação - Tiago Brandão Rodrigues - , do Governo de António Costa , OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO.
A obra esteve interrompida entre março de 2013 e janeiro de 2016, devido a um diferendo entre o Ministério da Educação e o empreiteiro, que foi dirimido em tribunal.
O presidente da Câmara Municipal do Montijo Nuno Canta acompanhado pelos vereadores Francisco dos Santos e Maria Clara Silva, pela diretora da Escola, Maria João Serra, e por representantes da Parque Escolar,tinha realizado, no dia 21 de novembro 2016, uma visita às obras de requalificação da Escola Secundária Jorge Peixinho.
Naquela que foi a sua escola, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta sublinhou ,no dia 20 janeiro 2017, a importância das novas instalações que “tornam esta escola mais condigna, com mais condições para a execução de um projeto educativo que possa combater o insucesso e o abandono escolar”, frisando que a câmara “sempre lutou para o retomar das obras na escola e para que as mesmas fossem concluídas”.
Uma obra difícil, que durou seis anos, como referiu a diretora da Escola Secundária Jorge Peixinho, mas que culminou “num dia de enorme felicidade que não será esquecido pela comunidade educativa”.






quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

À  PORTA  DE UM CENTRO DE SAÚDE
Continuam a ser os mais pobres os mais doentes e os mais doentes os mais pobres.

Portugal é um dos países mais desiguais da Europa em termos de rendimento, encontrando-se entre os países com maior desigualdade, próximo de outros países do Sul da Europa, como Espanha, Grécia, Itália, ou Chipre, e países de Leste.

O acentuado corte nas despesas com saúde, que fizeram baixar alguns pontos no ranking da OCDE, tiveram efeito mais acentuado nas despesas com medicamentos e recursos humanos.

Seja qual for a doença, a desigualdade aumentou claramente entre 2005 e 2014, independentemente do sexo e da idade.

Nos idosos, as desigualdades em saúde são ainda mais marcadas: o risco de má saúde é cinco vezes superior nas pessoas sem educação e mais de duas vezes superior nas pessoas com ensino básico. O risco de doença crónica é quatro vezes superior nas pessoas sem educação e o risco de limitações mais de três vezes superior.

Apesar do carácter universal e tendencialmente gratuito do Serviço Nacional de Saúde (SNS), os cuidados de especialidade estão desigualmente distribuídos na população, a favor dos mais educados. Este facto também poderá contribuir para as desigualdades em saúde.

Os programas de rastreio devem ser acessíveis a todos, assim como os cuidados de saúde .


DEVOLUÇÃO DE VERBAS AOS MUNICÍPIOS

Em recente decisão , anunciada pelo Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita , o Governo da República, determinou a devolução aos 308 municípios portugueses de um total de cerca de 78,5 milhões de euros relativos a juros de mora do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT).

Está em causa uma receita municipal que não estava a ser transferida para os municípios nos últimos 12 anos e, segundo informações que já foram tornadas públicas, o processo de transferência dos valores está em fase de conclusão.

Os Municípios do Distrito de Setúbal contarão, desta forma, com uma receita adicional num total de 9.431.146,04 €, estando os valores distribuídos da seguinte forma: Alcácer do Sal: 93.674,13 €; Alcochete: 287.806,18 €; Almada: 1.632.435,78 €; Barreiro: 502 945,80 €; Grândola: 138.785,25 €;
Moita: 533.618,78 €; Montijo: 549 540,52 €;  Palmela: 1.155.231,34 €; Santiago do Cacém: 170.614,73 €;  Seixal: 1.603.458,06 €;  Sesimbra: 985.648,81 €;  Setúbal: 1.648.675,01 €;  Sines: 128.711,65 €.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

UTENTES DA TRANSTEJO


UTENTES 
DA 
TRANSTEJO

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, reuniu com a nova administração da Transtejo, no dia 12 de janeiro, no edifício dos Paços do Concelho do Montijo. O autarca voltou a abordar os problemas que têm afetado a ligação fluvial entre Montijo e Lisboa, transmitindo à nova administração as preocupações dos utentes e da câmara.

A presidente do Conselho de Administração da Transtejo, Marina Ferreira, informou que a empresa
está a desenvolver procedimentos para uma manutenção atempada dos navios para evitar o problema da supressão inesperada de carreiras.
Na reunião foi, também, abordada a importância da travessia fluvial, tendo em conta a eventualidade da instalação de um novo aeroporto na Base Aérea n.º 6 do Montijo, tendo o presidente da câmara alertado para a necessidade de desenvolver uma estratégia articulada ao nível dos transportes para que seja possível ter em funcionamento uma estrutura de transportes adequada ao novo aeroporto.
Um último destaque para outro assunto: a gratuitidade do parque de estacionamento do Cais do Seixalinho. O presidente da câmara voltou a mostrar o interesse na gratuitidade do parque, ficando a autarquia responsável pela manutenção do espaço. A presidente do Conselho de Administração da Transtejo acolheu bem esta proposta e a câmara aguarda, com expetativa, uma resposta favorável a breve trecho.
fonte: CMM

LITERACIA DOS OCEANOS em MONTIJO


"O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano. Mas o que seria o oceano se não infinitas gotas?"
Isaac NewtonLITERACIA  DOS  OCEANOSem MONTIJO

EM MONTIJO -  DE 23 a 29 JAN.2017 -  PRAÇA DA REPÚBLICA







De 23 a 27 de janeiro, o Vaivém Oceanário estará disponível apenas para visitas das escolas, que podem inscrever-se através do email cambiente@mun-montijo.ptO público em geral poderá visitar o Vaivém nos dias 28 e 29 de janeiro (sábado e domingo) das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
VAIVEM OCEANÁRIO EM MONTIJO-PRAÇA DA REPÚBLICA

Tal como as ondas e as marés vão e vêm, também o Oceanário parte de Lisboa à conquista de todo o país. O Vaivém Oceanário navega por Portugal fora a toda a brida, divulgando a sua missão, oferecendo experiências educativas e levando a boa nova a bom porto: com a ajuda de todos é possível ajudar e conservar a natureza.


O Oceanário de Lisboa explora toda a matéria da literacia dos oceanos através de um vasto programa de atividades educativas no âmbito das ciências naturais, da terra e da vida, da literatura, da matemática e da conservação da natureza.
Para o Pré-Escolar e 1º Ciclo, o novo programa apresenta “Escanifoquê? À Procura dos Escanifobéticos do Oceanário”, uma visita temática a partir do livro de André Letria e Ricardo Henriques.
NA PRAÇA DA REPÚBLICA EM MONTIJO
VAIVEM OCEANÁRIO
"Vamos Mudar o Mundo?" é a proposta para o 2º Ciclo. Uma visita temática, onde a missão é mudar o futuro dos oceanos e, para isso, é necessário tomar decisões importantes.
Para o 3º Ciclo, o programa de educação para o ano letivo 2016 | 2017 apresenta a visita temática "Oceano XXI", onde o ponto de partida é uma enigmática mensagem sobre a vida e o futuro.





quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

ENSINO BÁSICO EM MONTIJO - RENOVAÇÃO DO PARQUE INFORMÁTICO


1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO NO MONTIJO

RENOVAÇÃO DO PARQUE INFORMÁTICO

A Câmara Municipal do Montijo está a proceder à renovação do parque informático dos diversos estabelecimentos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho. Ao longo desta semana (10 a 13 de janeiro 2017), o presidente da câmara, Nuno Canta, e a vereadora do pelouro da Educação, Maria Clara Silva, estão a proceder à entrega de computadores em algumas escolas do concelho, num ato simbólico que evidencia o compromisso e o empenho da câmara com uma escola pública de qualidade.


Nos dias 10 e 11 de janeiro, Nuno Canta e Maria Clara Silva estiveram na EB Caneira e na EB Pegões Cruzamento, respetivamente, e deixaram expresso que a educação é o principal fator de desenvolvimento do concelho, uma área
fundamental de atuação para a câmara que, com esta medida de renovação do parque informático, oferece às escolas mais condições tecnológicas para o desenvolvimento da aprendizagem diária dos alunos.Após um levantamento das necessidades das escolas, nesta primeira fase estão a ser entregues 60 equipamentos informáticos (computadores mais monitores), num investimento na ordem dos 40 mil euros.

Previsivelmente, até junho serão adquiridos e entregues os restantes 54 equipamentos que permitem finalizar a renovação do parque informático escolar, possibilitando a existência de computadores novos nas salas de aula e nas bibliotecas das escolas do 1.º ciclo do ensino básico.